sexta-feira, 14 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. - (Mt 19,3-12)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 14 DE AGOSTO de 2020 (sexta-feira) 227º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

CONDUTA DE PAIS, CAMINHO DE FILHOS.

(Provérbio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO CARDIOLOGISTA

 DIA DE COMBATE A POLUIÇÃO

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

 DIA DA UNIDADE HUMANA

 DIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTES

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 16 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiaí (São Paulo) Aporá - Caculé - CocosCoribe - IaçuItagiba - Itanhém -Itapebi - Medeiros Neto - Olindina - Riachão do Jacuípe - Ribeira do Amparo - Sátiro Dias - Tanquinho (Bahia) Parnaíba (Piauí) Barbacena (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCOS MUNIR PELOSI (Lions Clube Dracena Cinquentenário /SP)JOSÉ CARLOS MARCONATO (LIONS CLUBE DE TUPÃ /SP)PDG DANIEL DE ALMEIDA CUBAS (DLC 2-Lions Clube de Tatuí /SP) CARLA ERNESTINA  FERNANDES (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) MARCIA MARIA FLAUSINO (Lions Clube de Guaraçaí /SP) MEIRE LÚICIA FREITAS BARBOSA GOMES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /SP)MARIA ROSEMEIRE MINERVA (Iacri /SP)MARIA CLAUDIA SILVA PEREZ (gerente do Lar dos Velhos Frederico Ozanan de Garça /SP) LUIZ FELIPE PILLI DE OLIVEIRA (Garça /SP)JOSÉ ALVARO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP) MARGARETHE AQUEMI SHIBUYA ITAI (Marilia /SP) CLODOALDO OLIVEIRA (Garça /SP) LAIRTON AZEVEDO (Bauru /SP) ADILSON LEONEL (Coaching Master Trainer na empresa Humanos Coaching-Bauru /SP)PADRE José Afonso Maniscalco (Pároco da Paróquia São Pedro de Paulicéia e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Emilene Izu Nakamura Pietro  e Thiago Zancopé Santo Pietroó2010ó10 ANOS (Bauru /SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE

■ Maximiliano Maria (Polônia, 1894-1941) foi sacerdote exemplar e ardoroso devoto de Nossa Senhora. Prisioneiro no campo de concentração de Auschevitz, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, João Paulo II proclamou-o “patrono do difícil século 20”.

 

 

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor do meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mt 25,34.40).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Sacerdote polonês, Maximiliano, nascido em 1894 e martirizado em 1941, pertencia à Ordem dos Franciscanos Conventuais. Ardoroso devoto de Nossa Senhora, fundou o movimento mariano-apostólico Milícia da Imaculada, que cresceu de modo admirável. Serviu a Igreja com a força do amor, da oração e da penitência. Em 1941, foi encarcerado e deportado para o campo de concentração de Auschwitz. Nesse mesmo ano, substituiu voluntariamente um pai de família condenado a morrer de fome. Que a Virgem Maria, a quem ele tanto amou, nos acompanhe em nossa caminhada de discípulos-missionários de Jesus. 

– Oração 

SENHOR JESUS, POSSA EU COMPREENDER QUE A EXIGÊNCIA DE RESPEITO POR TODOS OS SERES HUMANOS PROVÉM DA VERDADE QUE TODOS FORAM CRIADOS POR DEUS. AMÉM!

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, inflamastes são Miximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à virgem imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de agosto de 2020  6ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum SÃO MAXIMILIANO KOLBE PRESBÍTERO E MÁRTIR

– Liturgia da Palavra 

Não obstante as infidelidades do povo eleito, Deus o cerca de carinho e incontáveis cuidados. Fiel para sempre, Ele conta com nosso amor por seu Reino. 

 

1ª Leitura (Ez 16,1-15.60.63) – A tua beleza era perfeita, devido ao esplendor com que te cobri; e te prostituíste.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento, és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura, nem envolvida em faixas. 5Ninguém teve dó de ti nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: Vive! 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo – oráculo do Senhor -, e tu foste minha. 9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de joias, coloquei braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri – oráculo do Senhor. 15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste – oráculo do Senhor Deus”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 77(78)

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

 

 

– 14 de agosto de 2020  6ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum SÃO MAXIMILIANO KOLBE PRESBÍTERO E MÁRTIR

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. - (Mt 19,3-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos céus. Quem puder entender, entenda”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Promovamos o amor e a união conjugal”

‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne?’ De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe

(Mateus 19,5-6)

Esses dias, alguém me disse que o casamento está em crise, que a união do homem e da mulher está em crise. Não acredito que o casamento esteja em crise, mas acredito que o amor entra em crise.

 

A crise do amor é um sinal de rever as coisas do jeito que estão, porque o amor é a dimensão mais profunda da dimensão humana. Ninguém vive sem amar, mas existe um amor que une o homem à mulher. Que beleza é esse amor! Por favor, não pare aqui no negativo! Primeiro, contemple o que é autêntico e positivo, contemple aquilo que é o sonho de Deus, o desígnio e alento de Deus, do qual Ele nunca desistiu.

 

Deus formou a família humana pela união do homem com a mulher. Dessa união maravilhosa, onde duas pessoas se tornam uma só carne, não perdem a identidade individual, o homem é o homem, a mulher é a mulher, cada um com seu ser e agir.

 

Essa união com Deus misteriosa – quando digo “união misteriosa” não é de mistério, de uma coisa incompreensível, mas é de uma coisa muito profunda e bela. É divino esse encontro de almas no casamento, é muito sagrado! Como precisamos trabalhar cada vez mais a nossa espiritualidade conjugal, precisamos cada vez mais fortalecer o nosso casamento.

 

“Trabalhemos para que a graça de Deus promova o amor e a união conjugal”

 

Sei que alguns querem exaltar os problemas, aquilo que não deu certo, mas aquilo que não deu certo, muitas vezes, foi porque não se valorizou o que era certo, não cuidou do que era correto. Sei que por “n” motivos há casamentos que nem deveriam ter existido ou não têm condição de seguir adiante. É preciso cuidar de cada caso como cada caso, mas não transformar os casos que não deram certo em regras para a vida.

 

A regra é essa: “O que Deus uniu, o homem não separe”. Por isso, não promovamos o divórcio, a separação de casais, não promovamos que um esteja contra o outro. Promovamos o amor e a união.

 

Luto por um casal até as últimas consequências. Nunca a separação é a primeira solução, nunca as coisas que não estão dando certo são o motivo da separação.  Sou testemunha, porque já trabalhei para unir tantos casais que estavam se separando por coisas pequenas, mas a cabeça estava tão atormentada, que aquilo se tornou grande demais e até impossível. Mas, com a graça de Deus, com a maturidade humana que vamos colocando em um e outro, com a força do diálogo e do amor, tudo é possível rever, recomeçar e refazer.

 

Existe a turma do “Separa que é melhor”, “Não deu certo para mim, também não vai dar certo para o outro”. Não caminhemos sobre essa via. É óbvio que se há situações onde não há mais jeito, vamos trabalhar para ajudar. Se é preciso recomeçar, que se recomece, mas ninguém pode recomeçar sem primeiro tentar o que quis.

 

Trabalhemos para que a graça de Deus promova o amor e a união conjugal.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus retoma o plano do Criador: homem e mulher se unirão e formarão “uma só carne”.

Essa união supõe respeito mútuo, igualdade, partilha espiritual e material.

Jesus não só restitui ao casamento a sua integridade original (v. 5), mas o eleva à condição de sacramento (cf. Ef 5,22-33).

O matrimônio estabelece comunhão tão profunda e íntima entre esposo e esposa, que exclui a possibilidade de separação.

Separados seriam como um corpo incompleto.

 A sexualidade, no matrimônio, realiza-se no compromisso entre marido e mulher, abertos para a geração de filhos.

Fora do matrimônio, a sexualidade encontra sentido no compromisso com Cristo e com o evangelho.

 Na vida matrimonial, mais do que reunir motivos de separação, o casal dará destaque aos aspectos positivos que os mantêm unidos e realizados.

 

ORAÇÃO

Senhor e Mestre, quanto ao divórcio, esclareces que Deus criou homem e mulher para se unirem e serem “uma só carne”. E arrematas: “O que Deus uniu o homem não separe”. E admites que há pessoas que não se casam em vista de dedicar-se mais livre e intensamente ao Reino de Deus. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,3-12 - Família. Amor pleno na doação recíproca

 

LEITURA ORANTE
Como é bonito ouvir o coração de Jesus Cristo.

É o que vamos fazer agora.

Preparamo-nos  para a Leitura Orante, rezando,

com todos que se encontram neste momento em torno da Palavra de Deus

 

Espírito de verdade,

a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.

Que  eu conheça Jesus Mestre,

 compreenda e viva o seu Evangelho.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo.

Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto do dia?

Vamos ler  atentamente o texto: Mt 19,3-12, e observar as recomendações de Jesus.

 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão

Refletindo

Jesus recorda neste trecho que a lei de Moisés (Dt 24,1-3) tentava proteger os direitos da mulher, mesmo concedendo vantagem ao homem. Os fariseus querem “conseguir uma prova contra ele, Jesus”. Apresentam-lhe a questão, partindo de Moisés, supondo que Jesus negue a lei. Jesus aceita o desafio. Refere-se ao Gênesis e ao Deuteronômio. Reporta-se ao projeto original de Deus (Gn 1,27) que busca a igualdade entre os cônjuges e a entrega total e duradoura que une. “Ninguém separe o que Deus uniu”, diz Jesus. Cônjuge vem de conjugar, significa “unir sob um jugo”, apegar-se e aderir.

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Fala-nos de ensinamentos e gestos de Jesus que são fundamentais para uma vida cristã. Meditando com

Os bispos, em Aparecida. Disseram eles:

"O fato de sermos amados por Deus enche-nos de alegria. O amor humano encontra sua plenitude quando participa do amor divino, do amor de Jesus que se entrega solidariamente por nós em seu amor pleno até o fim (cf. Jo 13,1; 15,9). O amor conjugal é a doação recíproca entre um homem e uma mulher, os esposos: é fiel e exclusivo até a morte e fecundo, aberto à vida e à educação dos filhos, assemelhando-se ao amor fecundo da Santíssima Trindade. O amor conjugal é assumido no Sacramento do Matrimônio para significar a união de Cristo com sua Igreja. Por isso, na graça de Jesus Cristo ele encontra sua purificação, alimento e plenitude ( Ef 5,23-33)." (DAp 117).

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com o Salmo 77(78)

 

Das obras do Senhor não se esqueçam.

 

1. Mesmo assim, eles tentaram o Altíssimo, / recusando-se a guardar os seus preceitos. / Como seus pais, se transviaram e o traíram / como um arco enganador que volta atrás. – R.

 

2. Irritaram-no com seus lugares altos, / provocaram-lhe o ciúme com seus ídolos. / Deus ouviu e enfureceu-se contra eles, / e repeliu com violência a Israel. – R.

 

3. Entregou a sua arca ao cativeiro, / e às mãos do inimigo a sua glória; / fez perecer seu povo eleito pela espada / e contra a sua herança enfureceu-se. – R.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar e oração é orientado para as famílias que sofrem a desintegração e se encontram perdidas. Queremos que todas se encontrem  na comunhão no amor fiel.

 

BÊNÇÃO

● Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

● Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

● Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

● Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário