sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Dois cegos, crendo em Jesus, são curados. – (Mt 9,27-31)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 06 DE DEZEMBRO de 2024 (sexta-feira) 341º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É NECESSÁRIO QUE AS COISAS ACABEM, PARA QUE COISAS NOVAS ACONTEÇAM.

(Eckhart Tolle)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DIA DO MADEIREIRO

DIA DO Neuropsicopedagogo

DIA NACIONAL DO EXTENSIONISTA E Extensão RURAL

DIA de Calçar Seus Próprios Sapatos

DIA da Luva

DIA do Papai Noel

DIA dA Constituição Espanhola

DIA da Fundação dO Jardim Zoológico de Brasília-DF  

DIA da Fundação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA

DIA da Independência da Finlândia

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Buriti (Maranhão) Itaqui (Rio Grande do Sul) Rio Tinto (Paraíba) Laurentino  (Santa Catarina) Messias (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dra. VANESSA ISHISATO MERCADANTE (Medica Radioterapeuta – Cascavel /PR)Fábio Peroni (Lions Clube de Garça /SP) ROSANA CRISTINA PACANARO DE CARVALHO (Lions Clube de Dracena /SP) IDÉRSIO SANCHES (Lions Clube de Herculândia /SP) VERA LÚCIA SILVA (EMCA-Garça /SP)  VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Marilia /SP) Karina De Oliveira Rocha (São Paulo /SP) EDILSON BATISTA (Ferro Forte-Garça /SP) WALTER DONIZETE LOPES DOS REIS (Garça /SP) JOÃO FRANCISCO GALHARDO (Embaplás-Garça / SP) IVANILSON FRABETTI  (Garça /SP) MARIO SERGIO PEREIRA DA  SILVA (Tupã /SP) IZAIAS TENORIO CAVALCANTI  (Garça /SP) WiLSoN CaBRINI (Garça /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. ADEMIR GONÇALVESó1997 EM GARÇAó27 ANOSó(Congregação do Santíssimo Redentor - São Paulo /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO NICOLAU de Mira

Nicolau (Turquia, séc. IV), bispo de Mira, é bastante venerado na Rússia e em todo o Oriente, Associadas ao seu nome, florescem muitas tradições populares e iniciativas de caridade, particularmente aquelas ligadas ao Natal.

SÃO José Nguyen Duy Khang

SÃO Majórico

SÃO Pedro Pascásio

Santa Asela

Santa Dionísia

Santo Obício

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

A cura dos dois cegos   Mt 9,27-31 - Olhos iluminados pela luz de Jesus

 O Senhor descerá com esplendor para visitar o seu povo na paz e comunicar-lhe a vida eterna.

 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdade. Desde sempre conheci vossa palavra porque existis eternamente (Sl 118,151s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A liturgia nos faz entrever dias de importantes transformações: serão vencidos os prepotentes, os injustos e toda sorte de opressores. Esse ideal encontra cumprimento em Jesus, que restituiu a dois cegos a capacidade de enxergar. Enxergar a realidade, para transformá-la, é tarefa também nossa. O Senhor nos dê olhos para ver e vontade para agir.

 

– Oração 

 

“PAI, CURA-ME DA CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER A PRESENÇA DE TUA SALVAÇÃO NA MINHA VIDA, REALIZADA PELA AÇÃO MISERICORDIOSA DE TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção  afaste os perigos a que nossos pecados nos expõe, e a vossa salvação nos liberte. Vós que sois Deus e viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 06 de dezembro de 2024sexta-feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 29,17-24) Naquele dia, os olhos dos cegos verão. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá de envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 27(26)

 

O Senhor é minha luz e salvação.

1. O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei? – R.

O Senhor é minha luz e salvação.

2. Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, / e é só isto que eu desejo: / habitar no santuário do Senhor / por toda a minha vida; / saborear a suavidade do Senhor / e contemplá-lo no seu templo. – R.

O Senhor é minha luz e salvação.

3. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. / Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor! – R.

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

 

– 06 de dezembro de 2024sexta-feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.   (Mt 9,27-31)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade, / e ele há de iluminar os olhos dos seus servos! – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

06/12/24

1ª SEXTA-FEIRA DO ADVENTO – JUS

 

Mateus 9,27-30: “Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: - Tem piedade de nós, filho de Davi! Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: - Vós acreditais que eu posso fazer isso? Eles responderam: - Sim, Senhor. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: - Faça-se conforme a vossa fé. E os olhos deles se abriram”

 

Jesus, a cura dos dois cegos nos revela o tipo de fé que precisamos ter no senhor.

Em primeiro lugar, a fé na revelação divina vem de Deus, como uma luz do Espírito Santo, mas ela vem também do ser humano, que procura ansiosamente um encontro com o senhor.

É significativo que o encontro do senhor com os cegos aconteceu dentro da casa, onde estava reunida a comunidade. Assim, aprendemos que a sua Igreja, ou seja, a comunidade reunida é o ponto de encontro de fé com o senhor, capaz de aumentar sempre mais a nossa fé.

O senhor andava por todos os caminhos, estava presente em tantos lugares anunciando o Reino de Deus, mas nos deixou os sacramentos, como pontos certos de encontro pessoal e comunitário com o senhor ressuscitado.

É dentro da Igreja que nossos olhos se abrem, que a súplica se torna solidária e a luz do Espírito Santo ilumina a nossa fé.

Nós cremos que a comunidade reunida é um sacramento vivo da sua presença como ressuscitado.

É ali que os irmãos e irmãs unem sua fé como uma só lâmpada acesa, para que possamos entrever a sua presença viva na Palavra proclamada e nos sacramentos celebrados.

Sem a fé, tudo não passaria de uma reunião social e de uma encenação ritual.

Com a fé, tudo adquire uma transcendência ou luminosidade que supera até os cantos mais escuros da casa, perdoando nossas falhas e pecados.

Por isso, quando vamos ao encontro do senhor, nossas primeiras palavras deveriam ser as mesmas dos cegos: “Senhor, nós cremos que o senhor pode abrir nossos olhos, e nos fazer enxergar e crer”.

Senhor, ainda que não sofremos de cegueira física, ainda nos sentimos profundamente cegos muitas vezes em nossas ideias, sentimentos e reações, porque somos superficiais na compreensão do próximo, e facilmente fazemos juízos distorcidos daquilo que vemos e ouvimos.

Que o seu Espírito ilumine os pontos cegos da nossa vida e nos faça caminhar sempre sob a luz do seu imenso amor.

 

Maria santíssima, senhora da luz, assim como viveu na casa de Nazaré, ponto de encontro da sua família e da Trindade santa, faça com que participemos com fidelidade da nossa Igreja, ponto de encontro sacramental com seu Filho, luz do mundo e esplendor da nossa fé cristã. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A cura dos dois cegos é fruto da fé que eles têm no poder de Jesus, o “Filho de Davi”, e da insistente súplica a Jesus, a quem “seguiram gritando”. Os dois cegos expressam seu profundo desejo de enxergar. Querem ser reintegrados na sociedade. Valorizando-lhes a fé sincera, Jesus lhes restitui a visão. Motivo bastante para os recém-curados saírem anunciando, por toda parte, a bondade de Deus. Libertados da cegueira, terão novo modo de vida. Se Jesus pede que “ninguém fique sabendo”, é porque eles precisavam de melhor formação antes do anúncio correto a respeito do Messias. Além disso, Jesus quer preservar sua própria vida, não despertando tão cedo a inveja e a ira dos adversários do Reino. Afinal, Jesus tem ainda um longo caminho a percorrer fazendo o bem.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Mt 9,27-31 - Olhos iluminados pela luz de Jesus

Oração Inicial

 

Reserve um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-se sobre a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido/a. Entre em oração, invocando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo deste Advento, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto, revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

 

1. Leitura (verdade)

Abramos os ouvidos do coração para orar com este Evangelho. A cura dos dois cegos evidencia o poder de Jesus, que veio para sanar os males que atingem a humanidade. Males espirituais, psíquicos e físicos. Observe a invocação que os dois fazem a Jesus. Observe o diálogo deles com Jesus. O que acontece depois deste diálogo? E por que acontece?

Mateus insere aqui esta narrativa em preparação à ação apostólica que dará aos seus discípulos. Os cegos dirigem-se a Jesus como “filho de Davi” e pedem compaixão. Dar vista aos cegos era um dos sinais profetizados como realização do Messias esperado.

E quem é esse que vai chegar no Natal e virá no fim dos tempos? É o rebento esperado da família de Davi. Dois cegos nos ajudam a vê-lo e reconhecê-lo. Jesus colabora, toca nos olhos dos dois, mas dá a eles a responsabilidade do que vai ou não acontecer. Neste relato, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá conforme a nossa fé. Fé, portanto, é o elemento central que o Evangelho nos convida a viver.

 

2. Meditação (caminho)

Também nós fomos curados de nossa antiga cegueira, também fomos purificados das manchas do pecado quando, por ocasião do batismo, a água e o Espírito nos lavaram de nossas culpas e renascemos para a vida verdadeira.
Como tenho vivido, a cada dia, meu batismo?
Que testemunho dou de Jesus e de seu Evangelho no ambiente em que me movo?
Qual é a intensidade de minha fé quando me aproximo de Jesus com a minha súplica?
Oro com fé no poder de Jesus ou apenas pronuncio palavras em minhas preces?

 

3. Oração (vida)

Oração para pedir a graça da fé:
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade.

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte.

Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4. Contemplação

Quer que sua vida proclame a Boa-Nova de Jesus!? Esse é um empenho para a vida de discípulo que já experimentou o amor do Senhor. Tome, portanto, a decisão de mudar alguma atitude que esteja obscurecendo a sua fé em Jesus Cristo, alguma mudança para tornar sempre mais forte seu testemunho cristão.

 

BENÇÃO

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário