segunda-feira, 19 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! <=> No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração. – (Mt 12,38-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 19 DE JULHO de 2021 (segunda-feira) 198 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A CRÍTICA É UMA MISSÃO QUE EXIGE CREDENCIAIS VALIOSAS.

(Machado de Assis)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CARIDADE

 DIA NACIONAL DO FUTEBOL

 DIA DOS POVOS OPRIMIDOS

 DIA DA JUNTA COMERCIAL

 DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO DO NORDESTE  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaré - Boa Vista do Tupim - Canápolis - Cristópolis - Ipecaetá - Mascote - Riachão das Neves - Teolândia - Wenceslau Guimarães (Bahia) Agua Doce do Maranhão - Peri Mirim (Maranhão) Bom Jesus - Bom Jesus do Oeste - Entre Rios - Jupiá - Palmeira - Penha - Praia Grande - Saltinho - Santa Terezinha do Progresso - São Bernardino - São João Batista (Santa Catarina) Canguaretama (Rio Grande do Norte) Jacuí (Minas Gerais) Novo Gama - Posse (Goiás) Encruzilhada do Sul (Rio Grande do Sul) Assaré (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADILSON ‘BÊPASCHOAL DURANTE (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) DIVA SANTIAGO DOS SANTOS (Garça /SP)JULIANA DEPIERI PIZAIA (prima Cambé /PR)NEIDE MARTINEZ ALVES (prima - São Paulo/SP) HELIO CRUDI (Lions Clube de Duartina /SP)VALMIR DE ATAÍDE (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) ENYMARA EWEL PASSOS (Lions Clube de Araraquara Santa Cruz /SP) LEDA HYCLEA DA SILVA OLIVEIRA (Lions Clube de Santos-Oeste /SP)JAQUELINE FRABETTI SCAQUETE (secretária Paroquia São Pedro-Garça/SP) SILVIA RODRIGUES DOS SANTOS (Garça /SP) PAULA CHIYODA (filha da Rosa/Sérgio Chiyoda - São Paulo/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO SERAFIM DE SAROV

SÃO ARSÊNIO, O GRANDE

SÃO SÍMACO

SANTA MACRINA

SANTA RUFINA

SANTA JUSTA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Aqui está quem é mais do que Salomão – Mt 12,38-42

Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor. O pior cego é aquele que não quer ver.

 

- É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mesmo quando carece de apoio e é alvo de críticas, o verdadeiro líder continua a animar o povo e apontar-lhe o caminho da libertação. Celebremos o grande sinal da fidelidade de Jesus ao projeto do Pai.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO PARA RECONHECER QUE JESUS É TEU FILHO, ENVIADO AO MUNDO PARA NOS SALVAR. E QUE JAMAIS EU EXIJA SINAIS ALÉM DOS QUE ELE JÁ REALIZOU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 19 de julho de 2021  2ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus, o novo Moisés, mesmo enfrentando uma geração incrédula e cheia de má vontade, não se retrai; ao contrário, dá sequência à sua missão libertadora. 

 

1ª Leitura (Ex 14,5-18)  – Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 5foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do faraó e dos seus servos, os quais disseram: “Que fizemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?” 6O faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido. 9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon. 10Como o faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor. 11E disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrermos no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isto que te dizíamos lá: ‘Deixa-nos em paz servir os egípcios’? Porque era muito melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto”. 13Moisés disse ao povo: “Não temais! Permanecei firmes e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios, que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”. 15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. 17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do faraó e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Ex 15

 

Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

 

                                              

– 19 de julho de 2021  2ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração.  (Mt 12,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Vivendo o Evangelho, enxergamos a graça de Deus”

 

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”

(Mateus 12,39).

É Jesus quem está chamando a Sua geração de má e adúltera. Primeiro, uma geração má é aquela que vive norteada pelas maldades, pelas coisas injustas e erradas, são aqueles que fazem o que é mau. Depois, uma geração adúltera é uma geração infiel, que não vive a fidelidade a Deus, não vive a fidelidade aos seus próprios compromissos; e quem vive no mal e quem vive na infidelidade, de fato, não enxerga os sinais nem a graça de Deus.

 

Ele mesmo está dizendo: “Nenhum outro sinal será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Jonas tem duas coisas importantes para nós. Primeiro, ele é o profeta da penitência e da conversão. Nínive vivia uma verdadeira desolação e seria totalmente destruída por causa dos seus pecados, mas antes que Nínive fosse destruída – porque a consequência do pecado é a distribuição, o pecado nos autodestrói -, o próprio Jonas dá um sinal, anuncia um outro caminho de salvação para aquela cidade, anuncia a eles a penitência e o arrependimento.

 

“Que o Evangelho seja vivido na nossa vida, pois é assim que enxergamos a graça de Deus”

 

Olhemos para nós: muitas vezes, queremos que Deus faça algo por nós mais do que Deus já fez, mais do que os sinais das graças de Deus que estão aí. O que nós precisamos é de penitência, de conversão, precisamos reparar a direção para onde a nossa vida está indo, precisamos rever nossos atos, nossas atitudes, porque estamos ficando cegos até diante da graça de Deus.

 

É muita maldade e perversão dos nossos tempos enxergamos apenas os defeitos e os problemas dos outros. Vivemos acusando uns aos outros e não nos arrependemos nem nos convertemos das nossas próprias maldades.

 

Se aquela geração foi má e perversa, imagine o que está sendo a nossa geração diante de Deus! Os ninivitas se converteram diante da pregação de Jonas. E nós, estamos nos convertendo diante da pregação, do anúncio do Evangelho?  Estamos deixando que o Evangelho nos converta, estamos permitindo que o Evangelho, a cada dia, transforme a nossa mentalidade e o nosso coração? Ou estamos ainda naquelas velhas atitudes, nos mesmos rancores, mesmos ressentimentos, as mesmas mágoas, as mesmas atitudes, as mesmas agressividades?

 

Que o Evangelho seja vivido na nossa vida, pois é assim que enxergamos a graça de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Alguns doutores da Lei e fariseus pedem a Jesus um sinal que dê credibilidade à sua missão. Na verdade, Jesus havia realizado publicamente numerosos prodígios pelo poder do Espírito Santo. Mas esses líderes permaneceram fechados e, por vezes, perigosos em relação ao Mestre. Em sua resposta, ele evoca a figura de Jonas que vive uma experiência de morte, vida e anúncio de salvação aos ninivitas. Como critério habitual para obter a fé, Jesus propõe não os milagres, mas a aceitação de sua morte e ressurreição. A morte de Cristo completada por seu sepultamento será, portanto, o sinal messiânico por excelência. A fé nos coloca em contato com o Deus que sofreu por nós e que hoje vive, e não apenas com um Deus que teve poder e fez milagres.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre, “esta geração” tem o privilégio de te ouvir e acolher, mas te ignora. Deverão prestar contas de suas atitudes no dia do julgamento. Melhor é a situação dos ninivitas, que se converteram com a pregação de Jonas, e da rainha do sul, que escutou a sabedoria de Salomão. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 12,38-42 - Hoje, um dia cheio de sinais de Deus!

 

LEITURA ORANTE

 

Acolhamos a Palavra de Deus para o nosso dia e deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos..

 

Façamos o Sinal da Cruz com o sentimento de sintonizar com a proposta de Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo”. Amém.

“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração para que a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Pedir sinais é próprio do ser humano. Caminhamos na fé e é compreensível querer sinais de que estamos no caminho da verdade e da vida. Mas para pedir sinais é preciso que haja o amor capaz de reconhecer os sinais de Deus. O pedido não pode ser motivado pelo medo, como no caso de Jonas, ou pela desconfiança como no caso dos fariseus e mestres da Lei.

 

“A ideia de um sinal de legitimação se encontra em algumas das grandes personalidades do Antigo Testamento. Mas essa não era a única garantia da autenticidade. Jesus recusa dar um sinal para provar sua missão, porque nenhum milagre é capaz de despertar a fé naqueles que não desejam comprometer-se com a Boa-Nova. Eles queriam um espetáculo e, mesmo assim, desqualificariam o sinal. O único sinal que Jesus dá é o da sua morte e ressurreição, consequência e selo da autenticidade de sua missão. Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. Nem a ressurreição de Lázaro foi suficiente. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor. Este também pode ser recusado. O pior cego é aquele que não quer ver.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual apelo o Senhor me faz por meio desta censura aos fariseus e mestres da Lei? Qual é o grande sinal da autenticidade de Jesus como Filho de Deus para mim?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário