sábado, 27 de abril de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Quem me viu, viu o Pai. – (Jo 14,7-14)

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 27 de ABRIL de 2024 (sábado) 117º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FAÇA O QUE PUDER, COM O QUE TIVER, ONDE ESTIVER.

(Theodore Roosvelt)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

DIA NACIONAL DO TEATRO DE BONECOS

DIA MUNDIAL DA ANTA

DIA INTERNACIONAL DO CRÉDITO EDUCATIVO

DIA DO SACERDOTE

DIA do Desbravador

DIA do Design Gráfico

DIA da Gráfica

DIA do Emigrante

DIA do Engraxate

DIA do Rei e da Rainha Holandeses

DIA das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação

DIA da CopeirO

DIA do Kung-Fu

DIA da Liberdade Sul-Africana

DIA da Fundação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG

DIA da Fundação do Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em São Paulo-SP

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Bom Sucesso de Itararé (São Paulo) AraporãDivisópolisIpabaJaíbaLagoa Grande - Leopoldina - Pedras de Maria da Cruz - Riachinho Santa Bárbara do Leste - Urucuia (Minas Gerais) Caldeirão Grande - Sapeaçu - Utinga (Bahia) Altamira do Paraná (Paraná) Esperantinópolis - Pedreiras (Maranhão) Serra Branca (Paraíba) Varre-Sai (Rio de Janeiro)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NARA LÍGIA  SEVILHA  UEMA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) MARTHA HERNANDEZ RAMON (Lions Clube de Veracruz /México)  JOSÉ ABRÃO BASSO (Garça /SP) JOAO  DE  MORAES JUNIOR (Agudos /SP) VALMIR APARECIDO VANDERLEI (Lins /SP) JAIME NUNES PEREIRA (Auto Posto Santo Inácio-Lupércio /SP) VIVIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO (Garça /SP) CLÉRIA MASSACO BABA DOS SANTOS (Garça /SP) RAFAEL LUIS DA SILVA (Garça /SP) MARIA EUGENIA STIPP GUIMARÃES (Garça /SP) ELIANE CALARGA DIAS (Bauru /SP) TONHO ALVES (Garça /SP) VANI LOPES COSTA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RONISE APARECIDA GUALHARDO DE VITO e MIGUEL ÂNGELO DE VITOó1991ó33 ANOS (EQ 09 ENS de AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ZITA de Lucca

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO Simeão de Jerusalém

SÃO JOÃO HEGÚMENO

–■ SÃO LIBERAL

–■ SÃO LOURENÇO NGUYEN VAN HUONG

–■ SÃO MAGÃO

–■ SÃO PEDRO ERMENGOL

SÃO POLIÃO

–■ SÃO TEODORO ABADE

–■ SÃO TERTULIANO

BEM AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Beata Catarina

Beata Maria Antónia Bandrés y Elósegui

Beata Catarina

  Beato Nicolau Roland

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei Jo 14,7-14 - "Quem me vê, vê o Pai"

Acreditar em Jesus, na sua palavra, é o primeiro passo para que vejamos o Pai e crer nas obras do amor de Jesus, que são as obras do Pai

 

Povo adquirido por Deus, anunciai os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa, aleluia (1Pd 2,9).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

No rosto de Jesus, contemplamos a face humana de Deus, que se revela em sua ação salvadora. Caminhando “cheios de alegria e do Espírito Santo”, sigamos confiantes o Senhor ressuscitado, sem temer os que se levantam contra seu projeto de amor, e em seu nome celebremos com alegria esta grande ação de graças ao Pai.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU SAIBA RECONHECER-TE NA PESSOA DE JESUS, EXPRESSÃO CONSUMADA DE TEU AMOR MISERICORDIOSO POR TODOS OS QUE DESEJAM ESTAR PERTO DE TI.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus de bondade, pela solenidade pascal dais ao mundo remédios celestiais; sede indulgente com vossa Igreja, para que a celebração nesta terra nos seja proveitosa para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de abril de 2024 sábado da 4ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (At 13,44-52) Vamos dirigir-nos aos pagãos. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'”. 48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Desse modo, a Palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

 

 

– 27 de abril de 2024 sábado da 4ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Quem me viu, viu o Pai.  (Jo 14,7-14)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Se guardais minha Palavra, diz Jesus, / realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai; 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

27/04/24 4º SÁBADO DA PÁSCOA - B

 

João 14,7-9.11-12: “Disse Jesus a seus discípulos: - Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai... Disse Felipe: - Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta! Jesus respondeu: - Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai... Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores que estas”.

 

Jesus, a sua união de amor e de vida com o Pai era tão profunda, que ambos sentiam que um estava no outro.

Assim, a sua consciência de ser Deus com o Pai nascia desse amor unitivo, pelo qual um não existia nem agia sem o outro.

Todas as obras que o senhor fazia como homem, eram realizadas também pelo Pai.

Eis o mistério da identidade divina, que nós só podemos vislumbrar através da experiência de um amor imenso e infinito, capaz de unir realmente três pessoas em um só Deus Amor.

Nós cremos nesse mistério do amor divino, e desejamos que a nossa fé no senhor nos leve a participar dessa união trinitária, que nos fará realizar as mesmas obras que o senhor realizou.

Eis o pedido que lhe fazemos, na confiança de que tudo o que lhe pedimos, ecoa igualmente no coração do Pai e do Espírito santo.

Que o seu Espírito aumente a sabedoria da nossa fé, para que nos encantemos com o Deus uno e trino, e dele aprendamos a viver por amor e a construir unidade, jamais divisão.

Senhor, ainda que nossa inteligência não seja capaz de explicar esse mistério, que nosso compromisso com o amor e a vida nos faça participar, desde já, dessa realidade do nosso Deus, e possamos realizar as boas obras, como o senhor realizou.

 

Maria, Mãe santíssima, que já vive na glória e no amor imenso da Trindade santa, faça-nos crescer espiritualmente, para que a nossa fé se transforme em amor, e o nosso amor seja cheio da esperança de participar um dia da maravilha eterna da vida e da comunhão com a Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

É comovente a maneira familiar com que Jesus fala do Pai. Ele insiste em sua total identificação com o Pai: “Quem me vê, está vendo o Pai”. Jesus é a imagem visível do Deus invisível. Ele é o revelador pessoal do Pai. Quem entra em comunhão com Jesus, entra em comunhão com o Pai. As obras que Jesus realiza são as obras do Pai. Ora, as obras de Deus estão voltadas para o bem do ser humano. O Pai é doador da vida; o Filho também é doador da vida e, como extremo ato de amor, entrega sua vida morrendo na cruz. Os discípulos de Jesus são os continuadores de sua obra. Jesus deixa-lhes o campo aberto para obras semelhantes e ainda maiores que as suas: “Quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores do que estas”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 14,7-14 - "Quem me vê, vê o Pai"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolher a comunicação do próprio Deus, que fala conosco pela sua Palavra.

 

Peçamos a graça de compreender a Palavra que vamos meditar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Diante do apelo de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai”, Jesus volta a confirmar para os discípulos que o Pai e Ele são um. É pela ação do Espírito Santo que os discípulos vão assimilando a revelação que Jesus vai, pedagogicamente, fazendo sobre sua identidade divina.

 

Filipe faz um pedido com toda sinceridade: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Jesus parece ficar desapontado, pois os discípulos ainda não reconhecem nele os traços do Pai, seu rosto misericordioso, sua paixão pelo ser humano. Pede, então, que acreditemos no que ele diz, vendo as suas obras, e acrescenta que, quem crê nele, fará as obras que ele faz e fará obras ainda maiores. Jesus anuncia a sua volta ao Pai e que o Filho atenderá tudo o que pedirmos em seu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Acreditar em Jesus, na sua palavra, é o primeiro passo para que vejamos o Pai. Mas não basta crer na palavra, é preciso uma experiência viva das obras do amor de Jesus, que são as obras do Pai

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Entre em seu santuário interior e responda para você mesmo/a:

Creio de fato que Jesus é Deus?

Ponho na prática do dia a dia seus ensinamentos?

Anuncio com fé e entusiasmo a certeza de sua ressurreição?

Creio na sua presença no coração de meus irmãos/ãs?

Por onde eu passo deixo o bem como fez Jesus?

3.Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Abra-se ao convite de Jesus para caminhar à luz de sua Palavra. Contemple o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faça sua confissão de fé em Cristo o Filho de Deus vivo.

 

Bênção

 

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário