domingo, 16 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me? - (Lc 1,39-56)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 16 DE AGOSTO de 2020 (DOMINGO) 227º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ACREDITAR NA FAMÍLIA É CONSTRUIR O FUTURO.

(Santo Papa João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO FILÓSOFO

 DIA DOS RELIGIOSOS

 DIA DO DEBIAN

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (11 a 18 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Bento do Sapucaí - São Roque - Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (Bahia) TERESINA (Piauí) Petrolândia (Santa Catarina) Jaguari (Rio Grande do Sul) Aracoiaba (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO (Lions Clube de Garça/SP)MILENA APARECIDA DE CAMARGO BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) SANDRA SUELI MARSON DOS SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP)GISELE DOS SANTOS SOSSOLOTE (Garça / SP)FABIO MARTINS SILVA GOUVEA (Stock Car-Garça / SP)VERA LUCIA GONCALVES (Garça /SP)LEANDRO MARINO (Garça/SP)SONIA RAYMUNDI  (Garça/SP)Antonio A. Scarcella (Garça /SP)Flávio Igino (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSANGELA BRITO Chicarelli  e Marcelo Conessa Chicarelli (GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

■ NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS

SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA

Estevão (Hungria, 970-1038), “rei apostólico da Hungria”, exerceu seu cargo com sabedoria e emprenho. Consagrou o reino a Maria, “a grande senhora”, fazendo justiça aos pobres, a quem também evangelizava.

SÃO JOÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SÃO ROQUE

 

 

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12,1).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Com Maria cantemos as maravilhas que Deus continua a realizar em favor do seu povo. Assunta ao céu, ela atingiu a plenitude da salvação e nos espera a todos, fazendo-se nossa intercessora. Celebramos esta solenidade em comunhão com os vocacionados à vida consagrada: mulheres e homens que dão seu sim ao projeto de Jesus. 

– Oração 

PAI, CONDUZE-ME PELOS CAMINHOS DE MARIA, TUA FIEL SERVIDORA, CUJA VIDA SE CONSUMOU, SENDO EXALTADA POR TI. QUE, COMO MARIA, EU SAIBA ME PREPARAR PARA A COMUNHÃO PLENA CONTIGO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada Virgem Maria, mãe de vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, afim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de agosto de 2020  DOMINGO da 20ª Semana Do Tempo Comum ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHOR

– Liturgia da Palavra 

Revestida de honras e glórias, Maria reconhece, agradecida, as maravilhas que Deus nela realizou em favor do povo. Ela é o sinal da nova humanidade redimida pelo seu Filho. 

 

1ª Leitura (Ap 11,19a, 12,1-3-6a.10ab) – Apareceu no céu um grande sinal.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança.
12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse.
5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.
10abOuvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 44(45)

À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.

 

 

2ª Leitura (1Cor 15,20-27a) – Entregará a realeza a Deus-Pai, para que Deus seja tudo em todos.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.
21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.
22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força.
25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 16 de agosto de 2020  DOMINGO da 20ª Semana Do Tempo Comum ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me? - (Lc 1,39-56)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Maria é elevada ao céu, / alegram-se os coros dos anjos. 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Maria é modelo e espelho para nossa vida”

‘Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas

(Ap 12,1)

Celebramos, hoje, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Sabe, mais importante do que compreender se Maria morreu, como ela morreu, a verdade é que ela adormeceu. Ainda que ela tenha experimentado a morte, ela foi plenamente levada, em corpo e alma, aos Céus. É essa verdade que a Igreja crê, ensina e conhece desde os seus primórdios.

 

Primeiro, porque o corpo e o ser de Maria não conheceram o pecado, porque ela não só foi concebida sem pecado como manteve-se incorrupta, ela não se deixou seduzir pelo pecado.

 

Do outro lado, Maria é a serva fiel do Senhor, toda voltada para Deus e para o cumprimento do Reino de Deus. Maria se tornou, de fato, o modelo de Igreja. Assim como a Igreja é o Corpo de Cristo, Maria é, em seu corpo, a realização de tudo aquilo que Cristo veio fazer no meio de nós.

 

Se Cristo é a cabeça da Igreja e a Igreja é o Corpo de Cristo, Cristo cabeça se fez homem no ventre e no ser de Maria. Maria se fez toda Igreja, Maria se fez morada de Deus. Por isso, hoje, olhamos para ela assunta aos Céus, para contemplarmos, na verdade, a grandeza de Deus que se realizou na pequenez dessa serva, daquela que, humildemente, se colocou aos pés do Senhor.

 

“Maria é em seu corpo a realização de tudo aquilo que Cristo veio fazer no meio de nós”

 

A Igreja de Cristo é a Igreja que é como Maria, a Igreja que serve e vive a comunhão com o seu Senhor, a Igreja que deixa Cristo guiar e, ao mesmo tempo, permite Cristo nascer para ser o Salvador de todos.

 

Maria concebeu Jesus em seu ventre, e O alimentou no seu seio. A Igreja alimenta o seu povo, alimenta os seus fiéis, a Igreja nos alimenta com o Corpo e o Sangue do Senhor.

 

A Virgem Maria foi única na participação humana na vida de Cristo. É óbvio que o corpo e o sangue humano de Cristo vieram de Maria, e é com esse mesmo sangue e corpo que a Igreja alimenta cada um de nós.

 

A Solenidade de hoje é a nossa profunda comunhão com Deus na Igreja, e a Igreja vive essa perfeita comunhão, modelo e espelho em Maria. Assim como a Igreja subirá aos Céus, a nova Jerusalém Celeste, Maria foi essa primeira assunta. Maria é a primeira que é a figura dessa Igreja Corpo de Cristo, místico de Cristo, a nova Israel resgatada e salva pelo Sangue do Senhor.

 

Celebremos com todo amor a Assunção da Virgem Maria!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Maria tem pressa de se dirigir à região montanhosa de Judá para auxiliar Isabel, que está grávida e necessita da sua ajuda. Temos duas mulheres pobres, mas solidárias, que carregam dentro de si duas crianças. É a solidariedade entre duas mães que reconhecem a ação de Deus em seus corpos. Além das mulheres, temos também o encontro

de duas crianças ainda no ventre de suas mães: encontro do Precursor com o Salvador. Pelo cumprimento, percebemos a alegria que transborda das mulheres, a ponto de contagiar o fruto do ventre de cada uma. Impulsionada pelo Espírito Santo, Isabel se alegra por receber a mãe do Senhor, declarando-a abençoada e feliz. Representante dos pobres que têm esperança, Maria responde com belo hino que exalta os pobres e rebaixa os orgulhosos. Ela leva consigo paz, alegria e bênção de Deus. Felizes as famílias que têm mães que se solidarizam entre si, através da ajuda mútua. Felizes as comunidades que têm mulheres portadoras de vida e esperança, mulheres benditas que acolhem a Palavra, transmitem fé e otimismo e acreditam num mundo melhor.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, terminada sua vida terrena, Maria Santíssima foi acolhida no céu em corpo e alma para viver feliz contigo para sempre. Senhor, faze que sejamos teus fiéis seguidores, sem desviar-nos do caminho que nos une a ti e onde se encontra Nossa Senhora, tua e nossa bondosa mãe. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

A Assunção de Maria - Lc 1,39-56 - O cântico

 

Oração inicial
Neste domingo solene da Assunção de Nossa Senhora, celebramos também o Dia das Vocações à Vida Religiosa. Maria canta a bondade e a misericórdia de Deus e testemunha a esperança dos pobres e humildes que esperam no seu Senhor. Como ela, nos dispomos hoje a acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio da Palavra que vamos meditar.

 

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

Que experiência existe em comum entre Maria e Isabel? Quais elementos estão presentes no cântico de Maria?

 

“Duas mulheres assumem o protagonismo na hora em que o plano da salvação começa a realizar-se. Discípula e missionária, Maria dirigiu-se apressadamente ao encontro de Isabel para celebrar a Boa-Nova que estava acontecendo. Maria assume o papel de servidora, que acolhe e anuncia o novo tempo. Isabel antecipa a identificação de Jesus com o Senhor, título de Jesus ressuscitado. A festa da Assunção de Maria aponta nosso destino final: o céu. Maria acreditou na promessa e na força do Altíssimo. Porque ela acreditou, Deus realizou maravilhas nela, que continua celebrada por todas as gerações, com muitos nomes. Hoje priorizamos Nossa Senhora da Glória, a primeira cristã e a primeira a completar o projeto de Deus.”

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

“Lemos, rezamos ou cantamos, muitas vezes, o Magnificat. Fazemos nossa a fé, a alegria e o louvor mediante os quais Maria glorifica a Deus. Sempre que repetimos: ‘Todas as gerações me chamarão bem-aventurada’, nós bem intuímos que no grande louvor de Deus esta pequena frase e esta profecia constituem o louvor reservado à Mãe. Reiteramos esta profecia com júbilo, dando-lhe uma espécie de cumprimento. Hoje somos a geração que diz com alegria e reconhecimento: todas as gerações me chamarão bem-aventurada! Sim, Mãe de Jesus, declaramos-te bem-aventurada; tu és a causa da nossa própria alegria” (Reflexão do livro: “Maria dos Evangelhos”, da Paulinas Editora).

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

“Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança e de paz. Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe aos(às) filhos(as) amados(as) do teu coração. Hoje queremos te pedir: guarda, fortalece e abençoa as famílias, fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães. Desperta no coração dos(as) jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão. Ajuda os(as) jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado. Encoraja suas decisões para que cheios(as) de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã. Amém” (Fonte: CRB).

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida? Sugestão: Rezar – hoje – os Mistérios Gloriosos do Rosário

 

BÊNÇÃO

● O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

● Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário