terça-feira, 20 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. – (Mt 12,46-50)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 20 DE JULHO de 2021 (terça-feira) 199 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A LEITURA DE TODOS OS BONS LIVROS É COMO UMA CONVERSA COM TODOS OS HOMENS DE MELHOR QUALIDADE DOS SÉCULOS PASSADOS.

(Descartes)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO AMIGO

 DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 DIA MUNDIAL DO PULO

 DIA DO ARTISTA LÍRICO BRASILEIRO

 DIA DE ALBERTO SANTOS-DUMONT

 DIA DA CHEGADA DO HOMEM À LUA

 DIA DO BISCOITO

 DIA DO FRENTISTA

 DIA DO REVENDEDOR DE COMBUSTÍVEIS

 DIA INTERNACIONAL DO XADREZ

 DIA INTERNACIONAL DO BOLO

 DIA NACIONAL DO TATUADOR

 DIA DO PEÃO DE RODEIO

 DIA PANAMERICANO DO ENGENHEIRO    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cafezal do Sul (Paraná) Elísio Medrado - Ibicoara - Ibirapuã  - Lamarã - Nova Itarana (Bahia) Aiuruoca - Andrelândia- Camanducaia- Nova Belém - São Tomás de Aquino (Minas Gerais) Balneário Camboriú - Cunha Porã - Frei Rogério - Grão Pará - Ibiam - Iomerê (Santa Catarina) Natividade (Rio de Janeiro) Recursolândia (Tocantins)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SONALI MAXIMO (Lions Clube de Valparaiso /SP)REGINA CELIA DA SILVA BRANDÃO (Lions Clube de BAURU ESTORIL /SP) IPDG ELIA YOUSSEF NADER (LC3-Lions Clube de Piracicaba Campestre /SP)JORGE FERREIRA (LC1-Lions Clube do Rio de Janeiro /rj)CARLOS EDUARDO PARMIGIANI (Grampos Dharma-Garça /SP)LUIS ANTONIO MANCUSO (3S Embalagens-Garça /SP)ENEIDA MORETTO (Garça/SP)RONALDO BASSIN (Marilia/SP)ADRIANA BRAMBILLA (Marilia/SP)PRISCILA VANIN  SOUZA MATIAS (Maceió/AL)WALTER FRANCO BOGAMIL (Três Lagoas /MS)FRANCISCO VITURINO (Nova Cruz /RN)  

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: DENISE AP FRASCARELI MENDES CONESSA e ANTONIO CONESSA FILHOó1991ó30 ANOS (m/irmão São Paulo/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO AURÉLIO

A Igreja da África, durante os anos de 392 até 429, foi agraciada com o governo santo do primeiro Bispo de Cartago, que santificou-se tornando seu povo também santo. Santo Aurélio nasceu no século IV e desde diácono se destacava pela caridade, zêlo, pureza de vida e pelo culto da Liturgia.

SANTA MARGARIDA

SANTO APOLINÁRIO DE RAVENA

SANTA VILGEFORTE LIBERATA

SANTO ELIAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Aquele que faz a vontade do meu Pai esse é meu irmão – Mt 12,46-50

Somos da mesma família espiritual de Jesus Cristo porque decidimos procurar fazer sempre a vontade do Pai, que está nos céus.

 

- É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O que parecia obstáculo insuperável – a passagem pelo mar Vermelho – revela-se fonte de vida e esperança para o povo. Deus conduz sabiamente a história. Aprendamos a nos deixarmos guiar pela vontade divina.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA OS LAÇOS QUE ME LIGAM AOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, DE FORMA A TESTEMUNHAR QUE FORMAMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, CUJO PAI ÉS TU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 20 de julho de 2021  3ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A nova família de Jesus ultrapassa os laços de sangue: é formada pelos que fazem a vontade do Pai celeste. Todos somos convidados a participar dela ativamente. 

 

1ª Leitura (Ex 14,21-15,1)  – Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 21Moisés estendeu a mão sobre o mar e, durante toda a noite, o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda. 23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. 24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”. 27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas. 28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do faraó que tinha entrado no mar em perseguição de Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda. 30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar 31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1Então, Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cântico:

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Ex 15

 

Ao Senhor quero cantar, / pois fez brilhar a sua glória!

 

                                              

– 20 de julho de 2021  3ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos.  (Mt 12,46-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama, realmente, guardará minha Palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemo-nos transformar pela Palavra de Deus”

 

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”

(Mateus 12,50).

É uma graça fazermos parte da família de Jesus mas, ao mesmo tempo, é preciso dizer que é uma desgraça, ou seja, nós saímos da graça se nós conhecermos Jesus, mas não colocarmos em prática a Sua Palavra, se nós não seguirmos a Sua Palavra, se não nos convertermos pela Sua Palavra.

 

Não podemos ter aquela atitude passiva de quem escuta, de quem apenas ouve, mas não se converte ao que ouviu. É claro que a primeira atitude diante da Palavra é ouvi-la; e quem não ouve não vai poder dar outro passo. Por isso, no mundo tão surdo como o nosso, onde as pessoas só escutam o que querem ou cercados de tantos barulhos, como nós estamos, é preciso dar o passo da escuta.

 

Escutar Deus a cada dia é a primeira necessidade da alma, escutar com o coração, escutar com paixão, deixar que a Palavra penetre o nosso coração e vá até às nossas vísceras mais profundas, deixar que a Palavra de Deus realmente caia em nossa mente. É preciso escutar a Palavra e, uma vez que a escutamos, precisamos ser transformados por ela.

 

“Se não estamos sendo provocados a nos convertermos pela Palavra, é sinal de que não estamos a ouvindo”

 

Às vezes, estou com uma disposição dentro de mim e nem percebo a maldade, mas movido pelo sentimento, pelos acontecimentos, pelos aborrecimentos estou decidido que vou fazer assim. E a Palavra de Deus cai em meu coração como luz, por isso, preciso escutar mais a Deus do que os barulhos que estão dentro de mim.

 

Você sabe que os barulhos da alma são muitos: o barulho das mágoas, ressentimentos, tensões, preocupações, inquietações; o barulho dos afetos e das emoções. E se somos pessoas muito emotivas, as nossas emoções nos guiam.

 

É preciso silenciar as emoções, os sentimentos, os afetos para escutar nu e cru o Senhor falando a nós. Quando escuto e essa Palavra penetra em mim, eu posso respondê-la. Então, “estava pensando em fazer isto, a Palavra me convenceu que não é por aí”; “estou tendo essa atitude, a Palavra me convence que essa atitude não é correta”; “estou pensando em responder a provocação, a Palavra cala o meu coração e não me deixa agredir o meu irmão”.

 

Então, ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática é deixar que ela provoque em nós atitudes de conversão e de mudança. Se não estamos sendo provocados a nos convertermos pela Palavra, é sinal de que não estamos ouvindo a Palavra ou estamos ouvindo muito mal, entrando no ouvido e do ouvido mesmo voltando, nem chegando ao coração.

 

Por isso, quem é meu pai, quem é minha irmã, quem é minha mãe, senão quem ouve, quem faz a vontade de Deus, quem coloca em prática a vontade do Pai.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com habilidade, Jesus aproveita toda circunstância para esclarecer a natureza de sua nova família. Neste episódio, serve-se da chegada de sua mãe e dos parentes. Querem falar com ele, que fala para “as multidões”. Sua mãe deve ter-se lembrado daquela expressão um tanto misteriosa que ouvira do filho com doze anos: “Não sabiam que eu devo estar ocupado com as coisas do meu Pai?”. Nada, porém, indica que Jesus tenha esboçado alguma indiferença ou repulsa em relação aos familiares recém-chegados. Apenas deixa claro que daí em diante seus familiares, seus íntimos, são os que fazem a vontade do Pai. Fica estabelecido o critério para sabermos qual é o grau de nossa familiaridade com Jesus: não é o sangue, mas nossa adesão incondicional a ele e ao Pai. Ninguém cumpriu como Maria a vontade do Pai.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, diante das multidões, tu nos apresentas a tua nova família, que é também a nossa. Para pertencer a ela, não importam os vínculos de sangue ou de raça; o que conta, de fato, é fazer a vontade do Pai celeste. Ajuda- nos, Senhor, a ser fiéis cumpridores da vontade de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 12,46-50 - Somos todos da família de Jesus

 

LEITURA ORANTE

 

“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Neste novo dia, o Evangelho nos convida a refletir sobre a relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem sua Palavra.

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto deste Evangelho. O que Jesus comunica aos seus discípulos e a nós? Quem são considerados os irmãos e a mãe de Jesus? Que apelos a Palavra me faz?

 

“A partir de certo momento, Jesus se afasta progressivamente de sua família. O gesto de deixar Nazaré e fixar-se em Cafarnaum dá mostras disso. O clã familiar era importante na mentalidade judaica. Jesus não rompe com ele, mas afasta-se progressivamente. Mateus salienta que a família de Jesus, a partir de agora, é formada pelos discípulos, isto é, pela comunidade que o segue. São eles que assimilam os ensinamentos de Jesus para levá-los aos outros; são eles que trilham o caminho da vontade do Pai, isto é, obediência radical à proposta de Jesus. Desse modo, tem início uma nova geração, diferente da geração má dos fariseus. A presença da mãe de Jesus indica a nova postura de Maria: a mãe torna-se discípula do seu filho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Quando Jesus começou a sua missão, convocou homens e mulheres para fazer parte de uma nova família, não mais ligada por laços de parentesco. Nela, o que importava era ‘ouvir a palavra e colocá-la em prática’, ser discípulo de Jesus e colaborar para difundir o Evangelho. Observamos que o termo irmão, na linguagem bíblica, abrange os parentes.

 

Eu estou próximo de Jesus, ouço sua palavra, seus ensinamentos, contemplo o que ele faz em favor da multidão? É preciso se aproximar, entrar no ‘círculo’ de Jesus, se aproximar e se deixar envolver por sua palavra, para poder fazer a experiência de família de Jesus.

 

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário