sábado, 2 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-28)

 

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O – 

ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2021 (  sábado) 002º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Não tenha medo de desistir do que é bom para ir atrás do que é ótimo.

(John D. Rockefeller)

 

 

 Datas Comemorativas 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SANITARISTA

DIA do Confeiteiro

DIA DA ABEUGRAFIA

DIA  da Fundação do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte-MG

DIA da Fundação do Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP

DIA da Fundação do Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins-ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castelo (Espirito Santo)Capela Nova (Minas Gerais)Bacuri (Maranhão)Baía da Traição - Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS  (Garça/SP) MATEUS SOUZA  (Garça/SP) CLARICE PRADO  (Lençois Paulista /SP) TITO ANTONIO CARDOSO (Lions Clube de DRACENA /SP) DANIELA BERGAMO RIOS (Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.

SÃO MACÁRIO DE ALEXANDRIA

SÃO SERAFIM DE SAROV

SANTA VERIDIANA

MARIA ANA BLONDIN

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 1,19-28

Jesus, que é a Palavra que se faz carne. Ele veio para os seus, mas os seus não o acolheram. São as trevas que rejeitam a Luz.

 

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34 11.23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Basílio e Gregório nasceram na atual Turquia, ambos no ano 330. Companheiros de estudos, consolidaram forte amizade mútua, a qual favoreceu sua caminhada à santidade. Basílio foi ordenado presbítero e, depois, bispo de Cesareia. Escreveu suas regras monásticas, que são até hoje referências para o monaquismo oriental. Gregório foi ordenado presbítero e bispo por insistência da família. Deixou-nos considerável obra escrita: 43 discursos teológicos, 244 cartas e 18 mil versos. Que o exemplo de ambos nos incentive a construir amizades verdadeiras.

– Oração 

 

PAI, TEU SERVO JOÃO BATISTA SOUBE RECONHECER O QUE ESPERAVAS DELE, E CONSERVOU SUA POSTURA COM EXTREMA HUMILDADE. TORNA-ME TEU SERVIDOR, NOS MESMOS MOLDES DE JOÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de janeiro de 2021 sábado - Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal: São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Esta é a palavra da revelação, a fé que abraçamos com nosso batismo e que precisamos alimentar diariamente. 

 

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) – Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio.  Leitura da Primeira Carta de São João.:

 

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.

 

27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(97)

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

– 02 de janeiro de 2021 sábado - Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal: São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

– Evangelho do dia 

 

No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”

 

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

 

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É preciso conhecer Jesus”

“João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias’” 

 (João 1,26-27)

As pessoas ficavam encantadas com João Batista, com a pregação e a firmeza de João, e as pessoas queriam acorrer a ele, mas Jesus já estava no meio deles, agindo, trabalhando e anunciando o Reino no meio do povo. Então, por isso as pessoas foram até João para perguntar se ele era o Messias ou quem era o Messias.

 

É claro que João disse de forma clara: “Eu não sou o Messias. Sou apenas aquele que prepara o caminho do Senhor. Sou uma voz gritando no deserto, apontando onde está o caminho e a direção, mas vocês precisam conhecer aquele que está no meio de vós”. O que João está dizendo para os seus discípulos e ao povo também está nos dizendo: precisamos conhecer Jesus, saber quem Ele é; precisamos ir ao encontro de Jesus, porque Ele é nosso Senhor e Salvador.

 

“É preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo”

 

Às vezes, participamos das coisas de Deus, fazemos parte da Igreja, mas não conhecemos Jesus, não nos aproximamos d’Ele com toda a graça que Ele veio nos trazer. Tenho pedido a Deus como propósito de vida, inclusive para este ano que está começando, a graça de conhecer cada vez mais Jesus, conhecer de fato a Sua Palavra, conhecer a verdade que Ele trouxe, e uma vez conhecendo Jesus, amá-Lo mais ainda.

 

Nós só amamos aquilo que conhecemos de fato, ou senão não amamos com a intensidade na qual deveríamos amar. Portanto, permitamo-nos ter a graça de conhecer Jesus. Para conhecê-Lo é preciso ir ao Seu encontro, para conhecê-Lo é preciso colocar-se no encalço de Jesus, para conhecê-Lo é preciso cada vez mais refletir, meditar e, eu digo mais, escutar Jesus, porque no meio daquele povo muitos O viram, mas não O escutaram.

 

Temos muita dificuldade para escutar, porque vivemos em meio a tantas ocupações, barulhos, vivemos no mundo cheio de ruídos e, às vezes, não escutamos o essencial. Por isso, é João que está nos dizendo: é preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os judeus estão preocupados com o aparecimento de João Batista, por isso enviam sacerdotes e levitas para verificar sua identidade. Conforme perguntam, João responde que não é Cristo, nem Elias, nem o Profeta. Afinal, quem é esse homem que batiza e não é nenhuma das personagens mencionadas e que atrai tanta gente, pondo em risco a ordem estabelecida? Eles precisam de uma resposta, e João define-se como a “voz que grita no deserto”. Ele veio para preparar o caminho do Senhor, que já se encontra entre eles. Todo cristão deveria ser um precursor de Jesus, um portador do Verbo feito carne e um proclamador do seu Evangelho. Ainda em nossos dias há falta de pessoas, simples e despojadas, como o Batista, que proclamem em alta voz profética no meio de tanta injustiça e miséria.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, João Batista foi enviado a fi m de preparar a tua vinda. Ele não se considerava superior a ti, nem se julgava o centro de atração das multidões, apenas se definia “uma voz gritando no deserto: preparem o caminho do Senhor”. Ajuda-nos, Senhor, a descobrir nossa verdadeira vocação. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Eu sou a voz de quem grita no deserto – Jo 1,19-28



Oração Inicial

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual a diferença entre o batismo de João e o de Jesus? Quem foi João na História da salvação?

“O profeta sempre se apresenta como inoportuno. Ele fala em nome de Deus e atrapalha os projetos humanos. A figura de João começa a inquietar as autoridades religiosas dos judeus, que procuram identificar sua origem e missão. Eles pensam no passado, quando João aponta para o futuro e busca em Isaías alguém que ilumine o novo momento. Ele é apenas aquele que grita no deserto da insensibilidade e do comodismo. E pede que todos preparem o caminho “daquele que deve vir”, o grande profeta, superior a Elias. Ele mostra o Messias presente no mundo: Jesus, que é a Palavra que se faz carne. Ele veio para os seus, mas os seus não o acolheram. São as trevas que rejeitam a Luz.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Meu coração está disposto a acolher a revelação de Jesus apresentado pelos profetas e apontado por João? Sinto-me incluído(a) entre os que acolhem a Luz de Deus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

 

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.

Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

 

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 

Um comentário:

  1. PDG LUIZ E PCC JANETE,
    Desejamos aos dois companheiros e familiares que tenham um ótimo ano de 2121, com muita saúde, paz e harmonia. Recebam nosso forte abraço.
    PDG MONTEIRO e CaL Neuza = LC.4

    ResponderExcluir