sexta-feira, 25 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■Se queres, tu tens o poder de me purificar. – (Mt 8,1-4)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 25 DE JUNHO de 2021 (sexta-feira) 176  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A CRISE FUNDAMENTAL DA NOSSA ÉPOCA É A CRISE DA PERCEPÇÃO.

(Fritjof Capra)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO EMIGRANTE

 DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE SEXUAL

 DIA MUNDIAL DO MARINHEIRO

 DIA MUNDIAL DOS SMURFS

 DIA DO VITILIGO

 DIA DO QUILO

 DIA DO COTONETE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maués (Amazonas) Nilo Peçanha - Paratinga (Bahia) São Raimundo Nonato - Porto (Piauí) Rosário Oeste (Mato Grosso)São Roque do Canaã (Espírito Santo) São Sebastião (Distrito Federal)  Porto Walter (Acre)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Garça–EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça- Vera Cruz /SP) LUIZ ARNALDO DE OLIVEIRA (Vera Cruz/SP) NEIDE PEREIRA TURTELI (prima Bauru /SP) MERCIA ARAUJO (prima-Brasília /DF) PDG JOSÉ CARLOS LOURENCETTI (PDG DLC8-Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde/SP) MARIA  FATIMA  MARTINS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /SP)MARIA  DE LURDES  GOMES (Lions Clube de Dracena /SP) TATIANE “TatiGLONEKI APARECIDO (Garça /SP) WANDERLEI CIRILO (Garça /SP) CELSO LUIZ ESCAQUETTE (Garça /SP) ISABELA AMARAL MEDEIROS (Adamantina /SP) MARCELA ZANGUETTIN PARRA (Pompeia /SP) JOÃO CARLOS BASSETO (Garça /SP) JOCYLEIA QUEIROZ (Garça/SP) LAURA MANSANO PEREIRA (Garça /SP)  

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA GOSPA MIRA

■ SÃO DOMINGOS HENARES

■ SÃO GUILHERME DE VERCELLI

SÃO MÁXIMO DE TURIM

SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me – Mt 8,1-4

Pecar é ir na linha contrária à misericórdia. Pecado é sempre uma falta contra o amor, e a falta de amor multiplica os males da vida.

 

- O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Ao ser humano compete seguir as orientações do Senhor e cumprir fielmente sua vontade. Fiquemos atentos aos sinais de Deus em nossa vida, a fim de trilhar seus caminhos e experimentar sua salvação.

 

– Oração 

 

PAI, PURIFICA O MEU CORAÇÃO, DE MODO QUE ESTEJA A SALVO DO EGOÍSMO DESUMANIZADOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 25 de junho de 2021  6ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Ao curar um doente de pele, Jesus não só lhe restitui a saúde, mas também o reintegra na vida social e a habilita para o culto religioso. Atitude benéfica e revolucionária. 

 

1ª Leitura (Gn 17,1.9-10.15-22)  – Este é o sinal de minha aliança: todo homem entre vós deverá ser circuncidado. Sara te dará um filho.   Leitura do Livro do Gênesis.:

 

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.

17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 128(127)

 

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

 

 

– 25 de junho de 2021  6ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se queres, tu tens o poder de me purificar.  (Mt 8,1-4)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor tem o poder de purificar a nossa vida”

 

“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”

(Mateus 8,2).

Diante de numerosas multidões que seguiam a Jesus, Mateus nos chama a atenção para este detalhe: um leproso se aproximou. A cena parece até chocante porque tem multidões, e no meio das multidões cada um tem seus problemas, cada um quer uma coisa, mas um leproso não pode se aproximar das pessoas.

 

Um leproso, de acordo com as normas sanitárias daquele tempo, vivia afastado e marginalizado, até porque se acreditava (e era assim que se prescreviam as coisas até na Lei antiga): que alguém que estivesse com sua carne estragada, precisava manter-se afastado e só podia estar junto aos outros quando a sua carne fosse purificada.

 

Imagino que esse homem já discriminado, afastado e longe dos outros vence essas barreiras todas, movido por um sentimento: o sentimento da fé e da confiança, pois ele sabe que Jesus é a sua esperança e n’Ele o leproso coloca tudo aquilo que o seu coração anseia.

 

“É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores”

 

Vida social ele não pode ter, a vida dele não caminha para frente, mas ele encontra em Jesus o poder purificador do seu corpo, da sua alma e de todo o seu ser. Ele se volta para Jesus não com desespero, mas com confiança. Talvez no meio daquela multidão houvesse muita gente desesperada com essa ou aquela situação.

 

Nós nos desesperamos por qualquer coisa, perdemos as estribeiras com tanta facilidade, não podemos passar uma contrariedade que logo já nos agitamos. Mas esse homem não, ele não segue o impulso das multidões, porque se ele fosse seguir nem ali chegaria, porque sabe que seria reprimido e discriminado.

 

Ele passa por cima de tudo isso, se aproxima de Jesus e proclama o senhorio e a autoridade de Jesus, proclama que a sua vida está nas mãos de Jesus. “Senhor, se tu queres, podes me purificar”. E Jesus disse: “Eu quero, fica limpo. Eu quero, fica curado. Eu quero que sua vida seja agora renovada”.

 

Meus irmãos, existe uma multidão de coisas à nossa frente, uma multidão de problemas, talvez uma multidão de pecados, existe uma multidão de tantas situações que estão diante de nós que nos paralisam, nos mantêm na retaguarda, nos mantêm reféns de nós mesmos, porque somos reféns das nossas emoções e dos nossos sentimentos.

 

É preciso deixar isso de lado, se prostrar diante de Jesus e pedir: “Senhor, tu tens o poder de me purificar”. É hora de sermos purificados, de purificarmos a nossa mente de tantos pensamentos e tormentos. É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores. É hora de nos purificarmos de todo medo e pavor que nos apavora e faz tremer.

 

É preciso se aproximar de Jesus e com a fé do leproso proclamar: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar”.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Poucos versículos, porém densos de conteúdo. Jesus causa uma reviravolta na sociedade do seu tempo. Os leprosos carregavam o peso da marginalização religiosa e social. Por sua condição de impuros, e conforme o que se ensinava na sinagoga, eles pensavam estar excluídos do acesso ao Reino de Deus. Um desses infelizes percebe em Jesus a predileção pelos abandonados, a manifestação da bondade de Deus, o cumprimento da promessa de libertação dos oprimidos. Rompe a barreira e encurta a distância que o separa do Mestre, que lhe favorece a aproximação e lhe atende o pedido: “Estendeu a mão e, tocando nele, Jesus disse: ‘Eu quero. Fique purificado'”. Em torno de Jesus fervilha a vida, o mal se retrai, irrompe o mundo novo: é o encontro da misericórdia de Deus com a fé do ser humano.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Libertador, admirável é teu modo carinhoso de acolher o leproso; mais admirável ainda é tua liberdade em tocar nele, já que tal gesto era contrário às Leis da época. Tua salvação leva em consideração, antes de tudo, a pessoa que te busca de coração sincero. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 8, 1-4 - Jesus cura um leproso

Oração Inicial

 

Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura do Evangelho e destaque os verbos de ação entre Jesus e o leproso. Como ele se coloca diante de Jesus? Quais as palavras de ordem que ele ouve do mestre?

 

“O leproso era um marginalizado da vida da comunidade. Ele devia viver na solidão e denunciar sua presença aos não afetados pela doença. A lepra era considerada castigo divino. Isso tornava o leproso duplamente excluído: por parte de Deus e por parte da comunidade. Através da cura, Jesus o reintegra à comunidade. O verdadeiro cumprimento da lei não é declarar quem é puro ou impuro, mas fazer com que essa pessoa fique purificada. O leproso entendeu que sua chance era única: encontrar Jesus e, de alguma maneira, o desafiar: “Se queres, podes curar-me”. E, passando por cima de todos os entulhos da Lei, Jesus tocou nele. Isso significava contrair a impureza legal. Mais uma vez ele mostra que o Amor é a síntese da Lei.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste passo da meditação do Evangelho, releia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Se precisar repetir a leitura, faça-o, atentando-se àquilo que o Senhor quer lhe dizer. Medite a Palavra com profundidade e deixe sua vida misturar-se com ela.

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?

Agora que você já ouviu o Senhor, diga a Ele o que está em seu coração. Prostre-se na sua presença e desafie Jesus como fez o leproso: “Se queres…, tu podes”. Agradeça a Deus sua Palavra e sua presença em sua vida.

Reze pelos irmãos que sofrem por causa de doenças que descriminam e excluem..

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Resuma em uma palavra o que o Senhor o(a) chama a viver hoje.

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário