quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. – (Mc 7,14-23)<<<---

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2024 (quarta-feira) 38º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODA GRANDE CAMINHADA COMEÇA COM UM SIMPLES PASSO.

(Buda)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

DIA de Selene - Deusa Grega da Lua e da Magia

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL ESTADO DE MINAS EM BELO HORIZONTE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista Revista Empresários – Rotariano-Santos /SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Bauru /SP)Vanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí /SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP) Demir Pacheco Ferreira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJ  Elaine Carvalho Castelo branco (DLA-6 Lions Clube de Belém Batista Campos /PA)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado - Garça /SP)MARIANA DA SILVA FONTES (Garça /SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Garça /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP) GABRIELA LIMA  (médica veterinária-Marilia /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó26ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó20ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó15ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RICARDO de Lucca

SÃO JOÃO DE TRIORA

SÃO LOURENÇO DE MANFREDÓNIA

SÃO LUCAS JOVEM

SÃO MÁXIMO DE NOLA

SÃO MOISÉS

SÃO ROMUALDO

SÃO PATÉRNIO

BEATO PIO IX

EUGÊNIA SMET

SANT A JULIANA

SANTO EGÍDIO DE SÃO JOSÉ

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?

Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial, mas é o amor que salva e cuida da Vida.

 

Antífona

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Exortação

 

Para que Salomão exercesse o direito e a justiça junto a seu povo, Deus lhe concedeu a sabedoria prática que ele havia pedido. A liturgia nos anime a cultivar no coração nossos dons e tudo aquilo que pode servir para a edificação de uma sociedade justa e fraterna.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE SEJAMOS PESSOAS TRANSPARENTES, COM UMA PROFUNDA HUMANIDADE E COM UM ANSEIO IMENSO DE FRATERNIDADE, DE JUSTIÇA E DE PAZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Velai, Senhor, nós vos pedimos com incansável amor sobre vossa família; e, porque só em vós coloca sua esperança, defendei-a sempre com a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de fevereiro de 2024 quarta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

O que torna o ser humano puro ou impuro – isto é, bom ou mau – não são as coisas que entram nele, mas a atitude sábia ou desordenada do seu coração. Só uma pessoa interiormente convertida pode dar testemunho da presença de Cristo.

 

 

1ª Leitura (1Rs 10,1-10) A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão.   Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos, que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”. 10Depois ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 36(37)

 

O justo tem nos lábios o que é sábio.

1. Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. / Fará brilhar tua inocência como a luz / e o teu direito como o sol do meio-dia. – R.

O justo tem nos lábios o que é sábio.

2. O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; / traz a aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho. – R.

O justo tem nos lábios o que é sábio.

3. A salvação dos piedosos vem de Deus; / ele os protege nos momentos de aflição. / O Senhor lhes dá ajuda e os liberta,  defende-os e protege-os contra os ímpios, / e os guarda porque nele confiaram. – R.

O justo tem nos lábios o que é sábio.

 

 

 

– 07 de fevereiro de 2024 quarta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.  (Mc 7,14-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/02/24 -      5ª QUARTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 7,14.21-23: “Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: - Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça... Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”

 

Senhor Jesus, novamente o senhor nos chama a atenção para o que realmente conta diante de Deus e que deveria ser tomado muito a sério por todos nós.

O senhor pede que olhemos para o nosso interior, muito mais do que para a nossa aparência e para o que os outros vêem e pensam de nós.

Trata-se do nosso coração, sede da nossa consciência e das nossas verdadeiras intenções, onde se elabora aquilo que realmente pensamos e sentimos de positivo ou de negativo.

Por isso, o senhor nos diz que é o que sai do interior ou do coração que nos torna puros ou impuros diante de Deus.

O bem, a verdade, a honestidade, o amor verdadeiro brotam do nosso coração, e revelam quais são de fato nossos sentimentos e nossas intenções.

Elas mostram até que ponto vivemos conectados com o seu Espírito divino.

Por outro lado, a maldade e a mentira, com todas as suas manifestações negativas, nascem também do nosso coração, quando o orgulho, o individualismo, a ambição desmedida, a malícia e tantas outras atitudes contaminam nossas ideias e sentimentos, ferem o próximo e alimentam a estrutura do mal em nosso mundo.

Senhor, apesar de sermos frágeis e de falharmos tantas vezes em nossos propósitos, conceda-nos a graça de enxergarmos com clareza o interior dos nossos corações, das nossas intenções e dos nossos atos.

Não permita que nos iludamos com as avaliações alheias, positivas ou negativas, mas que estejamos sempre atentos ao nosso coração, onde o senhor nos ilumina e nos guia sempre.

Que sejamos pessoas transparentes, com uma profunda humanidade e com um anseio imenso de fraternidade, de justiça e de paz.   

 

Mãe santíssima, cujo coração é imaculado porque nunca deixou penetrar nenhuma má intenção, interceda por nós, seus filhos e filhas, para que façamos parte daqueles bem-aventurados, que são puros de coração. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O discurso de Jesus diante da multidão é uma clara resposta aos fariseus e doutores da Lei, fixados na tradição do puro e impuro: “O que sai da pessoa, isso é que a torna impura”. Na sua catequese particular aos discípulos, Jesus “declarava puros todos os alimentos”. A impureza não vem de fora; é elaborada no coração. É aí que nasce todo tipo de malícia. Como se pusesse um espelho diante das pessoas, Jesus apresenta uma lista de pecados. Cada um veja em que precisa corrigir-se, convertendo-se para Deus. Os pecados fazem referência, principalmente, ao relacionamento com o próximo; indicam atitudes que prejudicam o amor fraterno. Ser puro diante de Deus é agir honestamente, favorecer a boa convivência social, auxiliar os necessitados, usar de misericórdia para com todos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando,

com todos os que navegam pelas mídias sociais:

 

Oração antes de ler a Bíblia

Jesus Mestre,

vós dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos

em meu nome,

eu estarei no meio deles".

Ficai conosco, aqui reunidos

Para melhor meditar e comungar

a vossa Palavra.

 

Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,

para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

 

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

 

Sois a Vida:

transformai nosso coração

em terra boa,

onde a Palavra de Deus

produza frutos abundantes

de santidade e missão.

 

1. Leitura (Verdade)

Lemos o texto do dia: Mc 7,14-23

 

 Naquele tempo, 14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20 Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

 

Refletindo

O que diz Jesus? Fala aqui de pureza e impureza segundo as tradições judaicas. Havia uma separação do sagrado e do profano.

Se a preocupação dos fariseus e escribas é essa separação, a preocupação de Jesus é outra. Ele se preocupa com a maldade que vem do coração pessoas: os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Isto é que é impuro para ele.

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para nós?

Como vivemos a pureza? Evitamos contato com pessoas doentes, sujas? Ou nos preocupamos com o nosso interior, o nosso coração? Por acaso temos maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo até em pequenas coisas, cometemos adultério, praticamos a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho? Se vivemos alguma destas impurezas será urgente uma reconciliação com Deus e o irmão, se nos consideramos amigos de Jesus. Os bispos reunidos em Aparecida, na V Conferência, disseram  sobre algumas contradições do mundo de hoje: "

 

Meditando

"As mudanças culturais modificaram os papéis tradicionais de homens e mulheres, que procuram desenvolver novas atitudes e estilos de suas respectivas identidades, potencializando todas suas dimensões humanas na convivência cotidiana, na família e na sociedade, às vezes por vias equivocadas.

A avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos. A publicidade conduz ilusoriamente a mundos distantes e maravilhosos, onde todo desejo pode ser satisfeito pelos produtos que têm um caráter eficaz, efêmero e até messiânico. Legitima-se que os desejos se tornem felicidade. Como só se necessita do imediato, a felicidade se pretende alcançar através do bem-estar econômico e da satisfação hedonista." (DAp 49-50).

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos em silêncio e, depois, com todos que rezam:

Oração depois de ler a Bíblia

 

Jesus Mestre,

vós dissestes que a vida eterna consiste

em conhecer a vós e ao Pai.

 

Derramai sobre nós

a abundância do Espírito Santo!

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça

no vosso seguimento,

porque sois o Caminho para o Pai.

 

Fazei-nos crescer no vosso amor

para que sejamos

como Apóstolo Paulo

testemunhas vivas do vosso Evangelho.

 

Com Maria,

Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos,

guardaremos a vossa Palavra,

meditando-a em nosso coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida,

tende piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

A partir da prática de Jesus, vamos viver com o coração puro.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário