quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito. - (Mc 8,27-33)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 20 DE FEVEREIRO de 2020 (quinta-feira) 051º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA.
(Leon Tolstoi)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL
DIA DA RESISTÊNCIA NÃO VIOLENTA
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Angico - Cariri do Tocantins - Carmolândia - Carrasco Bonito - Lagoa da Confusão – Mateiros – Palmeirante – Riachinho - Rio da Conceição - Sucupira (Tocantins) Curuçá (Paraná) Xaxim (Santa Catarina) Quixeramobim (Ceará) Ibitiara - Lafaiete Coutinho (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: RONISE APARECIDA GALHARDO DE VITO (Reipel-Equipe 09 “ENS Auxiliadora” Setor de Garça - Lions Clube de Garça/SP)JOÃO BATISTA RIBEIRO DE SOUZA (Garça /SP)MARCOS ANTONIO PEREIRA (Contador em Mairinque /SP)ANTONIA GRAVATIN (Garça /SP)ZENAIDE NOGUEIRA TEIXEIRA (Lions Clube de Bauru Norte /SP)IZILDINHA FABIANO CANONICE (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)Ana Carolina de Oliveira Lima (Gerente da Sicred-Garça /SP) JULIANA DE ALMEIDA SASSO RAMPAZZO (Garça /SP) BRUNO FERNANDES (Garça /SP)RONALD ALVARENGA (Jaú /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: GILVANA MARIA KERBAUY e APARECIDO DONIZETE LOPESó 1982 ó38 ANOSó (Administradores da Pratico de garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. WILLIANS ROQUE DE BRITOó 2016 ó04 ANOSó (Administrador Paroquial da Paróquia Santa Antonieta de Marília/SP)

 Santo do Dia 
Santo Euquério
Santo Eleutério
BEATOS FRANCISCO e Jacinta de Jesus Marto
Santo Ulrico

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A fé em Jesus leva a Igreja a anunciá-lo como o Cristo salvador e a impulsiona a fazer opção pelos pobres. Esta liturgia nos motive a sempre exaltar o nome do Senhor.
– Oração 
PAI, REVELA-ME A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JESUS, SERVO FIEL, CUJA VIDA ESTEVE TOTALMENTE ENTREGUE EM TUAS MÃOS. E DÁ-ME A GRAÇA DE, COMO ELE, SER FIEL A TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
20 de Fevereiro de 2020 5ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
■ Deus escolheu os pobres para torna-los ricos na fé. É graças à fé que reconhecemos em Jesus o Messias e nos pomos em sintonia com os pensamentos de Deus.

1ª Leitura (Tg 2,1-9) Não escolheu Deus os pobres? Mas vós desprezais o pobre!  Leitura da Carta de São Tiago:

1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? 6Mas vós desprezais o pobre!
7Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós? 8Entretanto, se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, estais agindo bem. 9Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33(34)
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Evangelho do dia
20 de Fevereiro de 2020 5-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
Tu és o Messias...
E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.  - (Mc 8,27-33)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Não há cristianismo sem cruz”
 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens
(Marcos 8,33).
É Jesus quem pergunta para os Seus discípulos: “quem sou Eu?”. Diante de tantas repostas, Pedro é quem vai na chave, com o olhar correto e concreto dizer: “Tu és o Messias, Tu és o Cristo”. Bendito seja Pedro porque enxergou primeiro a graça; enxergou aquilo que os outros ainda não enxergavam, enxergou em Jesus o Messias.

Nós temos o olhar de Pedro: olhamos para Jesus como o Senhor, Salvador e Messias. Porém, o mesmo Pedro que tinha o Espírito divino e o olhar da graça nele, também tinha o pensamento demoníaco. Pois, quando Jesus anunciou que Ele era o Messias, mas era o Messias que iria sofrer, ser condenado, julgado, ser morto e depois Ele iria ressuscitar, Pedro repreendeu: “Não, Senhor. O Senhor não vai passar por isso”. Então, Jesus disse: “Afasta de mim, Satanás, vai para longe; você não pensa como Deus, você pensa como os homens”.

Jesus está repreendendo a mim e a você por todas as vezes que rejeitamos a cruz na nossa vida e achamos que ela não é digna, que não é nossa e que nós não a devemos carregar. Não há cristianismo sem cruz; não há seguidor de Jesus que não abrace a sua cruz; não há seguidor de Jesus que rejeite o sofrimento e a dor. Se você quer seguir a Jesus apenas para o messianismo da glória, desculpe, mas seu pensamento é humano, é mundano.

Nós não podemos aderir à religião da vida fácil, à religião da prosperidade, à religião que prega a cruz sem Jesus e Jesus sem a cruz.

Afaste para longe de você os pensamentos diabólicos que te afastam da cruz de Jesus.”

Nós anunciamos o Cristo crucificado, o Cristo das dores, dos sofrimentos, o Cristo que está com cada sofredor, o Cristo que está conosco em nossas tribulações. E nós não podemos negar a esse Cristo; não podemos querer o Cristo das facilidades, o Cristo só do sorriso fácil, o Cristo que só faz milagres… Meus irmãos, nós não podemos querer o Cristo que só trás beneficies para a nossa vida.

O Jesus que nós seguimos é o Jesus da cruz; é o Jesus crucificado. O Jesus que nós seguimos é o Jesus do sofrimento, o rejeitado; o Jesus não amado. O Jesus que nós seguimos é o Jesus que foi morto e abraçou a morte (…). Mas tem gente que nem a morte olha mais com o olhar da fé.

“Ah, Senhor, por que eu estou sofrendo?” Porque você é pessoa humana; e pessoa humana, sofre. “Ah, Senhor, por que eu fiquei doente?”. Porque você tem um físico, e todo corpo físico entra em decomposição, mais cedo ou mais tarde. Nós não podemos negar as realidades humanas, Jesus veio para abraçar todas elas e também nos ensinar a abraçá-las.

Não criemos nem abracemos a religião do fanatismo; não criemos nem abracemos a religião do engano. Abracemos a religião de Jesus, o Servo sofredor que nos ama e há de dar a glória para aquele que abraça a sua cruz e não a rejeita. Por isso, afaste para longe de você os pensamentos diabólicos que te afastam da cruz de Jesus. Nós seguimos  a Jesus Cristo, o crucificado.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A confissão de Pedro no caminho para Jerusalém
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— contemplamos um marco no caminho de Jesus Cristo: a confissão de Pedro. Jesus pergunta aos discípulos o que dizem as pessoas Dele e o que eles pensam. As opiniões das pessoas constituem aproximações —desde o passado— ao mistério de Jesus Cristo e têm algo em comum: situam Jesus na categoria dos profetas (Elias, Jeremias, Baptista...). Mas não atingem a sua natureza divina.

Pedro responde em nome dos Doze com uma declaração que se afasta claramente da opinião das “pessoas”: “Tu és o Cristo” (ou, também segundo passagens paralelas, o “Ungido”, “o Filho de Deus”). Imediatamente após, Jesus anuncia a sua paixão e ressurreição, e acrescenta um ensino sobre o caminho dos discípulos: vai consistir em seguir ao Crucificado em um “se perder a si mesmo”.

— Na sua confissão, Pedro utilizou “palavras de promessa” da Antiga Aliança: foi uma confissão “como às palpadelas”. Aquela confissão adquiriu sua forma completa quando Tomás tocou as feridas do Ressuscitado e exclamou comovido: “Meu Senhor e meu Deus!”.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A partir deste ponto do Evangelho de Marcos, Jesus dedica maior empenho à formação dos seus discípulos. Começa com uma pesquisa sobre sua própria pessoa e fica satisfeito com a resposta dos discípulos, pela boca de Pedro: “Tu és o Messias”. Correto. Jesus é o Messias, não um simples profeta. Por que, então, ele recomenda vivamente que “não falassem com ninguém a respeito dele”? Porque Jesus deverá esclarecer em que sentido ele é o Messias: sentido bem distante das expectativas do povo e dos próprios discípulos. De fato, em muitas ocasiões, os discípulos se mostram inseguros no seguimento ao Mestre. A começar por Pedro, que se revolta com o primeiro anúncio da Paixão e da Morte. A fé só começa de fato quando reconhecem não só o Cristo dos milagres, mas também o Cristo da cruz.

Oração
Ó Jesus, “Filho do Homem”, falas abertamente a teus discípulos sobre o fim que te aguarda em Jerusalém, onde serás condenado e morto. Pedro tenta desviar-te desse desfecho, mas tu o confirmas. Para ele e para nós é dificultoso admitir que tu, nosso Líder, caminhas para a cruz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,27-33 - Quem é Jesus para nós?

Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante,
com todos os internautas, rezando,
com Santa Catarina de Sena:
Senhor,
Tu me olhas e me  conheces!
Entendi isso na tua luz.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz?
Lemos o texto do dia em Mc 8,27-33.
Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesareia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
Refletindo
No Evangelho de ontem (Mc 8,22-26) o cego não enxergou totalmente, de início. Só numa segunda tentativa, o homem  enxergou perfeitamente. O mesmo acontece com Pedro e os outros discípulos. Dizendo que Jesus era o Messias, Pedro era como o cego curado pela metade. Reconhecia o Messias, mas sem a cruz!  Jesus completa a cura da  visão dele  falando  que era preciso que o Filho do Homem sofresse, carregasse a cruz, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia. É sincero! Esta palavra, na sua etimologia - "sin cero" - significa "sem cera" ou "sem máscara", transparente.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? -  O que a Palavra diz para nós?
Podemos nos perguntar:
Quem é Jesus Cristo para nós? Aceitamos as verdades da fé na sua totalidade? Ou usamos meias medidas, máscaras? Aceitamos Jesus Cristo como realmente é, ou o fazemos conforme nos convém?  Acolhemos a Palavra como é, ou  a interpretamos segundo nosso modo de ver, para justificar nossas atitudes?
Meditando
Em Aparecida, os bispos afirmaram:"
"Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho,
tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida,
fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante das pessoas.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa alegria.
( bem-aventurado Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Viveremos hoje com um novo olhar:  a certeza de que Jesus Cristo em quem acreditamos é o Filho de Deus vivo.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Em nome do Pai...




Nenhum comentário:

Postar um comentário