segunda-feira, 22 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. – (Lc 21,1-4)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 22 DE novembro de 2021 (segunda-feira) 326 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“MANTENHA-SE FORTE DIANTE DO FRACASSO E LIVRE DIANTE DO SUCESSO."

(Jean Cocteau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA MÚSICA

DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO

DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL

DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL

DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

DIA DO RECICLADOR

DIA DE DAR UMA VOLTA

DIA DO PASSEIO

DIA DO EMPRESÁRIO JUNIOR

DIA DA REVOLTA DA CHIBATA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) EM TERESINA

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU OSCAR NIEMEYER EM CURITIBA-PR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Niterói (Rio de Janeiro) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins/SP)RENATO  CESAR  DE FREITAS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)CLAUDIA VIANNA (Vera Cruz /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó62ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA CECILIA

Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.

TOMÁS REGGIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ela ofereceu tudo que tinha para viver – Lc 21,1-4

 

 

Louvem as virgens o nome do Senhor, porque só ele é excelso; sua glória excede a terra e o céu (Sl 148,12ss)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cecília viveu na Itália no século 3º. Dedicou-se à caridade para com os pobres e foi vítima das perseguições contra os cristãos. É uma das sete mulheres mencionadas na 1ª Oração Eucarística, chamada de Cânon Romano. É invocada como padroeira da música e do canto sacro. Rezemos por todos os que, nas comunidades, nos ajudam a celebrar cantando.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO DE POBRE, CAPAZ DE PARTILHAR ATÉ DO QUE ME É NECESSÁRIO, PORQUE CONFIO TOTALMENTE NO TEU AMOR PROVIDENTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede favorável às nossas preces pela intercessão de santa Cecília.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

              22 de novembro de 2021 2ª-feira da 34ª Semana Do Tempo ComumSANTA CECÍLIA, VIRGEM E MÁRTIR

– Liturgia da Palavra 

Atento a toda boa obra, Jesus elege a viúva pobre como modelo de generosidade e desapego, pois ela “ofertou tudo quanto tinha para viver”. Doa a própria vida. 

 

1ª Leitura (Dn 1,1-6.8-20) – Não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses. 3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus. 5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu serviço. 6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar. 9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhes: “Tenho medo do rei, meu senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei”. 11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias: 12“Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber; 13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados”. 14O homem, depois de ouvir essa proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei. 16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões. 18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que havia em todo o reino. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3

 

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

 

– 22 de novembro de 2021 2ª-feira da 34ª Semana Do Tempo ComumSANTA CECÍLIA, VIRGEM E MÁRTIR

– Evangelho do dia 

 

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.  (Lc 21,1-4)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44). .

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus vê as intenções do nosso coração”

 

Ele disse: ‘Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos”

(Lucas 21,3).

Jesus está ali na Sua cidade em Jerusalém vendo a cena: as pessoas vão ao templo e cada um lá deposita o que quer. Uns até depositam grandes quantias, vão lá à vista de todos e colocam no tesouro do templo o seu dinheiro, a sua oferta, as suas moedas.

 

Jesus não olha para a grandeza humana, não olha para a quantidade que sai do coração do homem, Ele olha para a intenção da alma, porque Deus não vê as aparências, Ele vê o coração.

 

Uma pobre viúva, que mal tinha para si… O fato de ser viúva, naquele tempo, já era praticamente o sinônimo de ser pobre, e muitas delas eram descuidadas, desamparadas. Mas essa viúva era pobre mesmo, ela não tinha o seu sustento, e o pouco que tinha, tirou e ofertou para Deus.

 

“Jesus não olha para a quantidade que sai do coração do homem, Ele olha para a intenção da alma”

 

Olho a beleza do coração humano de tantas almas generosas, de pessoas simples, mas que, simples mesmo, dão o melhor de si para Deus. A primeira coisa, como precisamos ter um respeito, uma veneração, um amor, uma generosidade para com a generosidade dessas pessoas, porque quem está reconhecendo a preciosidade das pessoas generosas é Jesus.

 

Somos movidos pelos sentimentos mundanos até na igreja. Às vezes, achamos mais importante aquela pessoa que aparece de vez em quando, dá um cheque, faz isso e faz aquilo; e pode ser que, humanamente, na visão mundana, tenha um valor essa pessoa, porque ela dá mais. Não! Deus olha aquele que dá com o coração generoso, despretensioso, que não quer ser reconhecido, não quer ser valorizado pelo que dá, não quer placa, não quer engrandecimento, não se envaidece. Essa pessoa faz na gratuidade, não faz para os homens, mas sim para Deus.

 

Quando fores ofertar qualquer coisa — dízimo, oferta da igreja, uma contribuição —, faça com o coração, sem jamais querer reconhecimento, e não faça para os homens, não queira mérito, pois o nossos mérito vamos receber na eternidade. Como é eterno o mérito dessa pobre viúva, como é eterno o mérito de tantos pobres porque são generosos na sua imensa pobreza!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os ricos depositam moedas no tesouro do templo, e uma viúva pobre ali coloca duas pequenas moedas. Os gestos são semelhantes, mas um abismo de diferença separa os ricos e a viúva pobre. Ela entrega tudo o que tem para viver, doa a própria vida. Os ricos, ao invés, ofertam suas sobras, sem que isso interfira na sua porção de alimento, nem nas vestes, nem na saúde. E ainda cabe uma dúvida: teriam eles dado generosamente aquela quantia? Não passou pela cabeça de nenhum deles uma onda de vaidade, o desejo de aparecer? Conforta-nos saber que Deus conhece o íntimo de todos os seus filhos e filhas, e nada lhe passa despercebido. Só o Senhor tem condição de avaliar a sinceridade dos nossos atos. Estará em boas mãos tudo o que for feito gratuitamente para Deus.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, entre os ricos que depositavam, no tesouro do templo, “parte do que tinham de sobra”, observaste uma viúva que ofertou “tudo o que tinha para viver”. Concede-nos, Senhor, desapego dos bens terrenos e generosidade para partilhá-los com os necessitados. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,1-4 - A viúva deu tudo o que tinha para viver

Oração Inicial
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário e reflita sobre o contexto em ele foi escrito. Quais são as palavras e os gestos de Jesus? A quem se destina sua mensagem? Detenha-se nas palavras que mais chamarem sua atenção e permaneça alguns instantes em silêncio, para compreendê-las melhor.

 

“Deus não é bom contabilista. Ele não avalia as moedas que oferecemos pelo seu valor comercial; ele pesa as nossas moedas. O olhar de Jesus é capaz de ver toda a realidade a partir do Reino de Deus. A viúva serve de modelo de um povo privado do necessário e esquecido pelos dirigentes, ou, ainda, explorado por eles. Ao mesmo tempo, representa o povo bem-disposto, que espera em Deus e é capaz de lhe dar tudo o que tem. A viúva depositou no cofre duas “leptas”, moedas gregas de pouquíssimo valor. Era tudo o que ela tinha. Aos olhos do Pai, foram moedas de ouro, moedas de confiança e moedas de agradecimento. Ela deu mais do que todos; ela deu tudo a Deus, o Senhor de sua vida. A recompensa será infinita.”

 

2. Meditação (Caminho)

Olhando minha vida no presente, o que Deus me diz?

Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala da pobre viúva… Qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta em seu coração.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de fazer as coisas por amor, mesmo os pequenos e simples gestos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com a ostentação ao fazer obras que nos expõem. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário