sábado, 7 de dezembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas. – (Mt 9,35-10,1.6-8)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO de 2024 (sábado) 342º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Assim que você confiar em si mesmo aprenderá a viver.

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia NACIONAL DA SIVICULTURA

Dia do Cirurgião Plástico

Dia da Infâmia

Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)

Dia do Algodão Doce

Dia da Memória de Pearl Harbor

Dia da Solidariedade Com o Timor-Leste

Dia da Fundação dA Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA)

Dia da Fundação dA Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

Dia da Fundação dA Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Dia da Fundação dA Lei Orgânica da Assistência Social

Dia da Fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Brasília-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Birigui - Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PAULA MIRALLA GUIMARÃES  (Garça /SP) Lázaro  de Assunção (Lions Clube Ilha Solteira /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (PDG-LC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP) RUSIA SILVA  (Lions Clube Santo André Centro /SP) JULIANA LUCIENE PAVAN (Ibitinga /SP)Alweid Bosquê Saker (GARÇA /SP)  Francisco (CHICÃO) Ferreira (GARÇA /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó33 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó34 ANOSó(Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó33 ANOSó(Equipe Nossa Senhora Setor de Marilia /SP) MARIA LUCIA CHACON LOZANO e JOSE LOURENÇO LOZANOó (Lions Clube de Duartina /SP)SONIA MARIA TAIETTI  FERREIRA e ALMIR  SAVIO  FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) ROSE ROSANGELA RODELA e GUSTAVO RODELAó2007ó17 ANOSó(GARÇA /SP) MARIA SILVIA BARALDI DAHROUJ e ROBERTO MANCUSO ó2014ó10 ANOSó( BAURU /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE RJ RECREIO DOS BANDEIRANTESó1987ó37 ANOS (Distrito LC 1)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTO AMBRÓSIO

Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.

SANTO Atenodoro

SANTo Urbano de Teano

SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

SANTA Fara

São Carlos Garnier

São Sabino de Spoleto

São João Silencioso

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.   Mt 9,35-10,1.6-8 - Vocação: convocados não para algo, mas para estar com Alguém! E serem "divulgadores do céu"

 Jesus nos ensina a ajudar os outros com amor e humildade, compartilhando o que recebemos de graça, como Ele fez por nós.

 

No meio da Igreja, o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória (Eclo 15,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Senhor zela por seu povo e o atende, de modo generoso, nas mínimas necessidades. “Ele conforta os corações despedaçados.” Assim como Jesus traduziu em obras concretas a vontade do Pai, Santo Ambrósio assumiu, com coragem e total empenho, a causa do Evangelho. Amou a Igreja e a liturgia, foi considerado pai dos pobres e benfeitor dos oprimidos. Celebrando sua memória, renovemos nossa fé e glorifiquemos a Deus, que “é o amparo dos humildes”.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE EU TENHA SEMPRE EM MENTE MINHA MISSÃO DE SER PRESENÇA DO REINO E, ONDE QUER QUE ESTEJA, POSSA EU SER PORTADOR DOS BENS DIVINOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de fortaleza apostólica, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com firmeza e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de dezembro de 2024sábado da 1ª Semana do Advento Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 30,19-21.23-26) O Senhor se comoverá à voz do teu clamor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 146(147A)

 

Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

1. Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, † cantai ao nosso Deus, porque é suave: / ele é digno de louvor, ele o merece! / O Senhor reconstruiu Jerusalém / e os dispersos de Israel juntou de novo. – R.

Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

2. Ele conforta os corações despedaçados, / ele enfaixa suas feridas e as cura; / fixa o número de todas as estrelas / e chama a cada uma por seu nome. – R.

Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

3. É grande e onipotente o nosso Deus, / seu saber não tem medida nem limites. / O Senhor Deus é o amparo dos humildes, / mas dobra até o chão os que são ímpios. – R.

Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

 

 

 

– 07 de dezembro de 2024sábado da 1ª Semana do Advento Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja, Memória

– Evangelho do dia 

 

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.   (Mt 9,35-10,1.6-8)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É o Senhor nosso juiz e nosso rei. / O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

07/12/24

1º SÁBADO DO ADVENTO – JUS:

Santo Ambrósio, bispo de Milão, doutor da Igreja (Itália, séc. 4)

 

Mateus 9,35-37;10,1.6:  “Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: - A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos... E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: - Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!”.

 

Senhor Jesus, sua atitude diante das multidões era sempre de compaixão, porque percebia seu abandono material e espiritual.

Assim, a sua pregação não se baseava em apontar pecados e ameaçar com castigos, mas em anunciar uma Boa Notícia, cheia de esperança, e que já estava se cumprindo com a sua presença.

Sua palavra enchia aquele povo de alegria, e as curas confirmavam que o senhor era de verdade o Cristo enviado pelo Pai.

O Reino anunciado pelo senhor não estava nos templos, mas bem próximo de todos, porque o senhor vivia no meio deles, entrava em seus povoados e cidades, tocava nos doentes, e lhes garantia que, no senhor e pelo senhor, Deus já estava bem perto de todos eles.

Ao mesmo tempo, sentia a limitação de não poder estar em muitos outros lugares ao mesmo tempo.

Convocou então seus discípulos para que o ajudassem, enviando-os para realizar tudo aquilo que o senhor fazia, e dando preferência ao seu próprio povo, antes de se dirigirem aos povos estrangeiros.

Jesus, o senhor praticou uma pedagogia de evangelização que deveríamos seguir até hoje.

Dentro dessa sociedade tão secularizada, e ainda com multidões sedentas de esperança e de saúde para o corpo e para o espírito, é preciso que os membros da sua Igreja estejam sempre em saída missionária.

Não permita que nos limitemos a buscar somente o nosso bem estar espiritual, em comunidades e movimentos fechados em si mesmos.

Assim, como fez com seus discípulos, envie a todos nós pelas ruas de nossas cidades e pelas estradas do mundo, para anunciarmos que o Reino de Deus está próximo, porque nós cremos que, pela sua encarnação, o senhor fez a sua tenda no meio de nós e permanecerá conosco até o final dos séculos.

 

Maria santíssima, Mãe e senhora nossa, discípula missionária perfeita, olhe com carinho para a Igreja do seu Filho, e anime-a para que todos os seus membros caminhem juntos, como peregrinos da esperança, levando ao mundo a sua compaixão, esperança e solidariedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Profeta itinerante, Jesus se empenha profundamente na implantação do Reino de Deus. Não atende só algumas cidades ou povoados: beneficia umas e outros. Ensina e cura as multidões, sobretudo porque constata que “estão angustiadas e abandonadas, como ovelhas que não têm pastor”. Jesus lembra as imagens fortes usadas pelo profeta Ezequiel, ao desmascarar os chefes do povo, maus pastores: “Vocês bebem o leite, vestem a lã, sacrificam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho” (Ez 34,3). Como bom pastor, Deus toma a defesa do povo oprimido: “Vou me colocar contra os pastores. Vou pedir conta a eles sobre o meu rebanho” (Ez 34,10). Palavras que deixam intrigados os líderes do povo em todos os campos: social, religioso, econômico e político.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Mt 9,35-10,1.6-8 - Vocação: convocados não para algo, mas para estar com Alguém! Eserem "divulgadores do céu"

Oração Inicial

 

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.
Peçamos que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra e caminharmos à luz desse convite: “Vinde a mim, vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oração:
“Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso Unigênito para libertar a humanidade da antiga escravidão, concedei, aos que esperam com devoção a sua vinda, alcançar o prêmio da verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

 

1. Leitura (verdade)

A Palavra tem força, liberta do mal e devolve a vida. O Cristo é a Palavra viva e salvadora. Faça atentamente a leitura do Evangelho e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.

O contato de Jesus com as multidões carentes leva a um apelo missionário, seguindo-se à escolha dos doze apóstolos, que são enviados a proclamar e praticar a misericórdia como fruto do amor de Deus com a humanidade. O Papa Francisco nos exorta: “Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia.

Melhores presentes para os seus entes queridos

É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. […] Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”.

 

2. Meditação (caminho)

O que o texto diz para mim?

Dentro de suas possibilidades como você participa na missão de construir o Reino de justiça, misericórdia e bondade?
Você enxerga os necessitados em seu entorno? Quais são seus pensamentos e atitudes a esse respeito?
Você tem rezado pedindo trabalhadores para a Messe do Senhor?
Quando você vê, à sua volta, pessoas desanimadas e sem esperança, o que você diz a elas?
Iluminados por este Evangelho, peçamos humildemente ao Senhor que faça de nós operários competentes e comprometidos com o anúncio da Boa-Nova ( o Evangelho da justiça, da paz e da fraternidade) no mundo de hoje.

 

3. Oração (vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.
Pai, que eu seja consciente de minha tarefa de levar a compaixão do Messias Jesus aos deserdados deste mundo, dando mostras de que o Reino se faz presente entre nós.

 

4. Contemplação

Jesus nos convida à gratuidade: “ De graça recebestes, de graça dai.” Como quero responder a este convite?

 

BENÇÃO

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário