domingo, 6 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Satanás será destruído – (Mc 3,20-35)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 06 DE JUNHO de 2021 (domingo) 157 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A FELICIDADE NÃO SE RESUME NA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS, MAS SIM NA SUA CAPACIDADE DE LIDAR COM ELES.

(Albert Eintein)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

 DIA da CRIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL

 DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA QUEIMADURAS

 DIA Internacional do Slayer

 DIA do Vinho

 DIA da Logística

 DIA dos Fãs dos Beatles

 DIA do Cacau

 DIA da Doceira

 DIA do Acemista

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): OSVALDO CRUZ (São Paulo) Agronômica - Aurora - Caibi (Santa Catarina) Formiga - Lagoa Dourada (Minas Gerais) Cabaceiras - Nova Floresta (Paraíba) Boninal (Bahia) Açailândia (Maranhão) Sertanópolis (Paraná) Monte Alegre do Piauí (Pauí) Portalegre (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AICHE MELISSA  B. DAHROUGE (Advogada-Lions Clube de Garça/SP) JOAO ERNESTO BACARO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) Silvana Aparecida Da Silva Santos (Marilia /SP) MANOEL GERALDO DE FREITAS FERREIRA (Cirurgião Dentista-Marilia/SP) MARCELO SCARPINELLI (PPA Garça/SP) SHIRLEY CALVO BOSQUÊ (Garça/SP) SILVANA APARECIDA DA SILVA SANTOS (Marilia/SP) FERNANDO GONÇALVES (aluno da APAE Garça/SP) CLÁUDIO SOSSOLOTE (Garça /SP) 

 

 Santo do Dia 

■ SÃO NORBERTO

■ SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

SÃO CLÁUDIO DE BESANÇON

■ SANTA PAULINA

■ SANTO ARTÊMIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se – Mc 3,20-35

O Evangelho nos coloca diante da multidão que procura por Jesus porque reconhece que o que Ele ensina e faz dá sentido à vida e faz viver.

 

- O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Formando a grande família de Jesus, somos convidados a celebrar a Eucaristia. Sustentados por ela, renovamos nossa fé, resistimos ao que é enganoso e caminhamos com os pés no chão e o olhar voltado para as realidades do céu. Depositemos no Senhor nossa confiança, pois ele é a fonte de todo bem e nele se encontram a graça e a salvação.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, AJUDA-ME A RECONHECER A AÇÃO DO ESPÍRITO EM TI E A PERCEBER A MISERICÓRDIA DO PAI ATUANDO POR TEU INTERMÉDIO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 06 de junho de 2021 10º Domingo do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra que nos revela o pecado da humanidade e nos direciona para o que é eterno, fortalecendo-nos como família unida a Cristo e disposta a fazer a vontade do Pai. 

 

1ª Leitura (Gn 3,9-15) – Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher   Leitura do livro do Gênesis:

 

Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9o Senhor Deus cha­mou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? En­tão comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais do­més­­ticos e todos os animais sel­va­gens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 129(130)

 

No Senhor, toda graça e re­denção!

 

 

2ª Leitura (2Cor 4,13-18- 5,1) – Agora, bendizei o Senhor; eis que subo para junto de Deus.   Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Ir­mãos, 13sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós tam­bém cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressus­citou o Senhor Jesus nos ressus­citará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. 16Por isso, não desa­nimamos. Mesmo se o nosso ho­mem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se renovando dia a dia. 17Com efeito, o volume insigni­fi­cante de uma tribulação momen­tâ­nea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável. 18E isso acontece porque vol­tamos os nossos olhares para as coi­sas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é pas­sageiro, mas o que é invisível é eterno. 5,1De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas é eterna. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 06 de junho de 2021  10º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Satanás será destruído (Mc 3,20-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O príncipe deste mundo agora será expulso; / e eu, da terra levantado, atrairei todos a mim mesmo (Jo 12,31s)..

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os seus dis­cípulos. E de novo se reuniu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os pa­rentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios ele ex­pulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta con­tra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte, para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só de­pois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfe­mar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está pos­suído por um espírito mau”. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sen­tados ao seu redor, disse: “Aqui es­tão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O maligno semeia divisão entre nós”

“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído” 

(Marcos 3,24-26)

Na narrativa do Evangelho de hoje, vemos a astúcia daqueles que são os mestres da Lei quando estão questionando Jesus ou estão acusando-O de, por satanás, expulsar ou fazer o que Ele faz.

 

É maldade confundir o mal com o bem e o bem com o mal, porque são coisas que não se misturam. O reino das trevas não se mistura com o reino da luz, não podemos querer servir a Deus e ao maligno ao mesmo tempo. Essa é a grande contradição da vida humana, e por isso o ser humano encontra-se dividido.

 

Lá no princípio, na narrativa do Livro de Gênesis, que é a Primeira Leitura de hoje, mostra-nos justamente isso. O homem, esse ser criado à imagem e semelhança de Deus, deixa de escutar a Deus para escutar as vozes do tentador, do maligno. Deixa de obedecer a Deus para obedecer ao mal, aquele que leva o homem a não se manter na fidelidade a Deus.

 

“O zelo pela divisão não é de Deus, mas sim do maligno, e não podemos segui-lo”

 

Um homem dividido é um homem destruído, do mesmo jeito que uma casa, uma família, uma nação, um reino que se divide é a destruição. Quando falamos em dividir-se, não é ter opiniões divergentes, pontos de vista contrários, mas é dividir-se na essência, no essencial, no fundamental.

 

Não pode um espírito humano querer fazer o bem e o mal, porque isso só provoca o mal dentro de si.

 

Numa casa, numa família, a mãe pode pensar de um jeito, o pai de outro jeito e o filho também, o que não podem é dividirem-se, colocarem-se contra o outro por causa daquilo que pensam, acreditam e fazem.

 

O que estamos experimentando, nos tempos de hoje, é o reino de satanás, de fato, agindo no meio de nós, semeando divisões e discórdias, colocando uns contra os outros, porque esse é o reino dele, esse é o reino destruído. E ele destruiu sua relação com Deus pela divisão, porque se colocou contra Deus, e ele quer implantar cada vez mais seu reino no meio de nós, primeiro, colocando-nos uns contra os outros.

 

É terrível como muitos semeiam somente discórdias e divisões e, muitas vezes, usando até o nome de Deus. São espíritos realmente diabólicos, agem na Igreja e fora dela, na sociedade, no mundo em que estamos. A questão não é o que fazem, a questão é que nós, muitas vezes, colocamo-nos na mesma atitude, somos causas de divisão, de intriga, de separação, de nos colocarmos uns contra os outros e falar mal uns dos outros.

 

Que triste ver nossas casas sendo destruídas, nossas famílias se dilacerando, que triste ver a nossa Igreja, ver ovelhas colocando-se contra pastores, ver irmãos da mesma fé atacando a própria fé, a própria Igreja, as instituições, quando não é de uma forma declarada, agem na berlinda, falam mal do Papa, dos bispos, enfim, agem para semear discórdia e divisão.

 

Esse espírito não é de Deus e não podemos servi-los nem segui-los, não podemos deixar que eles estejam agindo até de forma bonita, e querer chamar isso de zelo. O zelo pela divisão não é de Deus, é do maligno, e não podemos segui-lo, porque esse espírito não é do Senhor.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os parentes de Jesus chegam para dominá-lo, tirá-lo de circulação. Não entendem que ele está inaugurando o Reino de Deus, com uma proposta libertadora, capaz de abalar as estruturas de uma sociedade assentada sobre a injustiça. Ele quer um povo vivendo dignamente. Outra investida contra Jesus vem de uma comitiva oficial. São doutores da Lei, que comparecem destilando intenções malignas. Querem desacreditar a pessoa de Jesus. No fundo, querem frear sua movimentação e suas obras. Jesus, porém, explica ao povo que seus acusadores, além de maldosos, são fracos de raciocínio lógico: como pode Satanás expulsar Satanás? E esclarece que ele, Jesus, age pelo poder do Espírito Santo. Fechar os olhos para essa realidade é negar a ação do Espírito em Jesus. É pecar contra o Espírito Santo.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Mestre, a multidão se aglomerava ao teu redor para ouvir tua mensagem. Os doutores da Lei, porém, diziam coisas absurdas a teu respeito. Teus parentes queriam conduzir-te ao manicômio. Tu, no entanto, fi el aos planos do Pai, seguias conquistando novos discípulos para o Reino de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 12,38-44 - O maior dom: TUDO!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Celebramos o décimo domingo do Tempo Comum. O Evangelho nos coloca diante da multidão que procura por Jesus porque reconhece que o que Ele ensina e faz dá sentido à vida e faz viver. Já para outros, tudo o que Jesus ensina e faz parece loucura. Agradeçamos ao Senhor este dia que Ele nos concede e sua Palavra que vamos meditar.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Ao ler o evangelho preste atenção a quem Jesus está se dirigindo? Qual o contexto da narrativa? O que busca a multidão que procura por Jesus? Qual ensinamento Jesus quer transmitir com o exemplo da viúva? Qual é a crítica feita por Jesus?

 

“Toda a história humana é perpassada por uma luta tremenda contra as potências das trevas. A luta, começada na origem do mundo, durará até o último dia. Inserido nesta batalha, o homem deve combater, sem interrupção, para poder permanecer unido ao bem, e só pode conseguir isto – com grande esforço – com o auxílio da graça. A existência cristã começa com a vitória radical sobre o mal no Batismo. Prolonga-se, depois, com a participação dos outros sinais da vitória de Cristo: os sacramentos. Na vida comunitária, formamos a nova família de Jesus. Todos conhecemos o poder do inimigo; por isso, no Pai-Nosso pedimos que ele mesmo nos livre do mal e nos ajude a perceber as ciladas – as tentações – do inimigo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você, a sua vida? De que forma o gesto da pobre viúva nos serve de exemplo? Sabemos ofertar o que temos e partilhar o que somos com generosidade? Você confia na providência de Deus?

 

“A viúva do Evangelho […] é vista como atitude interior de quem funda a própria vida em Deus, na sua Palavra, e confia totalmente n’Ele. A da viúva, na antiguidade, constituía em si uma condição de grave necessidade. Por isso, na Bíblia, as viúvas e os órfãos são pessoas das quais Deus se ocupa de modo especial: perderam o apoio terreno, mas Deus permanece o Esposo delas, o seu Pai. Contudo a escritura diz que a condição objetiva de necessidade, neste caso o fato de ser viúva, não é suficiente: Deus pede sempre a nossa livre adesão de fé, que se expressa no amor por Ele e pelo próximo. Ninguém é tão pobre que não possa dar algo” (Papa emérito Bento XVI).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa emérito Bento XVI, 2007).

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário