sábado, 15 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. - (Mt 19,13-15)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O

M Ê S   V O C A C I O N A L  

 GARÇA/SP, 15 DE AGOSTO de 2020 (sábado) 228º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

VOCÊ NÃO ESCOLHE SUA FAMÍLIA. ELES SÃO UM PRESENTE DE DEUS PARA VOCÊ, ASSIM COMO VOCÊ É PARA ELES.

(Desmond Tutu)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

 DIA DOS SOLTEIROS

 DIA DA GESTANTE

 DIA DO MARISTA

 DIA DO CIRURGIÃO VASCULAR

 DIA ESTADUAL (RJ) DA INFORMÁTICA

 DIA DO PROFISSIONAL DA INFORMÁTICA

 DIA DO MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 16 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaú - Pedregulho - Pontalinda - Sorocaba  (São Paulo) Monte Santo (Bahia) Aquidauana (Mato Grosso do Sul) Ipira - Peritiba (Santa Catarina) Bom Jesus do Itabapoana (Rio de Janeiro) Mombaça [de Quixeramobim] (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   ANA CLAUDIA MELO TIESSE GOMES DE OLIVEIRA (FATEC / SP-Lions Clube Garça /SP) PDG GUMERCINDO  MOURA (DLC 12-Lions Clube de MACAÉ/RJ) PCC FRANCISCA RODRIGUES  TALARICO (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro Maracanã/RJ)ROBERTO LENZI (Lions Clube de Rio de Janeiro Princesa do Leme/RJ) LUCAS JACQUE (Lions Clube Moji das Cruzes Cesar de Souza “Cinquentenário” /SP) JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIOR (Marilia /SP)SERGIO MANOEL ZIMERMMAN DIAS (Vera Cruz /SP) MARIA HELENA CORTEZ BIAZINI (Marilia /SP)REGINALDO MARIO CORREA (Garça /SP)TIAGO CARDOSO DIAS  (Assis/SP) LUÍSA CURIEL DOS SANTOS (Bauru /SP) JULIA CURIEL DOS SANTOS (Bauru /SP)GABRIELLY SANTOS (Agudos /SP) Marcelo LOURENÇO Fernandes (Foz do Iguaçu /PR)

Dia da ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Dom Luiz Antonio Cipolinió1986ó34 ANOS ó Lema: Permanecei no meu amor (Jo 15,9) (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LiONS CLuBE De TiJUCASó1956ó64 ANOS (Distrito LD5 /SC)

 

 

 SANTO DO DIA 

■  SÃO TARCÍSIO

VICENTE SOLER

■ ISIDORO BAKANJA

 

 

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Por meio do profeta, Deus insiste para que o povo abandone a vida de pecado e crie um coração novo e um espírito novo. Deixemo-nos renovar com a riqueza espiritual desta celebração. 

– Oração 

PAI, SEJA A SIMPLICIDADE E A PUREZA DE CORAÇÃO DAS CRIANÇAS UM EXEMPLO NO QUAL DEVO INSPIRAR-ME PARA SER FIEL A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de agosto de 2020  sábado da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus rejeita o pecado, mas acolhe os pecadores que o procuram de coração sincero. De braços abertos, jesus acolhe e abençoa as crianças, “pois delas é o Reino dos céus”. 

 

1ª Leitura (Ez 18,1-10.13b.30-32) – Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 3Juro por minha vida — oráculo do Senhor Deus —, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer.

5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá — oráculo do Senhor Deus.

10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 11embora o pai não as tenha praticado, e participa de refeições rituais sobre os montes, desonra a mulher do próximo, 12oprime o pobre e o necessitado, pratica a rapina, não devolve o penhor, levanta os olhos para os ídolos, faz coisas abomináveis, 13btal filho de modo algum viverá. Porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte.

30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta — oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém — oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

 

 

– 15 de agosto de 2020  sábado da 19ª Semana Do Tempo Comum

Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. - (Mt 19,13-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os pais são canais de bênçãos para os filhos”

‘Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração

(Mateus 19,13)

Fico encantado com essa passagem das Sagradas Escrituras, quando os pais estavam levando as crianças para que Jesus pudesse não só colocar as mãos sobre elas, mas orar por elas.

 

Temos que perdoar a ignorância dos discípulos. Eles repreendiam e afastavam as crianças. Jesus disse: “Deixe vir a mim as criancinhas. O Reino dos Céus é de quem se parece com elas”.

 

Levemos nossas crianças para Jesus. Primeiro, quem tem que fazer isso são os próprios pais. É na própria casa, na própria igreja doméstica que nossas crianças têm que ser abençoadas, e temos que rezar por elas. Pais, por favor, abençoem seus filhos, coloquem as mãos para orar pelos seus filhos.

 

As mães que estão grávidas, os pais que estão grávidos, deixem que as crianças cheguem ao colo de Deus, não fiquem só preparando todas aquelas arrumações para a criança que vai chegar com um berço, com as roupinhas, o enxoval do bebê. Isso é ótimo, alegria e expectativa, mas prepare as suas crianças espiritualmente.

 

“Nossos filhos precisam crescer abençoados, e o primeiro canal da bênção e da graça para os filhos são os próprios pais”

 

Que bênção é ter um pai e uma mãe que, todos os dias, colocam a mão – e as duas mãos, porque o homem tem que colocar também e rezar – na barriga! E quando as crianças nascem, não deixem, um dia sequer, de abençoar os seus filhos! E, por favor, não abençoem de qualquer jeito, não façam da bênção um amuleto ou uma coisa qualquer sorrateira.

 

A bênção é a comunicação da graça, é o que se transmite da autoridade de pai e de mãe que vocês têm para com seus filhos. Eles vão crescendo – e que cresçam abençoados –, vão pedindo e suplicando a bênção. Por favor, deem a bênção a eles!

 

“Bênção, pai!” “Bênção, mãe!” Essa é a primeira coisa que toda criança deveria aprender a pedir para o seu pai e para a sua mãe. Tenho muito gosto de abençoar as crianças, e você precisa mandar, mesmo que o padre não goste; mande a criança pedir a bênção para o padre, mande a criança buscar a bênção na Igreja.

 

Nossos filhos precisam crescer abençoados, e o primeiro canal da bênção e da graça para os filhos são os próprios pais. Não deixem a criança ir dormir um dia sequer sem abençoá-la; e depois que crescer, continue abençoando, mesmo que ela não goste de bênção, porque vocês são o canal e a fonte da bênção.

 

Não sejam como esses discípulos carrancudos e mal-humorados, não afastem as crianças; pelo contrário, aproximem-nas, cada vez mais, do Reino dos Céus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Levaram algumas crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e rezasse”. Bênção e oração. Impor as mãos abençoando é já um grandioso gesto de invocação do poder de Deus. Ao rezar pelos pequenos amigos, Jesus os recomenda ao Pai, como que garantindo para eles um futuro promissor e feliz. Os discípulos é que não percebem

a importância desse acontecimento e tentam afastá-las. Estão errados. Porque elas, livres de ambições de poder, são símbolo do pobre e do fraco que se abrem para a justiça do Reino. Nós, cristãos adultos, precisamos reconquistar essa abertura para Deus e seu projeto, e ser agentes das bênçãos divinas. Não precisamos, pois, ficar acanhados quando alguém nos pede a bênção. A bênção é de Deus. Somos apenas instrumentos para que sua bênção envolva o mundo.

 

ORAÇÃO

Ó amável Jesus, as crianças se sentem bem ao teu redor, e tu as valorizas e indicas como modelos para todos nós, “porque delas é o Reino dos Céus”. Dá-nos, Senhor, a simplicidade das crianças e corações abertos para acolher a tua mensagem de amor e as exigências do Reino. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,13-15 -Ser como criança

 

Oração inicial
Concluímos hoje a Semana Nacional da Família, e o Evangelho nos leva a refletir sobre as crianças, carinhosamente acolhidas por Jesus, pois também a elas pertence o Reino dos Céus. Com a simplicidade e a singeleza das crianças, acolhamos a Palavra em nosso dia.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? Qual ensinamento Jesus nos deixa com o gesto de acolher as crianças? O que as crianças nos ensinam? Como as crianças eram tratadas na época de Jesus?

 

“A frase de Jesus lembra as bem-aventuranças: delas – das crianças – é o Reino dos céus. Colocando-as em primeiro lugar no Reino, Jesus quebra toda uma mentalidade existente. As crianças eram excluídas do universo religioso e consideradas impuras. Somente depois dos 12 anos começavam a frequentar o Templo.

Impondo suas mãos sobre elas, ele rompe a exclusão e as faz clientes privilegiadas do Reino. Para ingressar neste Reino, os adultos precisam assemelhar-se a elas. Hoje muitos casais esquecem o sagrado dever de encaminhar os filhos para a fé, pela palavra e pelo exemplo. E os resultados negativos aparecem depois. “Levem os filhos para a igreja e não terão de buscá-los na delegacia”, observa o educador Içama Tiba.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

Para enriquecer nossa meditação, seguem algumas palavras do Documento de Aparecida: “A infância, hoje em dia, deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado, tanto pelas possibilidades que oferece como pela vulnerabilidade a que se encontra exposta.

As crianças são dom e sinal da presença de Deus em nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade a mensagem evangélica. Jesus as acolheu com especial ternura (cf. Mt 19, 14) e apresentou a capacidade que elas têm para acolher o Evangelho como modelos para entrar no Reino de Deus (cf. Mc 10, 14; Mt 18,3)” (Doc. de Aparecida, n. 438). Não podemos ignorar quem Jesus colocou em primeiro lugar. O que essa atitude de Jesus me ensina?

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

“Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra. Tu, Pai, que és Amor e Vida, faz com que nesta terra, por Teu Filho Jesus Cristo, ‘nascido de mulher’ e pelo Espírito Santo, fonte de caridade divina, cada família humana se torne um verdadeiro santuário de vida e de amor para as gerações que se renovam sem cessar.

 

Que tua graça oriente os pensamentos e as ações dos esposos para o grande bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Que as jovens gerações encontrem na família um apoio inquebrantável que as torne sempre mais humanas e as faça crescer na verdade e no amor.

 

Que o amor, fortalecido pela graça do sacramento do Matrimônio, seja mais forte do que todas as fraquezas e do que todas as crises conhecidas às vezes pelas nossas famílias. Enfim, pedimos-te, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que em todas as nações da Terra a Igreja possa cumprir com fruto a sua missão na família e pela família. Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém” (São João Paulo II).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

A maior proteção que os pais podem dar aos seus filhos é o exemplo. Na família, na vivência do cotidiano, se aprende e ensina. Pais e filhos crescem juntos na fé.

 

BÊNÇÃO

● O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

● Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

odo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário