segunda-feira, 8 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados os pobres em espírito. - (Mt 5,1-12a)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 08 DE JUNHO de 2020 (segunda-feira) 159º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NUNCA É TARDE DEMAIS PARA SER O QUE VOCÊ PODERIA TER SIDO.
(George Eliot)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 Dia da festa Anual do Sagrado Coração de Jesus
 DIA dO CITRICULTOR
 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA TUMORES DE CÉREBROS
 DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
 DIA NACIONAL DOS OCEANÓGRAFOS ou Oceanólogos
 DIA Mundial de Oração pela Santificação do Clero
SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  
 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arujá - Taquaritinga (São Paulo) Campo Alegre (Alagoas) Eldorado do Sul - Porto Lucena (Rio Grande do Sul) Jaguarari - Santa Maria da Vitória (Bahia) Iguaba Grande - Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro) São Sebastião do Umbuzeiro (Paraíba) Treviso (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARGARIDA ALVES DA SILVA (prima querida São Paulo/SP) EDER BOFETTI (Funcionário Público Municipal-Lions Clube Universitário de Garça /SP) PID CARLOS A. VALENCIA (Distrito E4 - Lions Clube de Barcelona-Venezuela) PDG LUIZ CARLOS PAIVA (LC5-Lions Clube de Guarulhos Centro/SP) EDMILSON CHAVES DOS SANTOS “CABELO” (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ALEXANDRE MENDES (LC11-Lions Clube Niterói Fonseca /SP)  MARCOS GIOVANI LAGASSI (Lions Clube de Guaíra/SP)  DIRCEU COELHO (Bauru /SP) SANDRO CESAR NOGUEIRA (Castilho/SP) ANDRÉA CRISTINA PAZZINI BONFIM (Garça/SP) LARISSA DE CARVALHO GODINO (Garça/SP) WASHINGTON RODRIGUES SIMÕES (Garça/SP) ANDRÉ GODOY (Garça /SP) Pe. CLÉCIO RIBEIRO (Diocese de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Padre MARCOS ORTEGAó2002ó18 ANOS ó (Pároco Paroquia Sagrado Coração de Vera Cruz/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO da CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU BELA VISTAó1994ó26 ANOSóE do LIONS CLUBE DE MACATUBAó1982ó38 ANOS (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO MEDARDO
PACÍFICO DE CERANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Não obstante a infidelidade do povo, Deus não o abandona, mas o carca de carinho e proteção. E com ele estabelece uma nova Aliança, cuja Carta Magna são as bem aventuranças. Com gratidão, continuemos a usufruir da misericórdia do nosso Deus libertador. 
– Oração 
PAI, TENHO DIANTE DE MIM ATRAVÉS DAS BEM AVENTURANÇAS, O MUNDO TODO A SER EVANGELIZADO. TRANSFORMA CADA CIRCUNSTÂNCIA E CADA MOMENTO DA MINHA VIDA EM CHANCE PARA DAR TESTEMUNHO DO TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 08 de junho de 2020  2ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
O Senhor dá abrigo e alimento a seu profeta; ao salmista garante seu constante auxílio, e aos cristãos abre as portas do reino dos céus. 

1ª Leitura (1Rs 17,1-6) – Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!" 2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3"Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te dêem alimento". 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial (121/120)
Do Senhor vem meu socorro,
que fez o céu e fez a terra.


– 08 de junho de 2020  2ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum
Bem-aventurados os pobres em espírito. - (Mt 5,1-12a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:  3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Bem-aventurado e feliz é o coração puro”
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus
(Marcos 5,3)
Jesus, vendo as multidões, subiu a uma alta montanha para mostrar aos Seus discípulos quem são de verdade os felizes, os bem-aventurados ou a quem pertence, de fato, o Reino dos Céus.

A felicidade é estar no Reino dos Céus. Não é quem possui o ouro ou a prata, não é quem possui toda inteligência e capacidade, não é quem manda ou ganha discussões, não é quem se sobressai sobre os outros, não é quem exerce a tirania no mundo, não é quem vive dos títulos, valores e prazeres deste mundo.

Jesus está nos ensinando que os valores do Reino são outros, diferente de muitos valores que aprendemos. O primeiro deles é a pobreza: “Felizes os pobres”… a pobreza do desprendimento, de quem não se apega e não se caracteriza pelos bens que possui, mas pela espiritualidade e pelos valores eternos. 

“Bem-aventurado e feliz é o coração puro, que não é movido pelas maldades do mundo”

Outro valor sublime é de quem sabe viver a aflição, e são muitas as aflições da vida! Achamos que viver a aflição é condenação ou castigo de Deus, mas é o contrário. Quem vive a aflição em Deus é consolado por Ele; quem vive a aflição, mas coloca em Deus o seu coração, sabe que é o próprio Deus que cuida da aflição do coração humano. 

Bem-aventurado quem vive a mansidão, não vive a agressão, não vive para agredir os outros, nem a si nem a Deus, mas sabe ser manso. O coração manso é aquele que escuta, é aquele que busca a profundidade das coisas e não a superficialidade das agressões humanas. É muito bem-aventurado aquele que tem sede e fome de justiça, que reconhece que vive num mundo muito injusto, cruel e desumano, e não é um continuador nem promotor das injustiças, pelo contrário, tem sede e fome de ser justo, de promover a justiça e fazê-la acontecer.

Feliz é aquele que tem o coração tomado pela misericórdia, jamais pelo rancor, pela discórdia, pelo ressentimento e pela mágoa. O coração misericordioso é aquele que desce à profundidade da alma humana não para condenar e julgar, mas para acolher, amar e, acima de tudo, cuidar.

Bem-aventurado e feliz é o coração puro, que não é movido pelas maldades do mundo, é um coração que não se deixa levar pelo sentido hedonista nem pelas visões distorcidas da pessoa e da realidade humana, mas sabe ser puro como Deus é puro, e por isso O encontra nas pessoas e não na maldade do próprio coração.

Feliz é aquele que promove a paz, não aquele que promove a discórdia, as guerras, as brigas nem as competições e agressões, mas aquele que, em tudo, não procura ter razão, mas a única razão de ser é promover e fazer a paz acontecer, por isso serão também perseguidos por causa da justiça.

Sinta-se feliz quando todo tipo de coisa, até ruim, acontecer. Alegremo-nos e exultemos, porque o nosso nome está escrito no Céu, porque vivemos as bem-aventuranças ou o sentido da eternidade. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Montanhas são lugares santos em que Deus se manifesta. Vale aqui lembrar as várias vezes que Moisés sobe ao Sinai para receber as tábuas da Lei (cf. Ex 24,12ss). Estar sentado é posição de quem ensina, ou dos que exercem poder e governam. Com atitude solene, Jesus apresenta ao mundo (gerações presentes e futuras) as linhas mestras do seu Reino, que se apoia na Justiça. O exercício da Justiça é que deverá transformar as situações opressoras da sociedade. Esse processo transformador começou com Jesus, tem continuidade por meio dos cristãos e se concluirá no fim dos tempos, quando “Deus será tudo em todos” (cf. 1Cor 15,28). Os pobres “no Espírito” já estão nesse caminho. A primeira bem-aventurança é a locomotiva que puxa os outros vagões.

ORAÇÃO
Ó Jesus Mestre, de maneira solene ensinas a teus discípulos, e a nós, os valores do Reino de Deus. Vem em nosso socorro, Senhor, e corrige nossa tendência a buscar a felicidade nos bens terrenos. Torna-nos pessoas de coração puro, a fim de colocarmos em ti toda a nossa segurança. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,1-12 - O estilo de Jesus: as bem-aventuranças

Saudação

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 5,1-12a,
e observamos o estilo de Jesus Mestre.

Quando Jesus viu aquelas multidões,
subiu um monte e sentou-se.
Os seus discípulos chegaram perto dele, e
ele começou a ensiná-los. Jesus disse:
- Felizes as pessoas que sabem que são
espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes as pessoas que choram,
pois Deus as consolará.
- Felizes as pessoas humildes,
pois receberão o que Deus tem prometido.
- Felizes as pessoas que têm fome e sede
de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará
completamente satisfeitas.
- Felizes as pessoas que têm misericórdia
dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
- Felizes as pessoas que têm o coração puro,
pois elas verão a Deus.
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz,
pois Deus as tratará como seus filhos.
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições
por fazerem a vontade de Deus,
pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Refletindo
O "Sermão da Montanha" é como a Constituição do povo de Deus, o manifesto do Mestre Jesus Cristo. Os estudiosos da Bíblia o lêem com Moisés e o Sinai observando as correspondências. Jesus viu as multidões e sentado - atitude de que ensina - falou a elas. Este discurso é exigente, um convite a uma constante superação de si mesmo, uma denúncia às mesquinhezes e infidelidades e, ainda, oferece a misericórdia de Deus. Através daquela comunidade, Jesus Mestre se dirige a todas as comunidades de todos os tempos. Viver as bem-aventuranças é ser fermento de uma nova sociedade.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Relemos o texto. Reflito e nos examinamos para ver se nos enquadramos entre estes felizes de que fala Jesus. Podemos nos questionar: somos espiritualmente pobres? Humildes? Procuramos fazer a vontade de Deus? Temos o coração puro? Trabalhamos pela paz?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre isto: "No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos a
Oração do Amor:
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde há ódio que eu leve o amor.
Onde há ofensa que eu leve o perdão.
Onde há discórdia que eu leve a união.
Onde há erro que eu leve a verdade.
Onde há dúvida que eu leve a fé.
Onde há desespero que eu leve a esperança.
Onde há trevas que eu leve a luz.
Onde há tristeza que eu leve a alegria.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido, amar que ser amado,
pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre e a sua Constituição, as bem-aventuranças.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário