terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. – (Mc 7,1-13)<<<---

 


  ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 06 DE FEVEREIRO de 2024 (terça-feira) 37º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL

DIA Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina

DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL

DIA DO HOMEM PRESBITERIANO

DIA DA AFRODITE - DEUSA GREGA DO AMOR, DA BELEZA, DO PRAZER E DA PROCRIAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA CONDÁ EM CHAPECÓ-SC

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO EM RECIFE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araruama (Rio de Janeiro) Brejo GrandePacatubaUmbaúba (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Cleverson ANTÔNIO Moreira (Lions Clube de Agudos /SP) Marta  Pilla Amaral  de Oliveira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Julia Maria  Santos Luiz (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Sheila  Irabi Mahmoud  Garcia (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI (Marilia /SP) DANIELE MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP)ADEMIR GARCIA (Garça/SP)Maria Elisa Arone de Souza (Dentista - Garça/SP)Bruno Specian (Grupo Escoteiro Santo Antonio- Rotary Club Aliança-Garça /SP)Bruno Pereira Corrêa (Garça/SP)Tereza Rodella (Garça/SP) FREI GILMAR VASQUES CARREIRA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG) PE. ANTÔNIO PADULA (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ELAINE EVARISTO SEMENSSATO e MARCELO SEMENSSATOó1999ó25ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)EDILENE CRISTINA SIQUEIRA DE DIO e MARCOS ANTONIO DE DIOó1988ó36ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)LUCIA BELASALMA RODRIGUES e JESUINO JOSÉ RODRIGUESó1972ó52ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Paulo Miki e companheiros Mártires do Japão

PAULO (Japão, 1562-1597), e seus COMPANHEIROS (religiosos e leigos) foram vítimas dos ataques que a igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.  

SANTO AMÂNDIO

SANTO ANTOLIANO

SANTO AFONSO MARIA FUSCO

SANTO GASTÃO

SANTA DOROTÉIA DE CESAREIA

SANTA RÉNULA

SÃO BRINOLFO ALGOTSSON

SÃO GASTÃO

SÃO GUARINO

SÃO MATEUS CORREA

SÃO MELO

SÃO SILVANO DE EMESSA

SÃO TEÓFILO DE CESAREIA

FRANCISCO SPINELLI

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Este povo me honra apenas com os lábios.Mc 7,1-13 - Coerência de vida

Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial, mas é o amor que salva e cuida da Vida.

 

Antífona

Alegram-se nos céus os santos que seguiram os passos de Cristo. Por seu amor, derramaram o próprio sangue; por isso, com ele exultam eternamente.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Exortação

 

Paulo, nascido no Japão em meados do século 16, jovem sacerdote jesuíta, morreu crucificado em 1597, juntamente com 25 companheiros, entre os quais outros jesuítas, franciscanos e cristãos leigos. Consta que, naquela época, duzentos mil cristãos foram martirizados. Não obstante a terrível provação, restou ali uma pequena comunidade cristã, que não deixou apagar a fé em Cristo. Deixemo-nos tocar pela valentia dos mártires e mantenhamos vivas a fé e a expansão do Evangelho.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PIEDADE, A QUAL ME LEVE A ESTAR EM PERFEITA SINTONIA CONTIGO, REALIZANDO AQUILO QUE, DE FATO, É DO TEU AGRADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, orça de todos os santos que, pelo martírio da cruz, chamastes à verdadeira vida são Paulo Miki e seus companheiros, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte firmes na fé que professamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 06 de fevereiro de 2024 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória  

– Liturgia da Palavra 

Jesus corrige uma prática religiosa meramente exterior, que, por isso, não agrada a Deus. A Palavra nos convida a fazer de nossos atos expressão da vontade do Senhor, o qual não pode ser enquadrado pelos limitados esquemas humanos .

 

 

1ª Leitura (1Rs 8,22-23.27-30) Disseste: 'Aqui estará o meu nome! Ouve as súplicas de teu povo Israel.   Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(83

 

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

1. Minha alma desfalece de saudades / e anseia pelos átrios do Senhor! / Meu coração e minha carne rejubilam / e exultam de alegria no Deus vivo! – R..

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

2. Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † e a andorinha ali prepara o seu ninho, / para nele seus filhotes colocar: / vossos altares, ó Senhor Deus do universo! / Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor! – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3. Felizes os que habitam vossa casa; / para sempre haverão de vos louvar! / Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, / vede a face do eleito, vosso ungido! – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

4. Na verdade, um só dia em vosso templo / vale mais do que milhares fora dele! / Prefiro estar no limiar de vossa casa / a hospedar-me na mansão dos pecadores! – R.

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

 

 

 

– 06 de fevereiro de 2024 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória   

 – Evangelho do dia 

 

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.  (Mc 7,1-13)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Inclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

06/02/24          5ª TERÇA-FEIRA TC – B

 

Marcos 7,5-7: “Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: - Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos? Jesus respondeu: - Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

 

Jesus, a religião do seu povo impunha tantas leis e regras, como os ritos de purificação, que facilmente as pessoas as transgrediam.

No entanto, o senhor nos garante que para Deus interessa o que nos vai no coração, ou seja, nossas intenções e nossa consciência.

E nos lembra que Deus nos deu apenas 10 mandamentos para observarmos com fidelidade.

Tudo o resto faz parte dos ‘preceitos humanos’, que são secundários, e só devem ser obedecidos se favorecem a vida e o amor a Deus e ao próximo.

Caso contrário, não passam de conveniências e de regras higiênicas, e de modo algum constituem pecados diante de Deus.

Para o senhor, o que importava era que o coração estivesse voltado para Deus, e permanecesse em união com Ele.

De fato, toda lei humana é relativa e somente é válida se cumpre a finalidade para a qual foi elaborada.

Não existe ‘lei pela lei’, porque então a lei pode tornar-se uma imposição inútil ou até injusta, principalmente quando serve apenas para dominar os mais fracos e explorá-los, em favor dos poderosos.

Foi devido a essa mentalidade legalista que o senhor e muitos dos seus seguidores acabaram condenados à morte.

Jesus, quando o senhor disse que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”, deixou bem claro que todas as leis e regras, que não estão à serviço da vida e da dignidade do ser humano, não têm valor diante de Deus.

 Dê-nos o dom do discernimento, para que saibamos assumir aquelas leis que nos fazem cumprir com fidelidade os seus mandamentos, e que evitemos ao máximo criar ou impor outras regras sobre os demais, para que vivamos todos na liberdade dos filhos de Deus.   

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, ensine-nos a viver sempre na presença de Deus e fiéis à nossa consciência, para que nossos corações se tornem semelhantes ao coração do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Fariseus e doutores da Lei zelavam pelos detalhes da prática religiosa. Mais do que fazer as coisas para agradar a Deus, esses senhores se fixavam na mera observância de preceitos tradicionais. Segundo eles, ficava impuro quem não passava pelo ritual de lavamento de mãos, braços, copos e louças em geral. Escondiam-se atrás desses ritos exteriores e deixavam de praticar coisas mais importantes, como cuidar dos pais. Às vezes, para causar boa impressão na sociedade, eram capazes até de distorcer os Mandamentos de Deus. Ora, Jesus quer corrigir esse comportamento. Todo ritual, de fato, se não for acompanhado de reta intenção, transforma-se em movimento inútil. Ou, então, torna-se atitude maligna, abominável aos olhos de Deus. Ninguém agrada ao Senhor Deus se não for misericordioso com o próximo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,1-13 - Coerência de vida

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No Evangelho de hoje Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial é o amor que salva e cuida da Vida. Depois vem as leis secundárias que são para nos proteger de doenças, perigos, violência, etc.

 

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Por que Jesus questiona os fariseus e escribas? O que Jesus coloca como prioridade na conduta de seus discípulos? Qual a mensagem central deste episódio?

 

Hoje há uma controvérsia de Jesus com os fariseus e escribas. No centro do texto encontra-se a oposição entre os lábios e o coração; tradição e profecia; entre dizer e aderir. Jesus ensina a não confundir mandamento de Deus com preceito humano, e não identificar a vontade de Deus com as nossas tradições.

 

Ele nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e a verificar a coerência entre o que falamos e o que fazemos. Recordemos as palavras do Papa Francisco: “Cada um de nós deve aprender a discernir aquilo que pode contaminar o seu coração, formando em si mesmo uma consciência reta e sensível, capaz de discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito.

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?

Antes de julgar alguém por seus costumes e tradições, analisemos se sua conduta fere a vida em suas diferentes formas, especialmente a vida humana. Devemos ter presente que, se a Vida é respeitada, as leis sociais podem e devem se adequar a cultura dos diferentes povos.

Esta passagem o/a compromete? De que forma? O que ela me pede?

3.Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?

Faça sua oração pessoal…,

Ore pelos que legislam, pelos que têm o dever de julgar os que infringem a lei, pelos jornalistas, escritores, pelos formadores de opinião, etc

 

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário