terça-feira, 23 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ficará pedra sobre pedra. – (Lc 21,5-11)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 23 DE novembro de 2021 (terça-feira) 327 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

AMAR NÃO É OLHAR UM PARA O OUTRO, É OLHAR JUNTOS NA MESMA DIREÇÃO."

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

DIA INTERNACIONAL DE ACABAR COM E/OU CONTRA A IMPUNIDADE

DIA MUNDIAL DA AQUARELA

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA

DIA DA CAPOEIRA FLUMINENSE

DIA DE FIBONACCI

DIA DO INÍCIO DA INTENTONA COMUNISTA NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Japoatã- Macambira (Sergipe) São Jorge D'Oeste (Paraná) Comodoro (Mato Grosso) Jaguarão - São Nicolau (Rio Grande do Sul) Vilhena (Roraima) Ibiapina (Ceará) São José do Peixe (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LEDA LIMA MONTANHEZ (Lions Clube de Valparaíso /SP) EDIVALDO LUIZ PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) ANTONIO PAULO CALIENTO (IPDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Centro /SP) ANA MÁRCIA DA PAZ (Lions Clube Rio de Janeiro /RJ)  VINICIUS MARTINO (Garça /SP)  Flávio Augusto Spigolon (Equipe 10 Nossa Senhora das FAMÍLIAS-Setor de Garça /SP) AMANDA CARVALHAL ALTAFIM (Dentista-Vera Cruz /SP) Ana Lucia Molina Bez (Garça /SP) RAFAEL MARÇAL (Garça /SP) SIMONE FRANCO ZANCOPÉ (Massas Paulista-Garça /SP) LUIZ ALBERTO ALVES SANTOS (Garça /SP) JOSÉ RIBEIRO (Jundiaí /SP) MARIA OLIVIA GONÇALVES PEREIRA PINTO (Jundiaí /SP) JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA (Irmão do Diogo-Umuarama /PR) MARCO ANTONIO RIBEIRO NONATO  (Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA FELICIDADE de Roma e SETE IRMÃOS 

SÃO COLUMBANO

SÃO CLEMENTE I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra – Lc 21,5-11

 

 

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os reinos deste mundo são frágeis e passageiros. Só o Todo-poderoso pode construir um reino estável: viva esperança para o povo oprimido. Bendigamos ao Senhor “pelos séculos sem fim”.

 

– Oração 

 

PAI, TEU FILHO JESUS É SINAL DE TUA PRESENÇA NO MEIO DA HUMANIDADE. QUE EU SAIBA ACOLHÊ-LO COMO MANIFESTAÇÃO DE TUA MISERICÓRDIA, E SÓ NELE COLOCAR TODA A MINHA SEGURANÇA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Levantai, Ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                          23 de novembro de 2021 3ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Por mais belos que sejam, os monumentos e obras humanas se transformam em ruínas e desaparecem. Deus é a rocha inabalável em que somos chamados a depositar total confiança. 

 

1ª Leitura (Dn 2,31-45) – O Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: 31“Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador. 32A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze; 33sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro. 34Estavas olhando quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços; 35então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra. 36Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença. 37Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória; 38ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro. 39Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze e dominará toda a terra. 40O quarto reino será forte como ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos. 41Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido. 42Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço. 43Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá decerto ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro. 44No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre. 45Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,57-61

 

Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 

 

– 23 de novembro de 2021 3ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não ficará pedra sobre pedra.  (Lc 21,5-11)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Permanece fiel até a morte, / e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Peçamos ao Senhor que nos dê discernimento”

 

Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!”

(Lucas 21,8).

A advertência de Jesus ontem é para hoje, amanhã e enquanto durar o tempo. Cuidado! Cuidado para não sermos enganados, porque facilmente somos enganados pelas coisas do mundo, somos enganados pelos vendedores, pelos que nos oferecem suas propagandas nos meios de comunicação. Agora, com as redes sociais, tão facilmente nos deixamos ludibriar. Cuidado com aquilo que os olhos veem, cuidado com aquilo que atiça os nossos sentidos, com aquilo que os ouvidos estão escutando! Cuidado, porque tem muita coisa que nos seduz, mas nos ilude e engana. Nem tudo que parece é o que é realmente, nem tudo o que está na capa é o que está dentro, nem tudo o que aparenta ser brilho tem realmente brilho.

 

“É preciso, nos tempos em que vivemos, muito discernimento. Há muito engano, muitas ilusões e distorções com a Palavra de Deus”

 

É preciso esperteza; e talvez a palavra esperteza nem caiba tão bem aqui, pois é preciso mesmo a sabedoria que nos dá discernimento para sabermos separarmos uma coisa da outra, o que eu falo do mundo em que nós estamos, das realidades temporais. É preciso dizer, inclusive, também no aspecto religioso e espiritual.

 

Muitos falam de Jesus, gritam o nome de Jesus, expressam o nome de Deus para tudo quanto é coisa! É Deus aqui e acolá, inclusive agitam situações em nome de Deus, fazem chantagens religiosas, ameaças de levar para o Céu ou de perder o Céu, de levar para o inferno ou de tirar do inferno. Há muitos que vem em nome de Deus e O verbalizam o tempo inteiro, na igreja, fora da igreja, na sociedade.

 

Falar de Deus virou moda, usam o nome d’Ele para instrumentalizar situações psíquicas, psicológicas, políticas, ideológicas. “Cuidado, muitos virão em meu nome enganando; e não sou eu que estou falando, não sou eu que estou fazendo”, então, se já ouvimos Jesus dizer: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino do Senhor” (Mateus 7,21), e nem todo aquele que vem em nome do Senhor significa que é do Senhor.

 

É preciso, nos tempos em que vivemos, muito discernimento. Há muito engano, muitas ilusões e distorções com a Palavra de Deus, com o nome de Deus e com as coisas d’Ele. Quem tem sabedoria use, peça a Deus discernimento. Deixemos, sobretudo, que a sabedoria da Igreja, Mãe e Mestra, fiel Esposa do Senhor, ajude-nos a caminhar nos tempos em que vivemos para não sermos enganados com as ilusões religiosas dos nossos tempos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A imponência do templo oferece segurança aos chefes religiosos, que continuam identificados com as estruturas sociais, políticas e religiosas. Jesus esclarece que tudo será destruído; não restará pedra sobre pedra. Querem então saber quando acontecerá a destruição. Jesus não apresenta nenhuma data, mas adverte contra os falsos Messias que surgirão dizendo: “Sou eu… o tempo está próximo”. Não sigam essa gente. Com a invasão e tomada de Jerusalém pelos romanos no ano 70, muitos pensavam que tinha chegado o fim do mundo. Jesus esclarece que “não será logo o fim”. Será o fim apenas de uma fase da história. Jesus amplia o discurso e adverte seus discípulos de que sempre haverá guerras, terremotos, fome e epidemias, que marcam uma fase seguinte na história da humanidade.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, contigo aprendemos que nada neste mundo é para sempre. Mesmo o templo, que parecia indestrutível, acabará em ruínas. Ajuda-nos, Senhor, a concentrar nossos interesses e energias sobre valores perenes, como a prática da justiça, do amor e da solidariedade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,5-11 - "...grandes sinais serão vistos no céu..."

Oração Inicial
A confiança e a esperança são características que precisam ser testemunhadas na vida dos seguidores de Jesus. Peçamos que elas estejam presentes em nosso dia. Deixemo-nos conduzir pelo Senhor e acolhamos a sua Palavra.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

Jesus Divino Mestre, dai-nos a graça de escutar e amar a vossa palavra, para que produza fruto em nossos corações. Falai, Senhor, que vosso (a) discípulo (a) vos escuta.

1. Leitura (Verdade)

“Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?” Essa é a pergunta que os discípulos fazem a Jesus no Evangelho de hoje. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras que mais se destacam. Quais são as palavras de Jesus? Qual é a preocupação dos discípulos? Qual é a mensagem central do Evangelho?

 

“O Templo de Jerusalém era símbolo da herança religiosa de Israel. Com o passar do tempo, tornou-se instrumento de ostentação e poder. Pela terceira vez, Jesus prediz a destruição do faustoso Templo de Jerusalém, construído por Herodes Magno. Isso acabou acontecendo no ano 70. Na resposta, Jesus relaciona o fim de Jerusalém com o fim do mundo. A linguagem apocalíptica é uma das características do fim do ano litúrgico e começo do Advento. Ela não indica o fim, mas um novo começo. As coisas velhas, simbolizadas pelo Templo, pelas leis e tradições, são esgotadas e ultrapassadas. O novo começa com a Ressurreição e permanecerá para sempre. Nós somos as pedras vivas do templo de Deus. Nós somos a Igreja.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia novamente o Evangelho e identifique o caminho que Jesus lhe indica.

O evangelista Lucas nos narra a preocupação dos discípulos com relação ao fim dos tempos: “Quando vão acontecer essas coisas? Qual sinal identificará que o fim dos tempos está próximo?” Quantos de nós já nos questionamos como os discípulos? Catástrofes ambientais, guerras… São sinais de que o fim está próximo? O Evangelho é um convite a não ficarmos apavorados ou correndo atrás de sinais e discursos sobre o fim dos tempos. Importante é viver bem o presente, depositando a nossa confiança no Senhor e cultivando valores que não passam e não serão destruídos, como o amor, a misericórdia, a justiça… O futuro pertence a Deus e estamos em suas mãos. Se Cristo é o centro de nossa vida, por que o fim dos tempos nos causa preocupação?

Qual ensinamento Jesus lhe transmite por meio desta Palavra?

Peça ao senhor que lhe ajude a discernir, entre as tantas opiniões e informações de nosso tempo, os caminhos de seu Espírito.

3.Oração (Vida)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia.

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, coloque-se diante de Deus e reze com todo o seu ser. Ele está com você e deseja escutar a sua voz. Apresente-lhe sua vida e a vida de seus irmãos e irmãs.

Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Que essa benção desça sobre você, sua família, seus trabalhos e suas decisões.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário