sexta-feira, 26 de abril de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. – (Jo 14,1-6) ■

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 26 de ABRIL de 2024 (sexta-feira) 116º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SÁBIO SE ENVERGONHA DOS SEUS DEFEITOS, MAS NÃO DE CORRIGI-LOS.

(Confúcio)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

DIA DO JUIZ DA JUSTIÇA DO TRABALHO

DIA Mundial da Boa Ação

DIA DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

DIA DO ENGRAXATE

DIA DO GOLEIRO

DIA de Abraçar Um Australiano

DIA da Escala Richter

DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIA em Memória dos Mortos em Acidentes Nucleares

DIA INTERNACIONAL em VÍTIMAS DE ACIDENTES E CATÁSTROFES CAUSADAS PELA RADIAÇÃO (da Lembrança do Desastre Nuclear de Chernobyl na Ucrânia em 1986)

DIA InternaCIONAL das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação

DIA da Fundação da Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

DIA da Fundação do AliExpress na China

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monteiro Lobato (São Paulo) Abdon Batista - Celso Ramos – Forquilhinha – Iraceminha – Itapoá - José Boiteux - Serra Alta - Timbó Grande – Tunápolis - Vitor Meireles (Santa Catarina) Barra do Ouro (Tocantins) Boa Esperança do Iguaçu - Cruzeiro do Iguaçu (Paraná) Cachoeira do Sul - São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO CHIQUINI (Garça /SP) ARNALDO SERGIO BINI (Lions Clube de Pirajuí  /SP) MARIA DE LOURDES C. POSSETTI (Lions Clube de Tupã /SP) ROSEMEIRE ROMERO CANAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)RUBENS MESADRI (PC-DLC2-Lions Clube de Votorantim /SP)FLAVIO DE OLIVEIRA MARRA (Garça /SP) JAIME MATSUMOTO FILHO (ACINON-Garça/SP) RENATA DO NASCIMENTO PAIVA (Garça /SP)LUIZ CARLOS RIBEIRO (Cabrália Paulista /SP) LEANDRO DE OLIVEIRA DA SILVA (Garça /SP) MIGUEL SEMAANELHAGE NETO (Garça/SP) EDUARDO OLIVEIRA SANTOS (Garça/SP) MARCO CHIQUINI (Garça /SP) JOSE OLIVEIRA (Garça/SP) WAGNER LUIZ FERREIRA (Garça /SP) Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOS (Capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP) FREI SUENTON COSTA DE OLIVEIRA (Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEUSA COSTA POLICINANI DA SILVA e CRISTIANO POLICINANI DA SILVA ó2002ó22 ANOS  (Garça/SP) NARA LÍGIA SERVILHA UEMA e HILTON UEMA ó2009ó15 ANOS  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) CAROL PUGA FOGANHOLI e PAULO FOGANHOLIó2003ó21 ANOS  (São Sebastião Do Paraíso /MG)  

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA Senhora do Bom Conselho

NOSSA Senhora da Esperança

SANTO ANACLETO

SANTO Anastácio do Sinai

SÃO Giovanni Battista Piamarta

SÃO Pascásio Radberto

SÃO Pedro de Rates

SÃO EXUPERÂNCIA

SÃO ESTEVÃO DE PERM

SÃO BASILEU

SÃO CLETO

SÃO GUILHERME EREMITA

SÃO PEREGRINO EREMITA

SÃO PRIMITIVO

SÃO RAFAEL ARNAIZ BARÓN

SÃO RICÁRIO

Beato Domingos Presbítero

Beato Estanislau Kubista

Beato Gregório Presbítero

Beato Júlio Junyer Padern

Beato Ladislau Goral

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Sou eu o Caminho, a Verdade e a Vida Jo 14,1-6 - Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

Deus cuida de nós, nos valoriza e jamais nos abandona. Jesus se revela como o único caminho de verdade e de vida

 

Vós nos redimistes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações, e fizestes de nós um reino e sacerdote para nosso Deus, aleluia (Ap 5,9s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A promessa se cumpriu! Jesus ressuscitou dos mortos e é o Caminho para que a humanidade chegue até Deus, a Verdade que liberta da ilusão do pecado e a Vida que não tem fim. Em Cristo temos a certeza de encontrarmos morada na casa do Pai e consolação durante nossa peregrinação rumo aos céus.

 

– Oração 

 

“PAI, MEU CORAÇÃO ANSEIA POR ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, EM TUA CASA, LUGAR QUE JESUS PREPAROU PARA MIM. QUE EU PERSEVERE SEMPRE NO CAMINHO QUE ME LEVA A TI.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, autor da nossa liberdade e da nossa salvação, ouvi os que vos suplicam e concedei os que redimidos pela efusão do sangue do vosso Filho viver por vós e alegrar-se com a vossa constante proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 26 de abril de 2024 sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (At 13,26-33) A promessa que Deus fez ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 2

 

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

1. “Fui eu mesmo que escolhi este meu rei / e, em Sião, meu monte santo, o consagrei!” / O decreto do Senhor promulgarei,  foi assim que me falou o Senhor Deus: / “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!” – R.

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

2. Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei  por tua herança os povos todos e as nações, / e há de ser a terra inteira o teu domínio. / Com cetro férreo haverás de dominá-los / e quebrá-los como um vaso de argila! – R.

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

3. E agora, poderosos, entendei; / soberanos, aprendei esta lição: / com temor servi a Deus, rendei-lhe glória / e prestai-lhe homenagem com respeito! – R.

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

 

 

 

– 26 de abril de 2024 sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.  (Jo 14,1-6)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

26/04/24 4ª SEXTA-FEIRA DA PÁSCOA – B

 

João 14,1-2.5-6: Disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós... Tomé disse a Jesus: - Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus respondeu: - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

 

Jesus, o senhor percebeu como os corações de seus discípulos ficaram perturbados diante da tragédia do seu sofrimento e morte, e voltariam a ter esse sentimento de perda e de desamparo, também na hora em que deveria voltar ao Pai.

Haviam se dispersado, cheios de medo, durante a sua paixão e morte, voltaram a sentir alegria e esperança com a sua Ressurreição, mas poderiam novamente ficar perdidos e dispersos após a sua Ascensão.

O senhor procurou então alargar a fé e a confiança deles para além, não somente da sua morte e ressurreição, mas da própria morte de cada um deles.

A insegurança e a pergunta de São Tomé servem para nós de esperança diante do mistério da morte: saber que na casa do seu Pai e nosso Pai há muitas moradas, que o senhor foi nos preparar um lugar.

Senhor, nós cremos que o senhor é o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, o verdadeiro caminho para uma vida humana e fraterna aqui na terra e para a vida eterna no céu.

Em nossos dias, não nos deixe ficar perturbados diante do que acontece de negativo em nosso mundo, e faça com que suas palavras iluminem o caminho da nossa existência, nos conduzam em direção à verdade e nos comuniquem a sua vida de Ressuscitado.

 

Nossa Senhora, Mãe da nossa esperança, venha caminhar sempre conosco pelas estradas da vida, ajude-nos a permanecer no caminho verdadeiro da vida, que seu Filho nos ensinou, e acompanhe-nos desde já até a nossa morada eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A certeza da iminente morte de Jesus deixa os apóstolos desconsolados e inseguros. Jesus os conforta. Garante-lhes que sua morte não é o fim de tudo. Não há razão para tristeza. Ele jamais abandona seus discípulos. Está voltando ao Pai, é verdade, mas continua presente na vida e na missão de seus seguidores. Mais: vai reservar um ambiente glorioso para os que permanecem fiéis ao seu projeto de amor e vida para todos. Essa foi a missão de Jesus; será também essa a tarefa para seus discípulos e discípulas. E não lhes faltará a constante ajuda do Mestre e Senhor: “O que vocês pedirem em meu nome, eu vou fazer, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14,13). A exigência de Jesus é que sejam fiéis a ele, único caminho que conduz ao Pai: “Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 14,1-6 - Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Cristo se dirige a nós hoje com palavras de entusiasmo e afeição. Essas palavras seriam suficientes para caminharmos na estrada de Jesus confiantes e jubilosos: “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar–vos um lugar.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Ouvindo Jesus que nos fala hoje, nosso coração se encherá de alegria ao perceber o quanto Deus cuida de nós, nos valoriza e jamais nos abandona. Jesus se revela como o único caminho de verdade e de vida.

 

Toda perda, todo laço afetivo dói ao romper-se. Despedir-se de quem a gente ama exige maturidade emocional e espiritual. O sentimento de dor e saudade é um ato magnânimo de amor para com quem nos deixa neste mundo. Com os discípulos de Jesus não foi diferente.

 

Quando Jesus diz para não se perturbar, não deixar o coração agitado, porque ele vai nos preparar um lugar na casa do Pai, ele está nos assegurando que há outras formas, indestrutíveis, de permanecermos no seu amor. Assim, ele nos convida a crer nele – caminho, verdade e vida – e nos abriga em seu coração, que é o mesmo coração amoroso do Pai. Que promessa confortadora: “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim

 

2. Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo/a.

O Evangelho gera alegria em mim? Como testemunho essa realidade?

Para você, o que significa na casa do Pai há muitas moradas?

Avalie como Jesus Cristo é seu caminho de verdade e de vida.

3.Oração (Vida)

Procure Jesus, converse com ele. Faça-lhe suas perguntas existenciais, fale com ele sobre suas dúvidas e questionamentos. Reze pedindo luz e sabedoria para viver na alegria do Evangelho, e como nos ensina o papa Francisco: que ninguém lhe roube esta alegria.

 

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Qual atitude sua deve mudar ou melhorar para viver a alegria do Evangelho?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário