segunda-feira, 2 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna. – (Jo 6,22-29)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 02 DE MAIO de 2022 (segunda-feira) 122º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODO O TRABALHO É VAZIO A NÃO SER QUE HAJA AMOR.

(Robert Collier)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Ética

DIA NACIONAL DE LUTA PELA CIDADANIA, DIGNIDADE E DIREITOS HUMANOS NA POLITICA NACIONAL SOBRE AS DROGAS

DIA DO TAQUÍGRAFO

DIA do Atum

DIA do Lamento ao Mármore

DIA do Bebê

DIA do Imigrante Libanês

DIA do Lamento ao Mármore

DIA do Início da Semana da Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo-SP

DIA da Fundação do Jornal Valor Econômico em São Paulo-SP

DIA da Fundação do Passeio Público de Curitiba-PR

DIA da Fundação do VLT do Cariri-CE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guapiara (São Paulo) Cutias - Itaubal - Pedra Branca do Amapari - Porto Grande - Pracuúba (Amapá) Baependi - Uberaba (Minas Gerais) Umbuzeiro (Paraíba) Glória de Dourados (Mato Grosso do Sul) Ivaté (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO PAULO BARILE e LUCAS BARILE (PRIMOS BAURU /SP)AWDREY CAROLINE TEIXEIRA (PRIMA BAURU /SP) ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA (Garça/SP) PAULO HENRIQUE FELIX (Contador Judicial SP-EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) VIVIAN COUTINHO C. S. BORTOLUCCI  (Lions Clube Agudos Açucena da Serra /SP)AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP) LÉO SANTIAGO (LEO Clube Osvaldo Cruz /SP) JULIANO NAPOLITANO (Engenheiro Agrônomo Santos /SP) WILSON DA SILVA (Garça /SP) IVETE SOUBHIA (Garça /SP)  SONIA MIRANDA SERRA (Garça/SP) ALDO HATIRO TANABE (Garça /SP) ADILSON ADORNI (Garça /SP) ANA VARJÃO (Professora Garça/SP) LETICIA MAITAN PELOGIA (Garça/SP) SILVANA LUCAS (Garça /SP) ROBERTO OGURO (Garça /SP) ROSA APARECIDA DE VITO (CAFELÂNDIA /SP)MICHELE DE GRANDI (São Paulo /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: VÂNIA APARECIDA QUINHONEIRO e AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP)ANDREA REGINA PALARO FRASCARELI e JOSÉ AURELIO FRASCARELIó2003ó19ANOS  (Lions Clube de PEDERNEIRAS /SP)SELEIMAR APARECIDA FAZION BATISTA e ANTÔNIO ALVES BATISTAó1981ó41ANOS  (Lions Clube de OSVALDO CRUZ /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó49 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SantO Atanásio

 Atanásio de Alexandria (Egito, 295-373), tornou-se secretário de Alexandre, bispo de Alexandria, era corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Em 337, com a morte de Constantino, Atanásio voltou a Alexandria, organizando a defesa da ortodoxia, com o apoio dos monges do deserto, chefiados por S. Antão. Atanásio passou o resto de sua vida em fases alternadas de exílio e relativa calma, dependendo da orientação religiosa do imperador. Faleceu em Alexandria, no dia 2 de maio de 373.

Santa Vilborada

SantO Antonino Bispo

SantO Hespério

Beato Boleslau Strzelecki

Beato Guilherme Tirry

Beato Nicolau Hermansson

SÃO Ciríaco da Turquia

SÃO JOSÉ bENEDITO CATOLENGO

SÃO Félix Diácono

SÃO Gualberto Abade

SÃO JOSÉ Maria Rúbio Peralta

SÃO JOSÉ Nguyen Van Luu

SÃO Longinos

SÃO Teódulo da Turquia

SÃO Vindemial

SÃO Z

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Buscamos Jesus como o enviado do Pai que nos chama à conversão. Há sempre a tentação de O buscarmos apenas para resolver nossos problemas: Que devemos fazer para praticar as obras de Deus? – Jo 6,22-29

 

 

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus, aleluia! (Sl 36,30s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Atanásio nasceu no ano 295 em Alexandria do Egito, onde foi bispo, e lá faleceu em 373. Exímio defensor da divindade de Cristo, participou ativamente do Concílio de Niceia, no ano 325. Vítima de pesadas calúnias, por diversas vezes sofreu o exílio. Escreveu a Vida de Santo Antão, de quem era amigo e admirador. Inspirados por esse santo doutor da Igreja, renovemos nossa fé em Cristo e sejamos fiéis cumpridores de sua mensagem.

 

– Oração 

 

ACOLHAMOS O CONVITE DE JESUS PARA TRABALHARMOS PELO ALIMENTO QUE NÃO PERECE E QUE PERMANECE ATÉ A VIDA ETERNA. ESSE ALIMENTO É O PRÓPRIO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 02 de maio de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Para realizar as obras de Jesus, é necessário deixar fora os interesses pessoais e “trabalhar não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna”. Acolhamos a sabedoria do Espírito que nos vem da Palavra de Deus.

 

 

1ª Leitura (At 6,8-15) – Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao sinédrio. 13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”. 15Todos os que estavam sentados no sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

 

 

– 02 de maio de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.   (Jo 6,22-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda Palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3ª SEGUNDA-FEIRA PÁSCOA – C

Santo Atanásio, bispo (Egito, séc. 3-4)

 

“Quando encontraram Jesus no outro lado do mar, perguntaram-lhe: - Rabi, quando chegaste aqui? Jesus respondeu: - Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.”

(João 6,25-27).

 

Jesus, após a multiplicação do pão, o senhor retirou-se, porque queriam proclamá-lo rei.

Mas, a multidão saiu à sua procura, sem entender porque tinha se retirado.

Na resposta àquelas pessoas, havia certa tristeza em suas palavras, quando lhes afirmou que não haviam entendido nada daquele milagre.

Mais do que acolher a sua Palavra e buscar o seu Reino, eles estavam interessados apenas em comer e ficar satisfeitos.

Não buscavam o senhor, mas os seus milagres que atendiam às suas necessidades materiais.

O senhor começa então a dar-lhes uma grande catequese, a partir da multiplicação do pão.

Exorta a multidão a não buscar apenas o alimento que se perde, mas que se esforce pelo alimento que pode lhes dar a vida eterna.

O senhor fora marcado pelo Pai, para ser o nosso Pão da vida.

Quem acreditasse no senhor como Filho de Deus, enviado pelo Pai, encontraria o alimento que não se perde, mas permanece em nós para nossa vida eterna.

 

Senhor há muitos modos de procurar pelo senhor, e nós também quase sempre corremos atrás do senhor para que atenda nossos interesses imediatos de saúde, de bem estar, de necessidades materiais.

Nem sempre estamos interessados em viver na sua graça e obedecer à sua Palavra.

Ficamos preocupados em cuidar do nosso corpo, sem perceber que o mais importante é dar um sentido maior para a nossa vida.

Somente o senhor é o Pão da vida, capaz de nos purificar de nossos pecados, de curar nossas feridas internas, e de alimentar a nossa sede de amor e de verdade, e a nossa fome de justiça e de paz.

É a partir desse alimento dado pelo senhor, que a nossa vida começa a se tornar eterna, porque nos fará ressuscitar.

Senhor, dê-nos sempre desse Pão!

 

Maria santíssima, ajude-nos a valorizar a comunhão eucarística como um encontro de união e de amor com seu Filho, e de justiça e de paz com o nosso próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A presença de Jesus encanta e fascina; ao mesmo tempo, essa presença desperta interesses que devem ser bem discernidos. A multidão, ao procurar Jesus, busca satisfazer sua necessidade imediata que é o pão; este pão, de fato, é importante e necessário, mas Jesus convida o povo que o segue a dar um passo a mais e, dessa forma, buscar o pão que não perece. Ele, Jesus, é esse pão que não se perde; contudo, para percebê-lo como pão de Deus, é preciso ter fé; sem a fé, que é dada por Deus, corremos o risco de permanecermos na esfera superficial da vida e seguirmos sempre em busca de quem nos satisfaz imediatamente. É possível que lancemos um olhar ao nosso redor e busquemos perceber, hoje, como se estabelece nossa relação com Jesus: é uma relação de fé, de conversão ou se trata de uma relação interesseira?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 6,22-29 – O povo procura Jesus

 

Oração Inicial


No início de mais uma semana, em sintonia com a Palavra de Deus, acolhamos o convite de Jesus para trabalharmos pelo alimento que não perece e que permanece até a vida eterna. Esse alimento é o próprio Jesus. Que Ele nos acompanhe neste dia, em nossos trabalhos, relacionamentos, em todas as atividades que realizarmos, e nos sacie com seu amor e sua paz.

 

Oração: Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico. Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

 

1. Leitura (Verdade)

Depois de uma leitura atenta, detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção. O que procura a multidão? Quais perguntas a multidão dirige a Jesus? Em que contexto se dá o encontro do povo com Jesus e o que Jesus responde às multidões que o procuram?

 

“O povo que tinha presenciado a multiplicação dos pães voltou no outro dia, em maior número. Não encontrando Jesus no mesmo lugar, atravessaram o lago e foram a Cafarnaum a sua procura. Jesus os interpelou: não o estavam buscando por causa dos sinais que viram, mas por causa do pão que comeram. No Evangelho de João, são apresentados sete sinais ou milagres, nos quais se manifesta o mistério da presença de Jesus e de sua missão. Jesus observa que eles estão movidos apenas pelo interesse da comida ou do encantamento com o que tinham visto. Um bom ensinamento para nós. Buscamos Jesus como o enviado do Pai que nos chama à conversão e à vida. Há sempre a tentação de o buscarmos apenas para resolver nossos problemas.”

 

2. Meditação (Caminho)

O Senhor se dá em alimento a nós todos os dias, na Palavra e na Eucaristia, para que nele tenhamos vida. Nele encontraremos a força, a paz, o sustento para nossa caminhada, a certeza de que sua presença nunca nos faltará.

 

O que pedimos em nossa oração? Em que situações procuramos em Jesus a resposta? A obra de Deus é crer em Jesus. Para você, o que significa crer em Jesus?

 

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa Nova. Amém

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração?

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos de Deus que esta Leitura Orante despertou em mim, hoje?

 

Bênção

 

 

“A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário