domingo, 1 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o a eles. E fez a mesma coisa com o peixe. – (Jo 21,1-19)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 01 DE MAIO de 2022 (DOMINGO) 121º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA.

(Robert Collier)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO TRABALHO

DIA DO Trabalhador

DIA o Combate ao Câncer de Pele

DIA da Literatura Brasileira

DIA da Ascensão do Mestre Saint-Germain

DIA de Ayrton Senna

DIA do Ex-Combatente

DIA da Mãe Ganso

DIA do Rinoceronte

DIA do Riso

DIA da Ação Social Batista

DIA da Fundação do Estádio Governador João Castelo (Castelão) em São Luís-MA

DIA da Fundação do Operário Ferroviário Esporte Clube de Ponta Grossa-PR

DIA da Fundação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em Goiânia

DIA da Fundação do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso em Cuiabá

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): MURUTINGA DO SUL - 68 anos - Buritizal (São Paulo) Glória - Paripiranga (Bahia) Abreulândia (Tocantins) Assai - Primeiro de Maio (Paraná) Inhumas - Serra do Navio (Goiás) Ibicaré (Santa Catarina) Parobé - São Sebastião do Caí (Rio Grande do Sul) São José dos Ramos (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: BENEDITA ANDRÉ DE CARVALHO (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) DAIANA RIBEIRO FERREIRA MARIUSSO (EQ 13 ENS de SCHOENSTATT do Setor de Garça /SP) ERICA CRITINA BOROTTA CALEGARE (EQ 06 ENS de SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) CLAUDINÉA DE JESUS PEREIRA GARCIA “NÉIA”  (Garça /SP)GILBERTO TAKASHI KANASHIRO (Garça /SP) LISLAINE SILVA (Lions Clube de Guaraçaí /SP) ANTONIO BENTO PEREIRA (Lions Clube de Pedro Leopoldo/MG) LAUDIR POLTRONIERI ROSA (Lions Clube de Vitória /ES)NILMA CARVALHO SITA (Garça/SP) ALESSANDRA MEDEIROS MORAIS (Garça/SP) CLEIDE ASSEM DE SOUZA (Garça /SP) EDMAR ROSA EDUARDO (Sisadcon Garça /SP) JOSE ROBERTO BELLINI (São José dos Campos /SP) DALCIO HENRIQUE DA SILVA (Vera Cruz /SP)MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça /SP) REGINA SILVA (Garça /SP) WALTER BARRETTO JR. (Garça /SP) MARLENE TEREZINHA GAVAZZI CABRERA (Marilia /SP) FERNANDO GIGUEIRA BENTO (Cidade do México)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CÉLIA REGINA A. MAGALHÃES e JOSE LUIS DE SOUZA MAGALHÃES ó1981ó41ANOS (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Líbano

Nossa Senhora do Trabalho

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Esta memória de São José, o carpinteiro de Nazaré e o protetor dos operários, faz-nos reconhecer a importância do trabalho como contribuição ao plano divino da salvação. Celebremos em comunhão com todos os trabalhadores, que sustentam com dignidade suas famílias, e também com os desempregados

SÃO PEREGRINO LAZIóSI

SÃO Jeremias

São Torcato

São Teodardo

São Segundo

São Segismundo

São Ricardo Pampúri

São Pio V

São João Luís Bonnard

SÃO Ctesifonte

SÃO Clemente Steptyckyj

SÃO Cecílio de Elvira

São Brioco

Beato Aldebrando

Beato Juliano Cesarello

Beato Vivaldo de São Geminiano

BeatA Mafalda de Portugal

BeatA Petronila

Santo Orêncio

Santo Indalécio

Santo Hesíquio de Carcesa

Santo Eufrásio

Santo Asafo

Santo Agostinho Schoeffler

Santo Amador Bispo

Santo Andéolo

Santo Arísio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: É na proximidade com a Palavra de Deus que nós encontraremos o Senhor, ouviremos a sua Palavra e acolheremos a vida que Ele nos oferece: Sim, Senhor, tu sabes que te amo – Jo 21,1-19

 

 

Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65,1s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em comunhão com a Igreja celeste, somos reunidos pelo Espírito em torno do Cordeiro imolado, que vive para sempre. A ele glorifiquemos e demos graças, pois nos alimenta com a Palavra proclamada e o Pão partilhado. Desafiados a responder à pergunta “vocês me amam?”, queremos nos dispor a seguir o Senhor como testemunhas da ressurreição.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PRESENÇA DO RESSUSCITADO REFORCE A COMUNHÃO COM MEUS IRMÃOS E MINHAS IRMÃS DE FÉ, A FIM DE PODERMOS ATRAIR PARA ELE MUITAS OUTRAS PESSOAS DE BOA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 01 de maio de 2022 - 3º Domingo da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  A Palavra fortalece nossa obediência a Deus e nos ajuda a reconhecer a presença de Cristo na vida da comunidade, chamada a viver a partilha e desafiada a amar o Senhor.

 

 

1ª Leitura (At 5,27b-32.40b-41) – Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo,  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. 27O sumo sacerdote começou a interrogá-los, dizendo: 28“Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o guia supremo e salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 40Então mandaram açoitar os apóstolos e proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 30(29)

 

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes.

 

 

2ª Leitura (Ap 5,11-14) – O Cordeiro imolado é digno de receber o poder e a divindade.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, vi 11e ouvi a voz de numerosos anjos, que estavam em volta do trono, e dos seres vivos e dos anciãos. Eram milhares de milhares, milhões de milhões, 12e proclamavam em alta voz: “O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor”. 13Ouvi também todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, e diziam: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre”. 14Os quatro seres vivos respondiam: “Amém”, e os anciãos se prostraram em adoração daquele que vive para sempre. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 01 de maio de 2022 - 3º Domingo da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o a eles. E fez a mesma coisa com o peixe.   (Jo 21,1-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo ressurgiu, por quem tudo foi criado; / ele teve compaixão do gênero humano.

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

[Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3º DOMINGO DA PÁSCOA – C

 

“Pela terceira vez, [Jesus] perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo’. Jesus disse-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas”

(João 21,17:).

 

Jesus, após a sua Ressurreição, os seus seguidores começaram a organizar-se em comunidades.

O senhor previa que iriam surgir disputas de poder dentro dos grupos, competição entre carismas e outras fragilidades que viciam desde sempre a convivência humana e social.

Era a sua Igreja nascente, cheia de ardor missionário, mas condicionada por uma sociedade que poderia lhe impor a sua mentalidade de poder e de riqueza. Afinal, a Igreja não passava de uma pequena barca no imenso mar do império romano e de outros impérios, que vieram depois.

O diálogo do senhor com Pedro insistia naquilo que deveria ser essencial para apascentar o rebanho de discípulos: amar o senhor de todo coração e conduzir o seu rebanho com amor.

O amor deveria fazer a diferença entre a sua comunidade pascal e as sociedades civis e religiosas do mundo.

Somente a opção pelo amor deu direito a Pedro e a todos nós de seguir o senhor, de sermos seus discípulos-missionários.

 

Senhor, nós estamos ainda no início de um novo milênio e de um novo século.

Corremos o risco constante de sermos contaminados pelas ideias e estruturas do nosso tempo, que estão sempre contradizendo o seu Reino de vida e de amor, de justiça e de paz.

Necessitamos que continue perguntando a cada um de nós: “Tu me amas?

E que possamos responder como Pedro: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.

E que toda a Igreja, pela voz do nosso Papa, dê a mesma resposta de amor  de Pedro ao senhor, para que a sua autoridade seja sempre de quem sabe amar porque é amada.

 

Maria santíssima, Mãe do belo amor, toda a ternura do seu Filho se espelha em seu olhar materno por todos nós. Faça-nos compreender que ser cristão é dar uma resposta de amor ao amor redentor de seu Filho amor infinito por nós. Não temos outro caminho de salvação nem de felicidade, hoje e por toda a eternidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Segundo os estudiosos, o capítulo 21 do Evangelho de João é um acréscimo posterior. Não podemos tomar este texto (e outros) como uma crônica jornalística. O autor quer informar sobre a experiência que os apóstolos fizeram do Ressuscitado. O texto de hoje é claramente dividido em duas partes: a pesca abundante e a missão de Pedro. O relato da pesca pode demonstrar a crise que a comunidade está passando: pesca infrutífera numa noite. Com o amanhecer de um novo dia (alusão à nova realidade a partir da ressurreição de Jesus), os apóstolos descobrem a presença de Jesus e, a seu mando, conseguem grande pesca. Sem a presença do Ressuscitado, a missão da Igreja pode estar destinada ao fracasso. O fruto da missão depende da presença e da adesão à palavra de Jesus, que os convida a jogar a rede. Como para os discípulos, para nós também nem sempre é fácil perceber a nova realidade da presença do Ressuscitado. A partir da percepção da sua presença, nossa vida terá sentido e nossa missão dará resultados. Para conhecer e seguir fielmente o Mestre e conduzir a comunidade, é indispensável o amor. A pergunta a Pedro – você me ama? – hoje é dirigida a cada um de nós. O amor é o que nos identifica como cristãos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 21,1-19 - Jesus no nosso quotidiano

 

Oração Inicial


Hoje é dia do trabalho, e na liturgia fazemos memória de São José Operário.

A Liturgia do 3º domingo da Páscoa vem nos mostrando que Jesus ressuscitado se manifestou aos seus discípulos de muitas maneiras. Hoje, faremos a leitura orante do encontro de Jesus com os discípulos à beira do Mar de Tiberíades. É na proximidade com a Palavra de Deus que também nós encontraremos o Senhor, ouviremos a sua Palavra e acolheremos a vida que Ele nos oferece.

 

Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos, a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar a alegria dos justos. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto de Jo 21,1-19. Depois, releia-o e procure recontar a narrativa. Em que contexto Jesus aparece aos discípulos? Por meio de qual gesto os discípulos o reconhecem?

 

“O Evangelho de João nos conta a terceira aparição de Jesus Ressuscitado. Jesus está na praia e aguarda Pedro e seus colegas que voltam da pescaria. Não tinham conseguido nada naquela noite. Da praia, Jesus dá uma orientação: lançar a rede à direita da barca. Com dificuldade, arrastaram as redes, com 153 grandes peixes. Com peixe no braseiro, Jesus os chama para comer. A presença de Jesus Ressuscitado na comunidade, depois de sua morte, manifesta-se na direção da ação dos discípulos (lancem as redes daquele lado), na eficácia da missão (a grande quantidade de peixes), na unidade da comunidade em expansão (a rede não se rasgou) e na Eucaristia que alimenta e fortalece os missionários (refeição de pão e peixe).

 

2. Meditação (Caminho)

Na Palavra deste domingo pascal, a comunidade de Jerusalém testemunha Jesus ressuscitado, mesmo diante da opressão, da perseguição, do sofrimento.

Reconheço Jesus como centro de minha vida e de minha missão como cristão?

Sou agradecido(a) pelo trabalho e pelas obras da sociedade, fruto do trabalho de meus irmãos?

 

 

3.Oração (Vida)

“Senhor, que dissestes: “Comerás o pão com o suor de teu rosto”, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar, há tanto desemprego! E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor, olhai pelos desempregados. Por isso hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora: (Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um bom emprego) Senhor, por intercessão de São José Operário, fazei com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar. Iluminai o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos, Senhor, naquela vossa Palavra: “Batei e a porta vos será aberta”. Iluminai os desempregados para baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo, Senhor, aos desempregados. Abri as portas de um emprego para estas pessoas: (Diga mais uma vez os nomes das pessoas) São José Operário, intercedei pelos desempregados. Senhor, eu confio na vossa graça. Senhor, eu confio no vosso poder.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

 

Bênção

 

 

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas: suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho. Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião. Afasta deste lugar toda inveja! Que teus anjos de Deus acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local. Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes. Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti. Por Cristo Jesus, amém!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário