quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. - (Mc 8,22-26)



"O cego olhou firme e ficou curado;
aí começou a ver tudo muito bem"
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 19 DE FEVEREIRO de 2020 (quarta-feira) 050º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele.
(Henry David Thoreau)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO ESPORTISTA
DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL
DIA DO INÍCIO DA SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Osasco – Severínia - Taboão da Serra- Tapiraí - Turiúba (São Paulo) Rio Grande (Rio Grande do Sul) Tangará (Santa Catarina) Nossa Senhora do Socorro (Sergipe)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO DOMONT (LEO Clube Paranaíba /MS)TADEU SOUZA (LD-3 DMLD- Lions Clube Passo D'AREIA-Osório /RS) LAURA SANTIAGO DOS SANTOS (Marilia /SP)JOYCE ROSÁRIO FACINA (Garça /SP)CHRIS PITARELO CAVALCANTE (Clinica Gerar Sorriso - Adamantina /SP)MÁRCIA APARECIDA ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP)MAnoel FREDERICO B. TEIXEIRA PINTO (Garça /SP) RICARDO FRANÇA (Marilia /SP) SILVANA VITORINO (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO GABINo  
SÃO CONRADO  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Sede o rochedo que me abriga a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais
(Sl 30,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deixemo-nos tocar por Jesus nesta liturgia, a fim de que enxerguemos as realidades da vida com nitidez e realismo. Celebremos o Deus que nos ensina a vivência da verdadeira religião.
– Oração 
PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE, PELA FÉ, EU RECONHEÇA TEU FILHO JESUS, E POSSA BENEFICIAR-ME DA FORÇA LIBERTADORA QUE DELE PROVÉM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
19 de Fevereiro de 2020 4ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
■ Acolhamos a Palavra não como meros ouvintes, mas com a disposição de sempre praticá-la. Assim progredimos em nossa adesão a Jesus e no discernimento da realidade que nos cerca.

1ª Leitura (Tg 1,19-27) Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes.  Leitura da Carta de São Tiago:

19Meus queridos irmãos, sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir, mas moroso para falar e moroso para se irritar. 20Pois a cólera do homem não é capaz de realizar a justiça de Deus. 21Por esta razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. 22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho: 24apenas se observou, vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência.
25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz. 26Se alguém julga ser religioso e não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religião é vã. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 15(14)
Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

Evangelho do dia
19 de Fevereiro de 2020 4ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.  - (Mc 8,22-26)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”.25Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Nós precisamos do olhar da graça”
 Então, Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.
(Marcos 8,25).
Foram algumas pessoas que trouxeram aquele cego para Jesus, como em algum Evangelho atrás em que trouxeram aquele mudo para Ele.  Suplicaram a Jesus: “Toca nele”; porque o toque de Jesus cura, liberta e abre os nossos olhos. Então, como Jesus fez a “cirurgia” naquele mudo, Ele também vai fazer a cirurgia nesse cego.

Jesus quer curar a nossa cegueira, meus irmãos, porque, muitas vezes, nós não enxergamos nada ou enxergamos mal, ou seja, não enxergamos com nitidez, não enxergamos a verdade, nós não enxergamos o nosso próprio coração, o nosso interior nem a realidade que está ao nosso lado, ou, quando enxergamos, enxergamos de forma errada e deturpada, então, por favor, deixe-se ser curado por Jesus.

Primeiro, deixe Jesus te pegar pela mão e te levar para fora. Toda a cura de Jesus, na nossa vida, acontece quando Ele nos tira do meio em que estamos vivendo, ouvindo, nos tira do meio daquilo que estamos olhando para, então, podermos olhar somente para Ele e ouvirmos somente a Ele. Sabemos que pessoas barulhentas, assim como nós, têm dificuldades, pois, não conseguem (nem dentro da Igreja) ouvir a Jesus, porque são cheias de preocupações.

Nós estamos cheios de coisas na cabeça, na mente; estamos tomados pelas nossas fantasias e não saímos do mundo. Entramos na Igreja, mas o mundo continua dentro de nós. Então, é preciso deixar que Jesus nos pegue pelas mãos e nos arranque para fora do povoado, “para fora” das pessoas, das circunstâncias e situações para que, Ele, toque em nós. Então, primeiro, saíamos do mundo para estarmos a sós com Jesus.

Precisamos ser submetidos à cirurgia de Jesus para termos o olhar da graça, o olhar da bênção de Deus sobre nós.”

“Depois, Jesus cuspiu nos olhos dele”. Deixa Jesus cuspir e tocar na nossa visão interior mais profunda, pois, somos pessoas obcecadas por nós mesmos, tomadas pela nossa visão egoísta e soberba da vida e do mundo. Olhamos o mundo só sobre a nossa ótica: tudo o que não está de acordo com o que pensamos está errado; nós julgamos, condenamos e colocamos o nosso olhar condenatório sobre tudo. O problema não é o mundo, o problema é o nosso olhar sobre o mundo. E como nós precisamos do olhar da graça!

O homem com o olhar curado, ele transforma tudo o que olha, toca; já o homem que tem o olhar manchado, machucado pelo mundo, destrói tudo o que olha, toca, ou seja, não vai para frente. Por isso, é preciso realmente deixar-se ser tocado pelo olhar de Jesus para que, assim, o nosso olhar seja transformado.

Aquele homem foi tocado por Jesus e, para quem não enxergava nada, ele passou a enxergar alguma coisa. Porém,  olhou para as pessoas e começou a ver árvores, ou seja, uma visão coisificada. Assim também somos nós, pois, muitas vezes, olhamos uns aos outros como “coisas”, como se fossem “coisas materiais”. Olhamos para a pessoa e ela é um “símbolo” material para nós, então, a “cirurgia” não foi completa, porém, Jesus pegou novamente aquele homem pela mão, tocou-o novamente, foi mais a fundo na sua alma e ele passou a enxergar com clareza e nitidez.

Enquanto nós não enxergarmos as pessoas como pessoas; enquanto nós não enxergarmos a Deus como Deus, precisaremos ser submetidos à cirurgia de Jesus, para termos o olhar da graça, o olhar da bênção de Deus sobre nós.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Cura do cego de Betsaida: símbolo do caminho de nossa fé
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— já a caminho de Jerusalém, Jesus Cristo realiza um ato de grande significado simbólico: essa recuperação progressiva da vista representaria o caminho percorrido por Pedro e pelos outros —também por nós!— desde a cura da nossa cegueira até chegar à confissão completa de Jesus como “Filho de Deus”.

Após a grande época da pregação na Galileia, este é o momento decisivo para Jesus: tanto ao dirigir-se para a cruz como no convite a segui-lo levando a “sua cruz”, diferenciam puramente os discípulos daqueles que apenas os escutavam mas que não o seguiam. Isto torna claramente os discípulos como o núcleo inicial da nova família de Jesus: a futura Igreja.

—Uma característica desta comunidade é o fato de estarmos “a caminho” com Jesus. E outra característica é que a nossa decisão de acompanhar o Senhor se baseia num ver “claramente todas as coisas”, num “conhecer” Jesus, Filho de Deus, que ao mesmo tempo nos obsequia com um novo e mais profundo conhecimento do Deus único.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O cego representa os discípulos de Jesus. Eles ainda não entenderam o messianismo de Jesus, que prega a igualdade de todos os povos. A cura se dá em dois momentos. Primeiramente, Jesus usa a saliva e a imposição das mãos. O homem vê de modo confuso. É a própria situação dos discípulos, que não compreendem quem é Jesus e qual é o seu projeto. Depois, Jesus impõe outra vez as mãos sobre os olhos do cego; então ele passa a ver claramente. Os discípulos precisam de mais um toque do Mestre para completar sua formação. A abundância de gestos mostra a dificuldade para curar. Algum tipo de cegueira não física requer empenho para curar. Voltar ao vilarejo significa voltar à cegueira de antes, isto é, ao ambiente judaico nacionalista, que prega a superioridade dos judeus sobre os outros povos.

Oração
Ó Jesus Messias, mediante um processo lento, realizas a cura deste cego, que representa teus discípulos, e todo o povo. Eles pensam num Messias nacionalista e no triunfo de Israel, enquanto o verdadeiro significado do teu messianismo consiste na total entrega de tua vida em favor da humanidade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão!

Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante de hoje,
fechando os olhos por uns instantes e,
colocando-nos na presença de Deus,
pedimos a Ele  que toque em nós,
que toque no coração de todos
que circulam pela rede virtual.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Espírito Santo 
que procede do Pai e do Filho, 
tu estás em mim, falas em mim, 
rezas em mim, ages em mim. 
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, 
à tua oração, 
à tua ação em mim 
para que eu possa conhecer 
o mistério da vontade do Pai. 
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz? Lemos o texto do dia: Mc 8,22-26.
Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!
Refletindo
Agora procuramos compreender melhor o texto do Evangelho. Algumas pessoas com visão levaram o cego a Jesus. O cego assumiu sua cegueira. Deixou-se conduzir pela mão por Jesus;  deixou que o levasse para fora do povoado, e cuspisse nos seus olhos, impondo-lhe as mãos. "Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando", disse o homem. Ele via de forma confusa. Parece que lhe faltava mais luz, nitidez. Então, Jesus impôs de novo as mãos sobre os olhos dele e ele começou a enxergar perfeitamente. A conversão de qualquer pessoa passa também por um processo - vai enxergando aos poucos. Só se converte quem se deixa conduzir por Jesus Cristo, que se deixa tomar pelas mãos por Ele.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que a Palavra diz para nós? Também eu, você, confundimos pessoas com árvores, ou seja: ideal com realidade, pessoas com coisas.O homem via sem nitidez. Às vezes, no olhar da vida, perdemos a nitidez, quando somos permissivos, damos um "jeitinho" e a nossa fé vai ficando descolorida, sem brilho, sem expressão,  sem luz, sem clareza. O apóstolo Paulo, quando perseguia os cristãos, caiu por terra e nada enxergava. Precisou da ajuda de Ananias, esteve três dias sem comer ou beber e sem enxergar. Às vezes, não enxergamos bem dentro de nós. Temos uma espécie espécie de embaçamento que pode ser causado pelo nosso egoísmo, superstições, nossas fraquezas, falta de perdão, inseguranças, mistura de crenças,  inconstância, falta de solidariedade. São como "escamas", como aconteceu com Paulo. 
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: 
"Nossa maior ameaça  é “a fé que vai se desgastando e degenerando em mesquinhez” A todos nós toca “recomeçar a partir de Cristo”. (DAp 12).
É preciso romper tudo isto que nos impede de ver  e caminhar. Deixemos que Jesus nos tome  pela mão.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com São Paulo VI:
Oração para pedir a fé
Senhor, eu creio, 
eu quero crer em Ti.
Senhor, faze que a minha fé seja total, 
sem reserva;
que ela penetre no meu pensamento e 
na minha maneira de julgar 
as coisas divinas e 
as coisas humanas.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra? Um novo olhar e nova disposição:
Queremos olhar o mundo e as pessoas como são, com o olhar transparente, limpo,
livre de distorções.
BÊNÇÃO

O Senhor nos abençoe e nos guarde!
O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós!
O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz!' (Nm 6,24-27
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário