domingo, 28 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. – (Jo 11,45-56)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 27 DE MARÇO de 2021 (sábado) 086 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A beleza não está na cara; a beleza é uma luz no coração.”

(Khalil Gibran)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA INCLUSÃO DIGITAL e social

DIA MUNDIAL DO TEATRO

DIA MUNDIAL DO Whisky

DIA nacional do grafite

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bento de Abreu - Carapicuíba - Mairiporã (São Paulo) CaldasComercinho - Mata Verde (Minas Gerais) Choro - Itaitinga (Ceará) Ouriçangas (Bahia) Tomé-Açu (Pará) União da Vitória (Paraná) Touros (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:MARIANA TURTELLI (Eng. Civil-prima-Bauru /SP) PDG ALMIR DE CASTRO CAMPELLO (DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Jacarepaguá /RJ)JOÃO BRAITE LEAL (Lions Clube de TUPÃ/SP) MAURICIO ANTONIO CUZATO MANCUSO (Eng. Agrônomo-São Paulo /SP) CARLA DIAS (Bebidas São José Garça /SP)MARIA FLORA CARAPELLO CASAGRANDE (Casa Amarela Garça /SP) MARIA FERNANDA CARAPELLO MOREIRA (Garça /SP) HENRIQUE CHAGAS MARINI (Garça /SP) RENATA RIBEIRO (Marilia /SP) PAULO CESAR LIMA FREITAS (Paulifrio Garça /SP) CHOITI TERAMOTO (Marilia /SP)JULIANO ARAUJO (Botucatu /SP)ALEXANDRE MASSARICO (Lençóis Paulista /SP)Pe. PIO MILPACHER (CJS-Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

são RUPERTO

Bem aventurado francisco faà de bruno

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Este homem faz muitos sinais – Jo 11,45-56

Jesus está sendo perseguido por todos os lados. Em qualquer lugar que fosse, sempre existia um grupo querendo colocá-lo em dificuldade.

 

- Ó Senhor, não fiqueis longe de mim! Ó minha força, correi em meu socorro! Sou um verme, e não um homem, opróbrio dos homens e rebotalho da plebe (Sl 21,20.7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Como zeloso pastor, Deus cuida do seu povo, junto ao qual fixa sua morada e com o qual estabelece, por meio de Jesus, uma aliança eterna de paz. Acolhamos as bênçãos do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A COMPREENDER, SEMPRE MAIS PROFUNDAMENTE, O CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO, QUE JESUS NOS ENSINOU. LIVRA-ME, TAMBÉM, DO APEGO AOS ESQUEMAS JÁ SUPERADOS.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós sempre cuidais da salvação dos homens e nesta Quaresma, nos alegrais com graças copiosas. Considerai com bondade aqueles que escolhestes, para que a vossa proteção paterna acompanhe os que se preparam para o batismo e guarde os que já foram batizados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 27 de março de 2021 sábado da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Jesus é oprimido pela fúria dos adversários, mas não foge de sua missão; ao contrário, continua a proclamar: “Sou Filho de Deus”. 

 

1ª Leitura (Ez 37,21-28) – Farei deles uma nação única.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra.

 

22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.

 

24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei a meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre.

 

26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu

 

 

 

os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles porei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Jr 31,10-13

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 

– 27 de março de 2021 Sábado da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. (Jo 11,45-56)

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!  (Ez 18,31)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

 

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

 

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Examinemos a nossa postura diante da verdade do Evangelho”

“Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? Caifás não falou isso por si mesmo” 

(João 11,50-51)

As autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus, em outras palavras, eles não suportavam mais Jesus. Eles olharam para Jesus e viam n’Ele uma ameaça ao poder e a vida que levavam.

 

Toda coerência é uma ameaça, toda verdade é uma ameaça. A coerência é uma advertência às nossas coerências de vida. A verdade traz luz às nossas mentiras, fantasias e ilusões, por isso, muitas vezes, as pessoas não querem a verdade nem a coerência.

 

Jesus era verdadeiro, coerente e pregava a verdade, é óbvio que as autoridades vivendo tantas ilusões e mentiras, as pessoas vivendo as suas hipocrisias não querem acolher a verdade, preferem eliminá-la do que acolhê-la. Quando vem algo para iluminar as nossas incoerências, preferimos inventar desculpas, nos opor, nos contrapor do que querer acolher, refletir, meditar, repensar e reconsiderar.

 

Há um instinto agressivo dentro de nós que vem para fora quando nos sentimos ameaçados e tocados; respondemos com agressividade todas as vezes que somos contraditados e incomodados.

 

“A verdade traz luz às nossas mentiras, fantasias e ilusões”

 

A verdade incomoda, a coerência incomoda, a luz de Deus é incômoda. Por isso, Jesus é muito incômodo. Foi incômodo ontem, Ele é incômodo hoje, porque realmente provoca reações dentro de nós, Ele nos leva a rever a vida que estamos levando.

 

Se a Palavra de Jesus não nos incomoda e não nos arranca do nosso comodismo, do nosso orgulho e do nosso egoísmo, é porque já matamos ela em nós ou porque a ignoramos, e seguimos Jesus apenas na conveniência. Naquilo que me convém eu sou de Jesus, naquilo que não me convém eu ignoro, deixo de lado; ou naquilo que me incomoda eu rejeito.

 

É preciso rever a nossa postura diante da verdade do Evangelho, é preciso revermos as nossas escolhas diante da Palavra de Jesus que está diante de nós. É preciso deixar sermos incomodados e deixar que a Palavra continue a nos incomodar para sairmos daquilo que nos escraviza: o egoísmo, o individualismo, a nossa maneira soberba, orgulhosa e vaidosa de viver.

 

Jesus veio para nos libertar, deixemo-nos ser libertos por Aquele que é nosso Salvador, para não nos opormos e querermos rejeitá-Lo do nosso meio.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois do último sinal realizado por Jesus no Evangelho de João – devolver a vida a Lázaro -, muitos judeus acreditaram no Mestre, mas as autoridades não se conformam com essa adesão e propõem eliminar o homem de Nazaré. Para as autoridades e as instituições, Jesus se tornou homem perigoso para a ordem estabelecida. Não há outra solução senão eliminá-lo antes que “pereça a nação inteira”. Esse sinal vem confirmar as palavras de Jesus: são palavras de vida eterna. Por outro lado, seus gestos levam alguns a denunciá-lo às autoridades: é melhor morrer um do que a nação toda perecer. Enquanto Jesus promove a vida, seus adversários tramam tirar a dele. Temos aqui grande contraste: a ressurreição de Lázaro é motivo de morte ao doador da vida, e a morte de Cristo torna-se motivo de vida para a humanidade.

O R A Ç Ã O

Senhor e Redentor nosso, tuas atitudes de amor efetivo e doação de vida abundante para todos perturbam os chefes do povo. Eles temem perder o domínio sobre a população e veem desmoronar seus privilégios. Então decidem matar-te. Livra-nos, Senhor, da prepotência e da ganância. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 11,45-56 - Planos contra a vida

 

Oração Inicial

Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração e o torne terreno fértil para sua Palavra.

 

No caminho para a Páscoa, acompanhemos Jesus em sua paixão, morte e ressurreição. Rezemos: “Daí-nos ó Pai, o vosso espírito de amor, de fortaleza e confiança para não desanimar no caminho para nossa ressurreição, junto ao Teu Filho Jesus. Amém.”..

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Procure compreender o contexto do relato: pessoas, perguntas, decisões… Quais são as palavras de Caifás? Qual a atitude de Jesus?

 

“Tão logo Lázaro sai do sepulcro, o evangelista deixa de dar atenção a ele e a suas irmãs – Marta e Maria – e passa a narrar a reação dos presentes. Muitos creram nele; outros vão aos fariseus para denunciá-lo. Esta atitude lembra a passagem do rico e do pobre Lázaro: mesmo que alguém ressuscite dos mortos, eles não se converterão. Para muitos, o milagre é inútil, mas os que têm fé não precisam de milagres. A partir desse instante, eles planejavam matar Lázaro e também Jesus. Sem querer, Caifás fez uma profecia: é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira. A morte de Jesus foi redentora. Inocente, morreu por nossos pecados. Ele morreu perdoando: ‘Pai, eles não sabem o quer fazem’.”( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje? Em sua vida, seu trabalho e relacionamentos como você testemunha Jesus? Você precisa de milagres para crer que Ele é enviado do Pai?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Escutai ó Pai minha oração; dai ouvido as minhas palavras:”

 

Ofereça ao Senhor os frutos de sua oração, apresente os bons desejos que brotaram em seu coração e reze por suas necessidades, dos que lhe são próximos e pela humanidade…

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Em Jerusalém muitos não acreditavam em Jesus por Ele ser da Galileia, um do povo, trabalhador sem credenciais. Procure ver a manifestação de Deus nos simples, nos humildes, nos que têm coração de criança. Verbalize este propósito.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário