sexta-feira, 21 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,1-14)

  

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  OM Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 21 DE AGOSTO de 2020 (sexta-feira) 233º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NAS FAMÍLIAS EXISTEM CRUZES, MAS TUDO É SUPERADO COM AMOR.

(Papa Francisco)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DA HABITAÇÃO

DIA DO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porciúncula (Rio de Janeiro) Redenção (Ceará) Wagner (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Padre LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (Missionário RedentoristaAparecida /SP)Padre LUCIANO PONTES (Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã /SP)EDNA NAKAE (Lions Clube de Adamantina / SP)JOSÉ CARLOS CARNEIRO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)LEVI DOMINGUES MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP)PDG MARIA LUIZA DA CUNHA MARQUES (DLC2-Lions Clube de São Paulo Campos Elíseos /SP)PAULO CACERES (Lions Clube de Trujillo /Peru) VILSON RODRIGUES BRITO (Construgar Garça/SP) BIANCA HELENA CIRILO SARTORI (Garça/SP) LEANDRO BRANDÃO GONÇALVES DA SILVA (Advogado Garça/SP) ROBERTO SALVARANE (Garça /SP) VINICIUS CAPRIOLI (Ribeirão Preto /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre ELIZIO PEREIRA DA ANUNCIAÇÃO FILHOó2010ó10 ANOS (CSS / Comunidade Religiosa: Santa Cruz, Rio Claro/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO PIO X

José Sarto (Itália, 1835-1914), bispo de Mântua e patriarca de Veneza, subiu à cátedra de Pedro com o nome de Pio 10º (1903). Seu lema –“restaurar todas as coisas em Cristo” – traduziu-se num programa de renovação e reformas, uma espécie de preliminar ao Vaticano 2º.

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

De família humilde, José Sarto nasceu na Itália em 1835 e lá faleceu em 1914. Ordenado presbítero, mereceu as seguintes palavras do seu antigo pároco: “Padre Sarto não divide suas roupas com os infelizes, ele as dá por inteiro”. Nomeado cardeal e patriarca de Veneza, tornou-se papa em 1903, com o nome de Pio 10º. Seu lema era: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. Renovou a vida da Igreja, principalmente pelas reformas catequética, litúrgica, pastoral e missionária. Sua preocupação pastoral nos convida a valorizar o árduo e precioso serviço dos nossos catequistas. 

– Oração 

SENHOR JESUS, FAZE-ME COMPREENDER PROFUNDAMENTE AS EXIGÊNCIAS DO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, DE MODO A CENTRAR MINHA VIDA NO QUE É ESSENCIAL.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa são Pio 10º de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de agosto de 2020  sexta feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus, a quem o Mestre nos ensina a amar acima de tudo, empenha-se para sustentar a esperança de seu povo, fazendo-o viver e ter um lugar hospitaleiro onde morar. 

 

1ª Leitura (Ez 37,1-14) – Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! Vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e, por seu espírito, ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos, 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor e, logo, um estrondo quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’ 12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 106(107)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, / porque eterna é a sua misericórdia!

 

 

– 21 de agosto de 2020  sexta feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,1-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (24,4s) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Amemos o próximo da mesma maneira que amamos a Deus”

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!

(Mateus 22,37)

Os fariseus querem ouvir de Jesus aquilo que Ele ensina, inclusive, colocá-Lo à prova. Por isso, esse mestre da Lei pergunta qual é o maior Mandamento da Lei. Jesus nem hesita em responder: “É amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o coração, com toda alma e entendimento”.

 

Talvez o que tenha faltado para os fariseus de ontem e para nós, os fariseus de hoje, não é saber o que é amar a Deus sobre todas as coisas; o que falta é praticar o amor a Deus sobre todas as coisas. Quando colocamos Deus em primazia na nossa vida, nós O deixamos conduzir nossos passos e nosso coração, deixamos Deus, realmente, direcionar a nossa vida. No entanto, primeiro temos de direcionar a nossa vida para Ele amando, orando, voltando-nos para Ele de verdade. Nós nos ocupamos de Deus e deixamos que Ele ocupe os espaços da nossa vida, nossos pensamentos, sentimentos e intenções.

 

Não amamos a Deus só quando vamos à igreja rezar, só quando participamos da Missa. Não amamos a Deus só quando abrimos a Bíblia ou quando refletimos a Liturgia, a Palavra d’Ele. Amamos a Deus com tudo aquilo que somos, que fazemos.

 

“Quem ama a Deus de verdade ama o próximo com toda a intensidade”

 

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, não colocamos o que pensamos, achamos e o que queremos em primeiro lugar. Colocamos a Palavra e a vontade d’Ele, a direção que Ele dá para a nossa vida.

 

Muitas vezes, direcionamos a nossa vida para Deus, mas para fazer d’Ele o que queremos. Em vez de servir a Deus, queremos que Ele nos sirva. Isso não é amar a Deus, mas instrumentalizar a graça d’Ele.

 

Por isso, temos muitas decepções religiosas e espirituais, porque queremos instrumentalizar Deus. É isso que estavam fazendo os fariseus e doutores da Lei. Jesus está ensinando: “A direção da vida é amar a Deus sobre todas as coisas”. E isso vai ser tão prático, porque quem ama a Deus sobre todas as coisas vai amar a si mesmo, cuidar de si a cada dia e, com a mesma intensidade, vai amar o seu próximo.

 

Damos toda a ênfase a amar a Deus. Nós O amamos, meditamos, rezamos, vamos à Igreja, cumprimos o que Ele nos manda, mas não temos o mesmo amor pelo próximo.

 

Vejo, muitas vezes, que podemos ficar horas no Santíssimo rezando com toda a devoção do coração, mas não temos cuidado com o nosso irmão, desprezamos o próximo, agredimos a outra pessoa fazendo pouco-caso dela, ridicularizando o outro… Essa é a desmedida que não chega ao coração de Deus.

 

Quem ama a Deus de verdade ama o próximo com toda a intensidade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Adversários de Jesus, os fariseus se reúnem para elaborar uma pergunta matreira, com a qual pretendem embaralhar a cabeça de Jesus. A pergunta se explica porque os fariseus contavam 613 preceitos na Lei, dos quais 365 eram proibições, e 248 mandamentos. Tinham que saber e praticar todos. Era, então, necessário estabelecer uma escala de valores, porque o primeiro deveria reger os demais. Qual é o mandamento que, ao mesmo tempo, resume tudo e leva a observar toda a Lei? Jesus responde citando Deuteronômio 6,5 e Levítico 19,18. Com isso integra amor a Deus com amor ao próximo. Quem ama a Deus com total entrega de si mesmo também se entrega totalmente aos que são imagem e semelhança de Deus. Este é o ensinamento fundamental de Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, diante da pergunta provocativa do fariseu, respondes com determinação sobre a centralidade do amor: amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo. Senhor, nossa vida seja reflexo e testemunho destas duas faces do amor: a Deus e ao próximo. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 22,34-40 - O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis

 

Oração inicial
Iniciamos a Leitura Orante, rezando com todos que aqui se encontram

Senhor, nós te agradecemos por este dia.

Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas

Entrar com tua luz.

Queremos que tu Senhor, definas os contornos de

Nossos caminhos,

As cores de nossas palavras e gestos,

A dimensão de nossos projetos,

O calor de nossos relacionamentos e o

Rumo de nossa vida.s). 

 

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto Mt 22,34-40 e observamos a síntese que Jesus faz dos mandamentos.

 

Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (24,4s)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 34 os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37 Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40 Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

 

Refletindo

O mestre da Lei quer por Jesus à prova.

Pergunta-lhe qual é o mandamento mais importante. Jesus diz que os dois são igualmente importantes e inseparáveis: quem ama a Deus deve amar o filho de Deus, ou seja, o próximo. Tudo o mais é consequência. E diz mais: o amor ao próximo deve ser igual ao amor a si mesmo.

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Como vivemos estes dois mandamentos? Começamos ao contrário, pelo segundo mandamento. Amamso as outras pessoas como a nós mesmos?

 

Meditando

O papa Bento XVI publicou em 2006 a sua primeira encíclica intitulada “Deus caritas est”, Deus é amor. No parágrafo 16, diz que há um “nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar.” O papa diz mais: “Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama. Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico e, vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros. Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento” (Deus caritas est, 18).É assim que amamos nosso irmão? É assim que amamos a Deus?

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos, com o bem-aventurado Tiago Alberione:

Jesus, Mestre,

que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.

Que eu ame com o teu coração.

Que eu veja com os teus olhos.

Que eu fale com a tua língua.

Que eu ouça com os teus ouvidos.

Que as minhas mãos sejam as tuas.

Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.

Que eu reze com as tuas orações.

Que eu celebre como tu te imolaste.

Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é de renovada relação de amor com Deus e o próximo.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

 

BÊNÇÃO

● - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

● Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

● Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

● Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário