domingo, 7 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Deus enviou seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por ele. - (Jo 3,16-18)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 07 DE JUNHO de 2020 (domingo) 158º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
SÓ SEI QUE NADA SEI.
(Sócrates)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DA 1ª REUNIÃO DE LIONS CLUBS INTERNACIONAL (=>1917<=)
 DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
 DIA CONTINENTAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
 DIA Internacional de Conscientização para a Segurança em Passagens de Nível
SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  
 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anicuns (Goiás) Dois Riachos (Alagoas) Gameleira - Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco) Jacaraci (Bahia) São Miguel do Guaporé (Rondônia) Dom Inocêncio (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO DA LUZ MARTINS (filhote da Cibele/Lê do Lions Clube de Garça /SP)KLEBER TEIXEIRA NETTO (São Paulo /SP)DILMA BRIQUEZI DA SILVA (Garça/SP)CECILIA YANASE NOZAKI (Bastos /SP)REGIANI AP DE O FERRARESI DE CASTRO (Araçatuba /SP)CARLOS ALBERTO NEVES (Lions Clube de Bauru Norte /SP) CECILIA YANASE NOZAKI (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) IRIS CONCEIÇÃO NORATO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) VALDIR VICENTE DA SILVA (Lions Clube de Valparaíso /SP) DOMINGOS FERREIRA (Lions Clube de Monte Alegre do Sul /SP) CRISTIANE MARTINS ANGELO (Garça /SP)WALÉRIA MOREIRA (São Paulo/ Garça /SP)DIVANEI MARTINEZ (São Paulo /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA MACHADO RODRIGUES e AILTON FERNANDES RODRIGUESó1986ó34 ANOS (Marilia /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SANTO ANTÔNIO MARIA GIANELLI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Celebrando a solenidade da Santíssima Trindade, bendizemos a Deus, que é Pai, Filho e Espírito. Sintamo-nos todos amados e acolhidos pela Trindade santa, comunhão perfeita e ideal de toda comunidade cristã. Ela nos revela sua misericórdia, bondade e fidelidade e nos anima a viver na concórdia e na paz. 
– Oração 
SENHOR JESUS, AJUDA-ME A RECONHECER A AÇÃO DO ESPÍRITO EM TI E A PERCEBER A MISERICÓRDIA DO PAI ATUANDO POR TEU INTERMÉDIO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 07 de junho de 2020  DOMINGO Solenidade da Santíssima Trindade Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
A Palavra nos revela um deus misericordioso e clemente que, por amor, nos envia seu Filho, o qual se doou pela humanidade. À Trindade santa, louvor, honra e glória. 

1ª Leitura (Ex 34,4b-6.8-9) – Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente.  Leitura do livro do Êxodo:

Naqueles dias, 4Moisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial (Dn 3)
A vós louvor, honra e glória eternamente!


2ª Leitura (2Cor 13,11-13) – A graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo.  Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios:

11Irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 07 de junho de 2020  DOMINGO Solenidade da Santíssima Trindade Do Tempo Comum
Deus enviou seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por ele. - (Jo 3,16-18)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“A comunhão é o fruto mais profundo do amor”
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna
(João 3,16)
Hoje, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, o Deus que amamos e nos ama acima de todas as coisas, é sublime amor. Esse amor de Deus se manifestou em nós, porque Deus é puramente amor.

A comunidade divina – Pai, Filho e Espírito Santo – vive a dimensão do amor sem se contrapor um ao outro. São três pessoas distintas: o Pai é Pai, o Filho é Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo, e não se confunde a identidade de uma pessoa com outra, mas eles formam uma única realidade divina: um Deus que é uno e que não se divide.

O amor não se divide, não se contrapõe, não se sobrepõe, mas gera a comunhão e a comunhão, é o fruto mais profundo do amor.  

Só teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós a dimensão mais profunda do amor, por isso, para mergulharmos na Trindade precisamos deixar que o amor d’Ele esteja em nós, brotando, vivendo e morando em nós, amando a Deus sobre todas as coisas, amando a Deus com o amor sublime e deixando que o amor d’Ele esteja em nós. Amor que cura, liberta, restaura e nos coloca à Sua imagem e semelhança. 

“Teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós a dimensão mais profunda do amor”

À medida em que vamos morrendo, vamos nos parecendo cada vez mais com Deus, porque morrer é deixar cair aquilo que é mundano em nós e ressuscitar o que é divino. À medida que vamos morrendo para este mundo, vai nascendo o homem e a mulher à imagem e semelhança desse Deus Trino, e vamos nos tornando menos egoístas, vaidosos, orgulhosos; vai brotando em nós o amor sublime a Deus, o amor de uns aos outros, porque aquele que se parece com Deus, que vive a semelhança d’Ele, não sabe viver outra coisa a não ser amar, porque Deus é amor.

Amor trino, sublime e único, amor divino, amor das Três Pessoas que servimos, amamos, adoramos, glorificamos, exaltamos e celebramos a cada dia, de onde viemos e para onde queremos voltar para vivermos nessa presença amorosa e única.

Ao Deus Uno e Trino a glória e o louvor por toda eternidade. Ao Deus Trino que esteja em nós, restaurando em nós a imagem na qual fomos criados. Ao nosso Deus louvamos, exaltamos e bendizemos dizendo: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!”. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O capítulo 3 do Evangelho de João se inicia com um diálogo entre Jesus e Nicodemos e depois se transforma num monólogo, quando Jesus se revela não apenas a Nicodemos, mas a todos. Nos três versículos do texto de hoje, Jesus revela o motivo de sua vinda ao mundo: o amor de Deus pela humanidade. O Filho de Deus veio para que as pessoas tenham vida plena; a condição exigida é a fé nele, que implica dar-lhe adesão. A acolhida do amor de Deus é um desafio à liberdade humana, que pode escolher acolhê-lo ou rejeitá-lo. Só com pessoas capazes de amar é que se podem construir verdadeiras comunidades seguidoras de Jesus. Deus, no seu Filho, oferece vida plena a toda a humanidade. Esta é convidada a acolher esse dom precioso. Ao celebrarmos a solenidade da Santíssima Trindade, revela-se a nós o amor do Pai por meio de seu Filho e comunicado pelo Espírito Santo. Essa solenidade celebra a “condescendência divina”: Deus Pai, Filho e Espírito descem juntos ao encontro da humanidade.

ORAÇÃO
Ó Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo, acolhei nossa filial adoração; volvei para nós o vosso olhar protetor e compassivo; fortalecei entre nós os vínculos da comunhão fraterna. A nossa vida se transforme em autêntico e permanente louvor a vós. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 3,16-18 - Solenidade da Santíssima Trindade

Hoje, Solenidade da Santíssima Trindade, preparamo-nos para a Leitura, colocando-nos na presença  de Deus e, com todos os internautas, fazemos o sinal da cruz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos  atentamente o texto: Jo 3,16-18, e observamos as palavras de Jesus.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.- Aquele que crê no Filho não é  julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.

Refletindo
Este texto faz parte da conversa de Jesus com Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. O nome Nicodemos vem do grego e significa "vitória do povo". O Mestre lhe fala das coisas de Deus. Quando lhe fala que "Deus amou tanto o mundo"  não se refere à criação, mas ao "mundo" das pessoas.
Revela que Deus  mandou ao mundo seu Filho não para condená-lo, mas para nos salvar.
Jesus fala também daqueles que preferem a escuridão à luz. Mas, os que vivem de acordo com verdade, aproximam-se da luz. Apresentam claramente, sem subterfúgios o que fazem segundo a vontade de Deus. O grande teólogo e doutor da Igreja, Santo Agostinho, tentou  compreender o mistério da Trindade.  Certa vez, passeava ele pela praia,  completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse compreender.  Encontrou uma criança brincando na areia. Ela corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar. Voltava,  enchia o copo e o despejava novamente. Agostinho perguntou à criança o que ela pretendia fazer.  A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho.  Então, o Santo lhe explicou ser isso impossível. A criança, então,  lhe disse: “É muito mais fácil o oceano  todo ser transferido para este buraco, do que se compreender o mistério da Santíssima Trindade”. A criança, que era um anjo, desapareceu. Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a infinita dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só podemos aderir pela fé este mistério descrito por Jesus no seu Evangelho.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Podemos fazer sempre minhas ações à luz. Somos transparentes no que falamos e fazemos?

Meditando

Os bispos, em Aparecida, falaram da Trindade como fonte da Igreja:
"Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade." (DAp 155).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar será transparente, orientado pela comunhão com a Trindade.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário